Pokémon Blast

Competitivo 101: Hoje é a vez dos Pokémon tipo água e gelo

Bom dia, boa tarde e boa noite. Semana passada falamos sobre os tipos rock e ground e aprendemos como montar uma equipe . Dando continu... (por Unknown em 21/01/2014, via Nintendo Blast)

Bom dia, boa tarde e boa noite. Semana passada falamos sobre os tipos rock e ground e aprendemos como montar uma equipe. Dando continuidade aos tipos, hoje falaremos sobre outros dois tipos que também são frequentemente confundidos por treinadores inexperientes: water (água) e ice (gelo). Como feito semana passada, antes teremos um papinho sobre outro aspecto do cenário competitivo. Espero que gostem, tomara que esse texto seja de grande ajuda!

Deficiência ofensiva

Com relação aos tipos que vimos semana passada, sabemos que water-type tem vantagem ofensiva contra rock-type e ground-type, mas ice-type tem vantagem ofensiva apenas contra ground-type e encontra dificuldades contra rock-type. Ao escolher um Pokémon e considerar o seu tipo, é comum que pessoas montem movesets com base nessa informação. Bem, ele é fire-type? Então colocarei um golpe fire-type para aproveitar do STAB (same-type attack bonus, um adicional de 50% em dano que o golpe recebe por ser do mesmo tipo que o Pokémon). Ele tem fraqueza para water, rock e ground? Então colocarei um golpe grass-type, pois grass causa dano dobrado em Pokémon water, rock e ground! Pronto, meu Pokémon é perfeito - NÃO. Montar um moveset dessa maneira é horrível. Me digam, o que um Ninetales com Solarbeam e Fire Blast faz contra um Dragonite com Earthquake?

É um erro bem comum entre treinadores inexperientes, escolher os golpes com base nos tipos que batem efetivo contra aquele Pokémon. Essa é uma teoria muito, mas muito errada (vide exemplo do Ninetales x Dragonite). Um Pokémon fire-type pode ter fraqueza contra esses tipos, mas isso não significa que apenas aqueles Pokémon o enfrentarão. É bem comum ver Pokémon de diversos tipos usando Earthquake, Rock Slide ou Surf, mesmo que não se aproveitem do STAB (como o caso do Dragonite). Ao escolher os golpes de seu Pokémon, você pode se aproveitar do STAB, mas colocar golpes com base nos tipos que batem efetivos nele é uma das piores escolhas possíveis. Ninetales tem Fire Blast? Ótimo, em quais tipos esse golpe causa dano reduzido? Rock-type? Dragon-type? Water-type? Há algum golpe que causa dano efetivo nesses três para cobrir a deficiência ofensiva de Fire Blast? Não? Então, tudo bem, vamos de Energy Ball pro rock-type e water-type: ou seja, quando o Fire Blast não for uma boa opção (contra water-type e rock-type), basta usar Energy Ball. Ainda assim, não temos uma solução contra dragon-type. E pior: a combinação dragon/flying (Salamence, Dragonite) recebe dano reduzido desses dois ataques! Um Hidden Power: Ice pode ser uma boa opção? Sim, talvez. Mas como bem sabemos, Hidden Power recebeu uma redução em seu dano em X/Y (60, em vez de 70), e agora vale a pena apenas para vantagens quádruplas (como o caso de Dragonite e Salamence). Por segurança, que tal ter um Nasty Plot no moveset pro dano do Hidden Power? Claro que no lugar do Fire Blast eu recomendaria um Flamethrower ou Heat Wave (já que o Sunny Day cuidará de ampliar o dano), mas isso é questão de gosto. Em uma situação semelhante, temos pessoas colocando Surf e Dark Pulse num Greninja com Protean. Ele troca de tipo antes de usar cada golpe, então, qualquer golpe que ele usar terá STAB. Qualquer golpe.

Se me permitem outro exemplo, Slowbro. Ele é water/psychic, neste caso vejo muitas pessoas colocando Surf e Psychic nele. E agora me expliquem: qual o propósito do Psychic? Ser um bobo alegre por estar se aproveitando do STAB não trará a vitória. Psychic-type é efetivo contra poucos tipos, e nenhum desses é uma ameaça para Slowbro. E lembrem-se: uma batalha Pokémon é uma batalha entre equipes, não entre Pokémon sozinhos. Quando vocês entendem isso, a vitória começa a ser mais frequente. Lembrem que quando seu Pokémon encontra uma adversidade, você pode... trocar! Parece que muitas pessoas não sabem disso, mas vocês realmente podem recuar o seu Pokémon e enviar um que tenha vantagem contra o oponente. Não é sábio deixar um Parasect contra um Charizard e ficar tentando derrotar o inimigo: ele pode perceber sua tolice e ficar subindo Dragon Dance para eliminar todo o seu time depois, inclusive aquele seu water-type que era a esperança contra ele.

Mergulhando no tema

Water-type é, em minha opinião, um dos melhores tipos no jogo. Ele tem apenas duas fraquezas (enquanto alguns tipos chegam a ter cinco): electric-type e grass-type. Seus ataques são efetivos contra Pokémon fire-type, rock-type e ground-type, mas causam dano reduzido em dragon-type, grass-type e water-type. Compensando, eles têm resistência contra ataques do tipo water-type, fire-type, steel-type e ice-type. Nesse cenário, podemos ver que ele tem uma boa vantagem contra fire-type, já que recebe dano reduzido e seus golpes causam dano dobrado neles. Em oposição, temos os grass-type que têm resistência contra water-type e causam dano dobrado com seus ataques bonificados pelo mesmo tipo. Os Pokémon aquáticos têm combinações que podem ser abominadas por alguns treinadores, como flying (Gyarados) e ground (Swampert). Em ambos os casos, esses Pokémon recebem dano quádruplo de suas fraquezas naturais, mas recebem imunidades. No caso de Gyarados, ground; no caso de Swampert, electric (que é a outra fraqueza de water-type!). Nos jogos Ruby/Sapphire, usar uma equipe apenas com Pokémon desse tipo, poderia trazer a vitória mesmo contra equipes diversificadas. Swampert anulava a fraqueza natural contra electric-type, além de poder atingi-los com seu poderoso Earthquake bonificado por ser do mesmo tipo que o Pokémon. Milotic tinha uma boa Special Defense e contava com seu Mirror Coat: antes de Diamond/Pearl, todos os ataques grass-type e electric-type eram baseados em Special Attack, logo, rebatidos pelo Mirror Coat. Problemas maiores poderiam chegar com Kingdra e seu Swift Swim.

Atualmente esse tipo não está no auge como esteve naquela época, mas ainda são muito bons (e como disse, um dos melhores em minha opinião) e é muito comum encontrá-los em batalhas no BattleSpot ou em torneios. O destaque fica com Gyarados e Vaporeon, que lembrando agora de cabeça, são os que costumo ver com mais frequência. Mas Milotic não fica pra trás! Apesar de Greninja aparecer bastante, creio que seja apenas por ser novidade. Esses Pokémon costumam ter seu potencial melhor explorado quando são usados defensivamente, considerando que eles têm o dobro de resistências em relação seu número de fraquezas. Eu diria que "exceto Gyarados", mas até ele pode ser usado defensivamente (conhecido como Bulky Gyarados em fóruns estrangeiros), e não fica pra trás, ainda mais com auxílio de sua ability Intimidate. E se você está começando a explorar esse tipo, aconselho que tente o Jellicent: sua combinação de tipos (Water/Ghost) apenas adiciona mais duas resistências ao seu acervo e duas imunidades.

Chuva de granizo

Apesar de sabermos que gelo é outro estado da água, em Pokémon esses dois tipos são muito diferentes (até mais que rock e ground). Pokémon desse tipo têm resistências contra eles próprios apenas, enquanto recebem dano dobrado de golpes fire, steel, rock e fighting. Poxa, uma resistência e quatro fraquezas? Por motivos assim não tínhamos Pokémon "puros" (apenas desse tipo, sem combinação) até Ruby/Sapphire com a chegada de Glalie. Os ataques desse tipo são efetivos contra os tipos grass, ground, flying e dragon, mas causam dano reduzido em fire, water, ice e steel. Ofensivamente, usar esses golpes não parece uma boa opção, tendo em vista que grass-type é bem incomum em batalhas e flying costuma aparecer apenas em combinação com outro tipo. Aliás, o único Pokémon flying puro é Tornadus. Então, na prática, esses ataques são efetivos contra dois tipos, ground e dragon. E dragon agora, pois em gerações passadas, eles eram bem incomuns por termos poucos.

Assim como rock-type tem seu próprio clima, Sandstorm, ice-type também tem seu clima, Hail. Quando esse clima chegou, em Ruby/Sapphire, minha primeira preocupação foi confirmar se ele concedia o bônus de 50% em Special Defense para os ice-type, como acontece com Sandstorm, mas Hail não tem isso. Rain Dance e Sunny Day não causam dano, mas Sandstorm e Hail sim. A diferença é que Sandstorm não causa dano em três tipos: rock, ground e steel. Já Hail não causa dano apenas em ice-type e não tem o bônus em Special Defense. Devo admitir que fiquei muito decepcionado com Hail. Mas tive de calar minha boca com a chegada de Diamond/Pearl, cujo ice-type ficou muito mais viável, mesmo usando Hail. O que water-type fazia em Ruby/Sapphire ao usar um monotype contra equipes mistas, ice-type conseguia fazer em Diamond/Pearl com o Abomasnow e sua ability, Snow Warning, que ativava Hail permanentemente no campo. Claro que os novos Pokémon, como Glaceon e Weavile, eram parte desse sucesso, mas não podemos esquecer de Wailrein.

Apesar de muitas pessoas usarem Ice Beam em seus Pokémon water-type por medo de grass-type (o que eu já disse ser tolice, mas funciona por causa da deficiência ofensiva contra dragon-type, e claro, o próprio grass-type), golpes desse tipo faziam uma ótima combinação com golpes do tipo electric. Até pouco tempo atrás era possível bater efetivo ou neutro em todos os Pokémon existentes, apenas tendo golpes desses dois tipos. Infelizmente Pokémon como Magnezone surgiram para acabar com nossa alegria.
Não, não teremos um tipo vapor (Steam!) para completar os três estados da água. Apesar de algo "próximo" disso ser possível em um futuro talvez não tão distante, tendo como base o Flying Press, que é "duplo tipo". Semana que vem continuaremos na a linha de "tipos que são confundidos por iniciantes" seguindo por grass e bug. Daqui umas duas semanas devemos dar uma pausa pra respirar e tirar dúvidas, então já mandem suas perguntas, não percam tempo!
Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Diego Migueis

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google