Jogamos

Análise: Adventure Time: Hey Ice King! Why'd You Steal Our Garbage?! (3DS) tem o título do tamanho da diversão proporcionada

Adventure Time: Hey Ice King! Why'd You Steal Our Garbage?! é um título um tanto quanto longo para um jogo de videogame. Mas esse tipo... (por Unknown em 30/01/2014, via Nintendo Blast)

Adventure Time: Hey Ice King! Why'd You Steal Our Garbage?! é um título um tanto quanto longo para um jogo de videogame. Mas esse tipo de título transmite bem o espírito que Adventure Time possui. Não, eu estou longe de ser um fã da franquia, mas é impossível você que acompanha a cultura pop não saber o que é Adventure Time em pleno 2014. A série animada tornou-se um tanto quanto cult, e assim como Pokémon e Saint Seiya, eu vejo mais o público mais velho curtindo os episódios e explorando esse incrível universo. Então se você, assim como eu, não conhece tanto da série animada, mas tem curiosidade sobre o jogo, venha comigo: te garanto que você está no lugar certo.

Da TV para o 3DS

Quando Pendleton Ward divulgou em seu twitter que WayForward seria responsável por uma adaptação das aventuras de Finn e Jake nos portáteis da Nintendo, uma preocupação bem comum que vi assombrando os fãs foi: será que eles conseguem? Esse cenário pode ser visto sempre que alguma de nossas obras favoritas passará por uma adaptação para outra mídia. Pessoalmente, minha experiência com a WayForward remete Shantae (Game Boy Color, 2002) que recentemente esteve no Kickstarter e planeja chegar logo mais no Nintendo 3DS com um novo título. E caso você não saiba, Ducktales: Remastered também é um trabalho deles. Como Shantae era a única referência que tive deles até a época do lançamento do jogo, eu esperava algo pelo menos aceitável, e foi aí que comecei a perceber que eles costumam produzir muitos jogos relacionados com adaptações animadas. Isso passa uma segurança maior.

Visualmente falando, Adventure Time no 3DS conseguiu ficar bem próximo à animação . A qualidade gráfica que parece tão pobre e simples durante a exploração do mundo é uma homenagem (previamente citada na mídia especializada durante a produção) aos títulos mais antigos que construíram o gênero, como The Legend of Zelda II. Ao mesmo tempo, não é algo forçado: é um visual que podemos aceitar normalmente durante um episódio do desenho, como acontece em ocasiões nas quais Finn e Jake misturam a realidade com videogames. Como eu não sou um veterano quando o assunto é Adventure Time, eu não peguei muitas das referências na música, mas o chiptune é um tanto quanto agradável.

Esqueça a realidade

Como disse, eu não sou um espectador veterano de Adventure Time: os poucos episódios a que assisti foram por indicações de amigos. Por exemplo, a história do antagonista do jogo, Ice King, em que eu entendi por qual razão ele virou aquele velho maluco. Mas saber disso não me deu vantagem alguma no jogo (e muito menos se você quiser assistir a alguns episódios soltos da série). A história começa com um sonho de Finn, no qual por causa de uma brincadeira de Jake, acaba por ser alvo da fúria da... Cosmic Owl? É, meu alarme de "coisas estranhas a caminho" começou a apitar aqui. Então, ele acorda e conversa com Jake sobre como ainda está com raiva pelo o que ele fez no sonho, e Jake sugere que ele quebre algumas xícaras para se acalmar. Começaram a perceber "a viagem" que é essa história? Nesse ponto, eu já me senti como assistindo, um episódio da série televisiva: eu não sabia o que esperar a seguir e não fazia ideia de como aquilo iria terminar. Mas uma coisa, sem perceber, eu já tinha certeza: seria uma aventura muito maluca, mas muito divertida.

Explorar regiões da ilha de Ooo, encontrar personagens icônicos da série animada, derrotar monstros e chefes são alguns dos elementos que te prendem por cerca de quatro à seis horas como "um jogo". Digo, Adventure Time: Hey Ice King! Why'd You Steal Our Garbage?! é realmente um jogo. Ele não tenta ser um filme, não tenta ser "o jogo do ano" ou "melhor jogo de 3DS". Ele é uma carinhosa homenagem pra você que é fã da série e ao mesmo tempo consegue fazer o que muitos jogos atualmente não conseguem: ser um jogo (por mais simples que isso possa parecer).

Pela visão de BMO

O jogo é realmente difícil, especialmente nos combates finais. O começo pode ser complicado para quem não está acostumado a jogar aqueles jogos menos lineares - algo que era bem comum antigamente. Quando você começa sua aventura, não há apenas uma direção para seguir, não há uma seta apontado para seu objetivo. Na verdade, você não tem nem mesmo um mapa! Onde encontrá-lo? Você tem que descobrir, explorando os vilarejos e calabouços da primeira região da ilha de Ooo. Percebo que não há ordem certa na qual você precisa realizar alguns eventos, tal como há muitas quests que você pode avançar sem completar. E nesse ponto, pessoas podem apontar como sidequests, mas eu não diria que é exatamente isso. Você precisa completar algumas dessas para conseguir estrelas que são usadas para elevar seus atributos (como um RPG mesmo!). Então, se quer completar o jogo totalmente, aconselho que invista algum tempo buscando por essas estrelas. Especialmente considerando a dificuldade dos combates finais.

Apesar do jogo ser bem "retrô" em seu visual e comandos, ele ensina com maestria como o 3D pode ser usado - o que deveria ser a função principal do 3DS, mas vemos cada vez mais títulos deixando de se importar com isso. As dungeon aleatórias (inimigos que aparecem andando pelo mapa) são uma boa pedida pra quem caçar bom loot, mas é importante quebrar esse ritmo passando em algum vilarejo ou fazendo alguma quest. Como o jogo não é tão linear, é possível que fique apenas em dungeon e mais dungeon, e como a jogabilidade não é um ponto forte do game, ele pode se tornar chato e repetitivo. Mas calma, basta você saber dosar entre momentos de caçada e momentos de descanso e terá uma boa experiência com o jogo.
Adventure Time: Hey Ice King! Why'd You Steal Our Garbage?! foi lançado no fim de 2012 para Nintendo DS e Nintendo 3DS. WayForward nos mostrou mais uma vez como podemos confiar neles quando o assunto é adaptação de séries animadas, e nisso fica a esperança de podermos ver grandes clássicos de nossa infância na mão dessa equipe. Se você é fã da série, esse jogo é recomendado. Se você não conhece a série, mas tem um bom senso de humor e está disposto a se desligar um pouco da realidade, faça bom proveito de sua aventura, garanto que não irá se decepcionar.

Prós

  •  O New Game+ é muito mais difícil que o final da primeira campanha, vale o replay;
  •  Certamente agradará muitos fãs da série animada.

Contras

  •  Infelizmente eles pecaram na preguiçosa dublagem dos personagens;
  •  Não é um jogo para qualquer pessoa: quem não é fã da série ou não está acostumado com jogos difíceis pode não aproveitar a experiência.
Adventure Time: Hey Ice King! - Nintendo 3DS - Nota final: 7.0
Revisão: Catarine Aurora
Capa: Diego Migueis

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. A wayfoward é sinistra em jogos 2d. Tem Batman Brave And Bold de Ds, Thor de Ds, Alien Ressurection de Ds, A boy and his blob de Wii, entre outros. Sempre vale a pena conferir os jogos dela. Mesmo os adaptações de filmes e séries.

    ResponderExcluir
  2. Pô Lucks, roubou minhas palavras! Te amaldiçoo a vagar pela montanha de baunilha em busca do saco mágico de Doritos vazio, fugindo eternamente da tribo de papel machê que não diz "o"!

    De fato, a Wayfoward faz belíssimos jogos 2d cell-shadding. O jogo do Batman, embora fácil é muito bonito e divertido, e minha filha já detou ele horrores de vezes (embora tenhamos vários jogos-então não é por falta de opção).

    E A Boy and his Blob de wii é deles. Um dos melhores jogos do console. Só por isso, já sou fã deles. E procuro por uma cópia de Adventure's Time: Hey Ice King! Why'd you steal our garbage?! Se alguem terminou o jogo e quer vender, me avise.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google