Resenha

O belo livro "Field Guide to Kanto" é um item indispensável para qualquer treinador Pokémon

Dê uma olhada nesse guia especial para encher pokébolas e maravilhar os olhos.

Se você já visitou um zoológico, ou fez uma trilha pela floresta, ou mesmo já se aventurou por um safari, sabe que um guia informando todos os detalhes da região e quais animais e plantas habitam a área é algo de extrema importância para apreciar o passeio. Afinal de contas, ninguém suporta aquele tipo de pessoa chata que a cada objeto ou animal estranho que aparece no caminho fica perguntando: “Mas o que é aquilo ali?”. Bem, no mundo Pokémon seria a mesma coisa. Já imaginou como seria a vida dos treinadores sem a Pokédex? O bom é que enquanto ainda não inventam uma Pokédex real tão boa quanto nos games dos monstrinhos de bolso, nós podemos nos manter informados e apreciar as belas ilustrações do Field Guide to Kanto.

Uma Pokédex de papel

O “Poké-livro” foi criado pela ilustradora Kari Fry, que produz designs incríveis e super estilizados para serem usados até em camisetas. O guia foi lançado em duas versões, uma de capa simples e outra de capa dura, em um número limitado. A edição que vamos ver aqui será a mais bonita, de capa dura, que, além da capa removível que possui um poster com todas as ilustrações do livro em seu verso, é um item lindo para se ter em uma estante, com um design simples e a figura de um simpático Bulbasaur em relevo dourado estampando a capa.
Apesar de capa removível parecer indicar um livro de pássaros, o guia não é só belo por fora, mas surreal por dentro.
Além das belas ilustrações que enfeitam cada página do guia, o livro ainda contém uma descrição tão boa de cada criatura quanto uma Pokédex. São explicações sobre a aparência e o comportamento de cada Pokémon, seu tipo e onde ele pode ser encontrado. O único aspecto que fica estranho no guia é a ausência do nome dos Pokémon. Mostrar o nome pode parecer algo muito óbvio, mas a autora fez questão de apenas mostrar cada monstrinho com seu respectivo número da Pokédex. Tudo bem que qualquer fã conhece de cor os nomes dos primeiros 151 Pokémon, mas não custaria ter adicionado essa informação básica, não é mesmo?
Descrição do guia sobre a Butterfree:
"Aparência: Uma borboleta com um corpo violeta, quatro patas e grandes asas brancas com marcas negras. As marcas nas asas variam muito entre regiões, e machos e fêmeas tem padrões levemente diferentes.
Habitat: Áreas florestais com grande quantidade de flores.
Localização: Raramente vistas no meio selvagem. Aparentam migrar de Kanto após deixar seu casulo.
Comportamento: Insetos curiosos e cuidadosos."
Caterpie e suas evoluções de forma super-realista.

Apesar de a ilustradora deixar a sua marca característica em cada uma das ilustrações do guia, ao mesmo tempo os estilos de cada uma são muito diferentes. Enquanto alguns monstrinhos lembram bem o estilo que era visto no anime e nos jogos, outros tem feições mais brutas e animalescas, que aproximam sua aparência a animais do mundo real. Isso torna o trabalho de Kari ainda mais especial, porque nos faz perceber qual foi a real inspiração dos ilustradores e designers originais no momento da criação de cada monstrinho.
Rattata e Raticate parecem até um pouco assustadores.

Beleza e arte com estilos únicos

Infelizmente, o esse belo livro ainda não está disponível aqui no Brasil. No momento, a única loja online que o disponibiliza é a FanGamer. A boa notícia é que o site realiza entregas aqui para o nosso país, com um valor de frete não muito caro. Em quantidade limitada, o Field Guide to Kanto pode ser comprado por US$23.00 (Capa simples) ou US$32.00 (Capa dura). O mais legal de tudo foi que a edição que recebi, depois de muitos atrasos, veio com um autógrafo da própria ilustradora, com um Mew muito fofo desenhado ao lado.
Valeu pelo Mew fofinho Kari!
Se você gostou do design e das ilustrações desse belo guia Pokémon, não deixe de conferir o incrível trabalho blástico com o ArtDex de Kanto e, o mais recente, o ArtDex de Johto. Compostos por ilustrações fantásticas feitas pelo nosso talentoso colega Fernando Souza, os guias são um show à parte para qualquer fã de Pokémon que ainda se diverte conferindo cada monstrinho e que goste de conhecer algumas curiosidades sobre seu Pokémon preferido.
Confira essas outras Pokédex de papel com ilustrações fantásticas!

Revisão: Alan Murilo
Capa: Vitor Nascimento

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Quem tiver twitter vamos enviar mensagens para @nintendo com a #wiiuneedhelp para pedir mais jogos third partie

    ResponderExcluir
  2. Quem tiver twitter vamos enviar mensagens para @nintendo com a #wiiuneedhelp para pedir mais jogos third partie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomare que eles vejam, assim como as thirds, os consumidores querem jogos de third também oras!

      Excluir
  3. Há previsão para lançamento no Brasil? Se é que ele vai lançar aqui... Procurei a data e o livro foi lançado em 29 de Novembro de 2013. Não achei nada que indicasse se ele iria ou não ser disponibilizado em sua versão em português.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google