Item Box

Eles são o coração da franquia Zelda: saiba mais sobre as origens dos Heart Containers

É sempre a mesma coisa. Se você já jogou algum game da franquia Zelda é de praxe, que após derrotar o chefão de qualquer dungeon, aquele p... (por Unknown em 02/02/2014, via Nintendo Blast)

É sempre a mesma coisa. Se você já jogou algum game da franquia Zelda é de praxe, que após derrotar o chefão de qualquer dungeon, aquele precioso item brilhante e avermelhado vai cair no chão. Basta se aproximar-se dele, e nosso querido herói do gorro verde tem sua força vital recarregada e ainda ganha mais um coração de vida. Provavelmente é justamente por causa desse artefato tão importante chamado Heart Container que você sente aquela sensação maravilhosa de dever cumprido ao final de uma batalha. Afinal, depois de passar por tantos problemas, um herói merece um prêmio, não é verdade? E mesmo que você ainda seja do estilo hardcore e prefira passar toda a aventura sem coletar um Heart Container e tente chegar ao final com apenas três corações de vida, você sabe que eles são itens indispensáveis em qualquer aventura da franquia. Mas afinal, o que eles são? E de onde vêm? É o que vamos tentar descobrir agora indo ao coração dessa questão (perdoem o trocadilho, mas era inevitável).

Joia rara

Bem, por mais que um jogador seja apressado e tenha pegado o Heart Container no final da batalha e apenas apertado o botão para apressar as mensagens para prosseguir na aventura, ele certamente pode dar uma boa olhada no item que Link erguia em suas mãos. Desde a sua origem em The Legend of Zelda até o mais recente A Link Between Worlds, o artefato místico sempre se assemelhou a uma joia. Certamente a forma nunca era a mesma, pois em Twilight Princess e em Skyward Sword podemos notar que o item parecia ter saído da coleção das joias de coroa da algum monarca devido ao alto detalhamento e rebuscamento artístico no artefato. Essa diferença fica ainda mais visível ao compararmos um Heart Container de Ocarina of Time, que apenas possuía uma borda prateada em volta da joia vermelha em forma de coração, em comparação à Skyward Sword, em que o cristal era envolto em uma estrutura dourada ricamente trabalhada. No entanto, a forma mais tradicional do Heart Container ainda permanece sendo a vista em Ocarina of Time.
Design dos Heart Containers encontrados em Ocarina of Time, Twilight Princess e Skyward Sword, respectivamente.
Mas pondo de lado o estudo da aparência dos Heart Containers, podemos perceber que o item possui vários poderes, e não é apenas uma joia para ser admirada. A primeira capacidade mágica que vem à cabeça de qualquer jogador quando se pensa no item é claro, a mais óbvia, restaurar toda a força vital de Link. No entanto, esse tipo de magia é muito comum no universo de Zelda, já que tal feito também pode ser realizado por um pequena fada, poções ou outros tipos de feitiços que aparecem durante as aventuras. Talvez isso seja uma prova de que, quem quer tenha idealizado e criado essa joia mágica, não necessitava de tantos poderes sobrenaturais assim.
Depois de batalhar contra qualquer um dos chefões mortais de Ocarina of Time, quem não fica contente em encontrar essa joia como recompensa?
O segundo poder é algo que para muitos jogadores é uma dádiva. Ao obter um Heart Container, o medidor de vida do herói aumenta em um coração. Pode-se dizer “dádiva” no sentido de que alguns jogadores preferem aventurar-se por uma jornada em um nível mais desafiador, então alguns decidem não coletar os Heart Containers espalhados pelo game e tentam seguir até o final com apenas três corações de vida. É uma tarefa árdua, mas não impossível. Mesmo assim, fica difícil imaginar quem iria simplesmente deixar seu prêmio sozinho no chão de uma dungeon fria depois de derrotar um monstro ou chefão terrível.
Após uma dura batalha, o Heart Container restaura a força vital de Link e aumenta sua vida em um coração.
Já o terceiro poder é algo mais sutil e que certamente precisou de uma mente elaborada para realizar. Ao se juntar quatro Heart Pieces, os pedaços da joia se unem e se transformam em um belo Heart Container. O próprio design dos Heart Pieces já parecem indicar seu propósito secreto, pois em muitos jogos, eles possuem a aparência de uma joia transparente, muito semelhante ao vidro, com um pequeno coração vermelho no centro - claramente indicando que eles se tratam de uma pequena parte de um todo. Esse tipo de item e de mágica não é tão incomum no universo de Zelda já que podemos ver exemplos semelhantes na chave do boss das Goron Mines em Twilight Princess ou mesmo no mapa do mundo da superfície em Skyward Sword.
Como em qualquer jogo da franquia, em A Link Between Worlds, basta coletar quatro Heart Pieces para formar um Heart Container.

De coração e alma

Sabendo que os Heart Containers possuem tantas habilidades mágicas, fica claro que quem os criou deveria fazer parte de uma raça inteligente, muito talentosa na arte da produção de joias e também que dominasse um nível de magia não muito avançado, mas extremamente poderosa. O problema é que é difícil de imaginar como um povo hyliano (ou de mundos paralelos) seria capaz de espalhar as joias através de distâncias tão longas e em lugares tão inóspitos, já que podemos encontrar Heart Containers em cavernas, no interior de criaturas monstruosas ou mesmo na posse de pessoas comuns. Vale notar que também existe uma possibilidade de que os Heart Containers nada mais sejam que os corações dos monstros que Link enfrenta. Até podemos pensar assim se imaginarmos que é graças a forte magia que existe nas joias que o poder das criaturas é tão avassalador nos combates. Mas isso é apenas uma suposição, já que incontáveis vezes já foi citado na franquia que a maioria dos monstros que Link encontra são criações diretas de forças malignas.
O primeiro Heart Container em A Link to the Past se encontra em um baú, mas mesmo assim, Link precisa enfrentar vários inimigos nas catacumbas do castelo de Hyrule para obtê-lo.
Mas retomando o pensamento sobre quem seria capaz de realizar a façanha de espalhar os Heart Containers por locais tão remotos, pode-se deduzir que no universo de Zelda isso somente poderia ser obra de um deus. Mais especificamente, um dos três deuses antigos: Farore, Din ou Nayru. Talvez o feito possa ser atribuído até mesmo a uma das mais sagradas divindades da franquia, a deusa Hylia. Mas o mais importante é que tal ideia torna-se ainda mais correta quando percebemos os tipos de situações em que Link obtém as joias mágicas. Quase sempre o herói conquista os Heart Containers depois de atravessar algum desafio ou adversidade, então será que esse não seria o propósito divino do item? Através dos Heart Containers, o herói do gorro verde seria estimulado a enfrentar os monstros e perigos que surgem em seu caminho, sendo recompensado no final com um pouco de vida a mais para assim poder prosseguir em sua jornada. Afinal de contas, não é comum sempre ouvirmos - em cada jogo que Link veste sua túnica verde, pega a Master Sword, seu escudo e ruma para uma grande aventura - que os deuses de Hyrule sempre estarão olhando pelo seu herói?
Seja uma criação dos deuses ou de um mago poderoso, o importante é que o Heart Container é um dos itens mais poderosos do universo de Zelda.
Revisão: Luigi Santana
Capa: Leonardo Correia


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. O artigo é legal por discutir sobre o assunto mas o título da matéria não condiz com o que está escrito. Não fala sobre origens, nem oficialmente, nem extra-oficialmente. Só são feitas especulações.

    O título da matéria faz com que o leitor pense que será revelada a origem do artefato e não especulações.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google