Jogamos

Análise: Dr. Luigi (Wii U) é o melhor remédio contra o tédio

1989 foi um ano bem importante para os videogames. Muito antes do Wii iniciar a sua grande revolução e criar todo um novo mercado para os ... (por Thomas Schulze em 11/01/2014, via Nintendo Blast)

1989 foi um ano bem importante para os videogames. Muito antes do Wii iniciar a sua grande revolução e criar todo um novo mercado para os jogadores casuais, coube ao Game Boy dar uma sacudida no sistema e mudar o mundo para sempre. Quando Tetris foi lançado junto com o primeiro console portátil da Big N, desde a patricinha da escola até os seus avós perceberam que jogar videogames podia ser algo bem divertido e descompromissado, e não necessariamente uma experiência restrita aos garotos dispostos a passar uma tarde trancado no quarto tentando superar a terceira fase de Battletoads.

Percebendo o potencial desse novo mercado que começava a surgir, Gunpei Yokoi, o mesmo gênio responsável pela criação do Game Boy, resolveu aproveitar o sucesso de Tetris para criar o seu próprio puzzle. Assim nasceu Dr. Mario e, desde então, as aventuras do PhD em medicina do Reino do Cogumelo apareceram em quase todos os consoles da Big N. Só que no Wii U as coisas ficaram um pouquinho diferentes. Aproveitando o Ano do Luigi, chegou a hora do nosso amado Mario Verde vestir o jaleco e exterminar os vírus que tanto atrapalham nossas vidas! Digam olá ao Dr. Luigi!


Pílulas para que te quero!

Como acontece em quase todos os jogos dos irmãos Mario, história aqui é o de menos: Luigi de algum modo conseguiu se formar em medicina enquanto vírus alienígenas chegaram à Terra em um disco voador. Pensando bem, de repente o pessoal lá da Nintendo bem que poderia ver um médico de verdade, já que quem escreve uma trama dessas não deve estar batendo muito bem da cuca. Mas quem precisa de roteiro quando o jogo é tão divertido?



A premissa do puzzle não poderia ser mais simples. Tudo começa com um frasco infestado por vírus de três cores diferentes. Como o Dr. Luigi não é tão esperto quanto um médico cubano, ele começa a atirar comprimidos de diferentes cores ao acaso, na esperança de que eles eliminem as doenças. Cabe a você, então, fazer o melhor possível com as cores de cápsulas que ele arremessa, tentando alinhar, horizontal ou verticalmente, quatro elementos da mesma cor em sequência para arrumar o estrago.

Para não se limitar a uma simples reciclagem da fórmula consagrada de Dr. Mario, a Nintendo aproveitou a temática do ano do Luigi para dar uma sacudida nas coisas. Embora ainda seja possível jogar o puzzle em sua fórmula clássica no modo Retro Remedy, a grande atração da vez é o modo Operation L, no qual os comprimidos que Luigi arremessa no frasco assumem a forma de um “L”, obrigando-lhe a fazer altos malabarismos e esquentar a cachola para encaixar essas formas tão inusitadas.


Todo mundo joga

Provando que a Nintendo está mesmo disposta a cair de cabeça no mundo online, Dr. Luigi conta com um sistema de batalhas bem empolgantes pela internet. É possível desafiar desde amigos até completos desconhecidos e, assim, escalar no ranking e tentar se tornar o melhor médico do mundo.



Desde o lançamento do jogo o servidor se encontra bastante estável e, na maioria das vezes, não leva mais que 15 segundos para encontrar alguém para jogar com você. Por outro lado, bem que poderia haver um modo de filtrar a busca por adversários e só jogar com quem estivesse em um nível de habilidade semelhante ao seu. Perdi a conta de quantas vez fui rapidamente aniquilado por jogadores com centenas de vitórias a mais que eu...

Mas se jogar online não é sua praia, é sempre uma boa pedida convidar um amigo para competir localmente. Até dois jogadores podem disputar pelo posto de melhor médico em eletrizantes batalhas. E você aí achando que medicina só era concorrida nas universidades federais…

A receita da diversão

Como estamos falando de um título exclusivo do Wii U, é claro que o nosso amado GamePad não poderia ser deixado de lado, não é mesmo? Além do já tradicional off-TV play, presente em quase todos os jogos do console, o controle brilha mesmo é no novo modo Virus Buster, que permite curtir os puzzles utilizando apenas o GamePad e sua stylus. O legal aqui é que vários comprimidos podem cair ao mesmo tempo na tela, obrigando-lhe a usar a caneta com muita agilidade e com pensamento rápido.

Independente do seu modo de jogo favorito, uma coisa é certa. Se o seu corpo está apresentando os sintomas de tédio, falta de jogos legais para curtir e vontade incontrolável de comprar um bom jogo no eShop, então Dr. Luigi vai te passar a receita certeira para a diversão!

Prós


  • A mesma jogabilidade viciante de sempre…
  • ...mas com um novo tempero especial!
  • Bom uso do GamePad no modo Virus Buster;
  • Visual limpo e agradável com uma trilha sonora viciante.

Contras


  • Modo online pode ser cruel com os novatos;
  • 15 dólares pode ser considerado um valor um tanto salgado.

Dr. Luigi - Wii U - Nota: 9.0

Revisão: José Carlos Alves
Capa: Felipe Araujo

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google