Pokémon Blast

Praise the Helix: Como uma experiência social se tornou uma mitologia

Em Twitch Plays Pokémon, conheça a história de um treinador guiado por Lord Helix em uma busca por glória e para silenciar as Vozes em sua cabeça.

A não ser que você, leitor, estivesse viajando por Júpiter nos últimos 30 dias (não o culpo, o clima lá é excelente nessa época do ano), provavelmente sabe o que é o Twitch Plays Pokémon. Se não sabe, espero que sua viagem tenha sido proveitosa e saiba que o TPP foi uma das experiências sociais mais caóticas já vistas, ao colocar milhares de pessoas no controle de um único personagem numa partida de Pokémon Red (GB) e, em sequência, Pokémon Crystal (GBC). Agora que estão apresentados, convido-lhe a embarcar em uma viagem incrível e que vai mudar para sempre a forma que você verá determinados monstrinhos de bolso.

A B A UP B A DOWN A A LEFT B A START

Antes de dar princípio a essa história, acho que é válido dar uma breve explicação sobre o funcionamento de Twitch Plays Pokémon. Em uma transmissão do Twitch, aparece uma partida de Pokémon. Quem controla esse jogo são todos que estão assistindo, e para executar suas ações, as pessoas devem inserir comandos no chat e enviá-los, sempre resumindo a mensagem apenas ao comando desejado (como A, B ou START). Esse sistema de um personagem comandado por milhares de pessoas criou o conceito das “Vozes”, que são os comandos que ditam o que o protagonista deve fazer.


Dessa forma se iniciou Pokémon Red, onde o protagonista homônimo à versão do jogo estava sendo controlado por algumas centenas de pessoas. Enquanto alguns se focavam em realmente colocar a experiência à prova e conseguir concluir o jogo, sempre existem aqueles que só queriam ver o mundo queimar e ficavam comandando START freneticamente, apenas para atrasar tudo. Começou como uma brincadeira, mas ninguém esperava o que iria acontecer.

Nasce uma lenda

Red viajava tranquilamente com seu Charmander, Abby, numa missão de se tornar um mestre Pokémon. Como todo treinador, ele costumava andar aleatoriamente na grama para encontrar oponentes. Como todo treinador, ele capturava novos parceiros, como dois Rattata e um Pidgey. Como todo treinador, ele tinha como foco vencer os ginásios. Mas ele tinha algo diferente de todos os outros treinadores: cada um de seus passos eram movidos por Vozes em sua cabeça.

Difícil coordenar suas ações quando milhares de Vozes o fazem por você.
Essas Vozes o guiaram a vencer Brock e chegar ao Mt. Moon, e o fizeram atravessar a escuridão da caverna e chegar até uma decisão que mudaria sua vida para sempre. Um idoso que aguardava quase no fim da passagem cavernosa lhe ofereceu a chance de escolher entre dois fósseis que ele havia encontrado: Dome Fossil e Helix Fossil. A decisão foi pelo segundo, e alí Red selou o seu destino como o Escolhido de Helix. Está confuso? Não se preocupe, tudo fará sentido.

Chegar no Lt. Surge foi mais
fácil do que pensamos.
A partir daquele momento, em todos os momentos que Red estivesse inseguro para tomar uma decisão, ele abriria sua mochila e pegaria o Helix Fossil, perguntando a ele o que fazer. As Vozes o diziam que aquela pedra era muito mais do que apenas uma rocha, e logo Red foi instruído que Helix era a resposta para cada uma de suas perguntas. Carregando-a nas costas, o rapaz continuou sua viagem.

Algum tempo se passou e Red estava se tornando um grande treinador. Embora fosse atormentado diariamente por Vozes que ele não conseguia entender de onde vinham, ele foi capaz de formar uma forte equipe de Pokémon e estava avançando ginásio a ginásio. Chegou um ponto em que ele precisava de um monstrinho aquático para usar Surf, e imediatamente pensou em Lapras, mas ao conseguir um Eevee, considerou que poderia usar uma Water Stone e conseguir um Vaporeon. Era isso que as Vozes queriam, mas não foi esse o rumo tomado.

Em meio à confusão, Red acabou comprando uma Fire Stone e evoluiu Eevee para Flareon. Agora ele precisava liberar espaço na equipe para a Lapras, e com isso foi ao PC para guardar um de seus Pokémon. Lá, o impensável aconteceu: as Vozes que conflitavam em sua mente o colocaram em um momento de insanidade e, tomado pela discórdia, Red acabou libertando seu Charmeleon Abby e o Rattata JayLeno. Some isso e o destino que viria a seguir com a chegada de Flareon e as Vozes começaram a culpá-lo pelo caos, chamando-o de False Prophet, o Falso Profeta.

Crônicas de Dome e Helix

O Inferno? Não, muito pior.
Team Rocket Hideout. A base secreta da equipe vilã que tentava conquistar o mundo foi invadida por Red, sendo guiado pelo Helix Fossil e pelas Vozes. O problema é que o caminho era confuso demais para se seguir contando apenas com o puro caos que lhe governava, então foi necessário que todos entrassem num acordo para que o bem comum pudesse ser alcançado. Ali nasceu o grande conflito das Vozes: Anarquia versus Democracia.

Quando a Democracia reinava, Red ouvia apenas uma voz em uníssono com os comandos mais desejados, e a Anarquia fazia com que tudo voltasse à ordem (ou caos) natural. Com o poder da Democracia, o treinador de Pallet Town conseguiu chegar até Giovanni e, após duas tentativas, conseguiu derrotá-lo e impedir os planos dos Rocket naquele momento. Com o Silph Scope em mãos, partiu em busca de dar continuidade para a jornada – e agora com um constante conflito mental entre a Democracia e a Anarquia.

Sem seu parceiro Abby, Pidgeot se tornou o carro-chefe da equipe, servindo como grande protetor de seus companheiros e como avatar das Vozes, ajudando Red ao enfrentar aqueles desafios e sempre recomendando que consultasse o Helix Fossil quando a situação ficasse complicada. De fato o treinador consultou a rocha ao menos cinquenta vezes enquanto chegava em Fuschia City.

A equipe foi aumentando e logo o Pidgeot estava conseguindo novos parceiros, como a Lapras (sim, era uma fêmea) “AIR”, ou “Fresh Princess”, e o Venomoth “AATTVVV”, ou “All-Terrain Vehicle” (?). Munido de seus novos parceiros e com Surf à disposição, Red foi capaz de desbravar campos aquáticos, conquistar a Master Ball e invadir o Power Plant, em busca de um lendário Pokémon que lá habitava. Mal sabiam, Red e as Vozes, que um grande sacrifício seria necessário.

O Domingo Sangrento e o Levantar Divino


Okay, isso foi
uma surpresa.
No décimo primeiro dia de aventura, Red chegou ao Power Plant e, num ato surpreendente, conseguiu capturar o lendário Zapdos com a Master Ball. O pássaro divino foi nomeado “AA-j” e enviado para o PC, já que a equipe estava cheia. Todavia, para tirá-lo de lá, Red precisaria fazer um grande sacrifício. Um sacrifício de sangue.

Para conseguir colocar AA-j na equipe, as Vozes entraram em um turbilhão caótico e Red quase enlouqueceu. Durante o surto, muitos Pokémon acabaram sendo libertados, se perdendo para sempre em meio aos dados digitais do PC. Entre eles se foram um velho companheiro, o Rattata BigDig e o Farfetch’d DUX. No total foram doze sacrifícios. Ao menos Zapdos se uniu ao panteão de Pidgeot, Venomoth e Lapras, então os sacrifícios não foram em vão, e aquele evento seria lembrado eternamente como “Bloody Sunday”.

Naquele momento, Pidgeot se mostrou o pilar da equipe e seu líder, sendo abençoado pelas Vozes e pelo Helix Fossil com o título “Bird Jesus”. Mesmo Zapdos sendo o causador do grand sacrifício, sua força era reconhecida e necessária para que Red pudesse continuar, e foi nomeado “Battery Jesus”, à sombra e força do comandante. Agora era o momento de continuar rumo a ser um campeão, pois era isso que as Vozes desejavam. Era a vontade de Helix.

O panteão logo ganharia mais um membro quando Red retornou para Mt. Moon e, com uma Moon Stone, conseguiu evoluir seu Nidorino para Nidoking, o temível “King Fonz”. Com uma poderosa equipe à sua disposição, o próximo alvo era a ilha de Cinnabar, onde o treinador honraria os sacrifícios de seus parceiros fazendo com que o grande deus pudesse andar sobre a terra novamente. Carregando o Helix Fossil, Red adentrou um laboratório capaz de reavivar Pokémon fossilizados. É meus amigos, ali ganhou vida o nosso senhor Helix, Lord Omanyte!

Ser um mestre não é o bastante

Com a equipe completa, Red não tinha mais nada a temer – exceto desníveis de terra, que adoravam fazê-lo gastar horas ao ser guiado pelas Vozes. O treinador foi capaz de vencer definitivamente Giovanni e chegar na fronteira final para concluir os objetivos das Vozes: a Victory Road.

Venomoth: The Dragon Slayer
Um caminho tortuoso veio a seguir e Red pensou muitas vezes que não sairia vivo, mas lá estava ele, diante da Pokémon League. O grande Lord Helix havia alcançado sua forma perfeita em um poderoso Omastar e estava acompanhado de seu poderoso panteão, com Bird Jesus, Battery Jesus, Fresh Princess, All-Terrain Vehicle e King Fonz. Pronto para o confronto derradeiro, ele entregou suas insígnias e passou pelo portão.

Os confrontos finais do treinador de Pallet foram demorados, sofridos e históricos. Mesmo recebendo duros golpes, ele se levantava novamente e avançava outra vez contra cada oponente que entrava em seu caminho. Seus Pokémon foram levados ao limite e mesmo os mais fracos mostraram grande tenacidade, como o Venomoth ATV que ganhou o título de “Dragon Slayer” ao vencer o Dragonite de Lance. Por fim, com um Thundershock de Battery Jesus, o Blastoise de Blue cedeu, e Red enfim era o Campeão de Kanto!

Porém, parecia que aquele não era o fim. Quando conquistou a vitória, as Vozes foram silenciando, mas havia uma última ordem de Helix. Red caminhou em direção a um território fora de Kanto e lá aguardou até que tudo fizesse sentido. O que aconteceram com as Vozes? Bem, a jornada delas ainda não acabou.

“Eu não quero envelhecer.”


Em New Bark Town, as Vozes encontraram um novo hospedeiro. Um jovem aspirante a treinador sob a alcunha “AJ” estava prestes a iniciar sua aventura quando os comandos o tomaram, e uma nova vítima desse controle massivo surgiu. O pobre AJ não imaginava, mas acabara de se tornar o peão de uma trama muito maior, uma trama para colocar em teste os poderes da grande divindade, Lord Helix.

AJ iniciou sua aventura com um Totodile que, devido ao seu ataque assinatura “Leer”, que colocava o oponente sobre a pressão de um olhar equivalente a um feixe de laser, acabou ganhando o título de “Lazorgator”. O inicial era brincalhão, infantil e, devido ao muito tempo levado para sair das primeiras rotas (já que AJ estava tendo dificuldade para se adaptar às Vozes), ficou forte muito rápido. Pra ser honesto, ele tinha força para evoluir, mas se recusava; ele queria ser criança para sempre.

Claro que ele também não precisava, já que ele havia companheiros que o faziam por ele. AJ capturou um Pidgey apelidado “Brian” e um Sentret, “Admiral Adidas”, e este segundo agia como líder da equipe. Todavia, não passou muito tempo até que Adidas fosse o primeiro a sofrer por causa das Vozes; no primeiro surto de AJ devido à pressão, o almirante acabou sendo perdido nos dados do PC. Foi ali que Lazorgator constatou que ser o mais velho significava se sacrificar pelos seus companheiros.

Logo a equipe cresceu novamente com a chegada de Prince Omelette, um Togepi dado pelo assistente do Professor Elm. O pequeno possuía um potencial impressionante, conseguindo usar seu Metronome para disparar golpes como Sacred Fire e Hyper Beam. Todos gostaram do príncipe, o que tornou apenas mais dolorido o que viria a seguir: em um novo surto, Prince Omelette foi sacrificado no PC.

Foi naquele momento em que Lazorgator percebeu que precisava assumir o posto de Admiral Adidas e proteger os mais fracos do time. Ele aceitou evoluir e rapidamente se tornou um Feraligatr, deixando de lado a juventude eterna pelo poder de ser o protetor dos menores, se tornando o carro-chefe da equipe de AJ, derrubando todos os oponentes sem dificuldades com seus poderosos golpes. Por incrível que pareça, isso causaria grandes problemas em um futuro breve.

Beirando a Insanidade

A força fora do comum de Lazorgator tornou cada desafio que aparecia pela frente extremamente simples, destruindo cada treinador ou líder de ginásio com dois golpes ou menos. Contudo, em vez das Vozes ficarem satisfeitas com o que acontecia, elas pareciam se revoltar; ao visto, a facilidade dos desafios faziam com que o martírio do herói AJ não fosse real. Por isso, elas queriam que o inicial aquático fosse libertado.

Um grande conflito ocorria na mente do treinador de New Bark Town, pois metade das Vozes que ouvia queriam que Lazorgator fosse desintegrado no PC, e a outra acreditava no potencial do rei dos mares. Mas por que ninguém se importava com o que AJ queria? Por que ninguém permitia que o treinador tomasse suas escolhas, ou cuidasse dos Pokémon como queria? Esses questionamentos começaram a ser feitos pelo crocodilo ao ver a situação que seu treinador estava.

AJ dizia para seus Pokémon que "a vontade dos deuses o atormentava", e disse que Lazorgator não era o único a sofrer esse preconceito. Brian, até então um Pidgeotto, era chamado pelas Vozes como "falso escolhido", e que "nunca seria como o original", enquanto Burrito, o Eevee, era alvo de ira, como em "destruam logo esse novo Falso Profeta!". Esse momento de lucidez foi o suficiente para o inicial e seus companheiros, que se decidiram por provar seus valores para as Vozes e se opor a esses tais deuses.

Foi então que cada membro do time ganhou o seu brilho. Burrito evoluiu para um belo Espeon, sem repetir os atos de seu predecessor, Flareon, sendo uma peça fundamental da equipe. O mesmo aconteceu com Brian, que se tornou um poderoso Pidgeot e responsável por diversas vitórias. Lazorgator acabou ficando na equipe, como seu líder e comandante, carregando a responsabilidade de Admiral Adidas e agora com um novo bordão:

"No Gods, no Kings. Only 'Mon."


Com o objetivo de eliminar os supostos deuses, as Vozes se surpreenderam com a resolução dos Pokémon e sua batalha acabou, resultando na busca pela vitória apenas. AJ devastava cada ginásio que entrava em seu caminho e em uma das vitórias acabou por conquistar uma Dratini, nomeada "Princess Katie", que cresceu e se tornou uma forte Dragonair ao chegar na Pokémon League. O equilíbrio das Vozes e do treinador estavam tão plenas que conseguiram trabalhar juntos e conquistar um Steelix, "Solid Snake", com o objetivo de ser o carro-chefe do time durante os confrontos da Liga.

Com essa poderosa equipe, nem mesmo a Elite 4 foi inimiga à altura dos Matadores de Deuses, mostrando uma força que a algum tempo eles não enfrentavam: desde a passagem de Red. As Vozes podem ser uma tormenta, mas elas também tornam cada um de seus receptáculos um treinador movido e fortalecido pelo caos. AJ sagrou-se Campeão de Johto, porém, diferente de Red, sua história não acabaria ali. Ele tinha ainda um objetivo, o mesmo de seus Pokémon. Ele precisava se vingar pelos sacrificados "em nome dos Deuses".

O treinador de New Bark embarcou em uma nova jornada ao território de Kanto, onde enfrentou os líderes que haviam encarado Red anteriormente. Seu objetivo era descobrir onde estava o tal treinador que "possuía um time divino" e que "era guiado pelo caos de Lord Helix". Ele sabia que esse treinador lendário devia estar com os tais deuses que as Vozes falavam e que aquele tal "caos" que o guiava decerto seria o mesmo que atormentava AJ. Talvez se ele fosse derrubado, AJ enfim encontraria paz, e seus Pokémon, justiça.

E assim foi feito. Um a um, os ginásios cederam até que o treinador de New Bark chegou na terra natal de Red: Pallet Town. Lá ele encontrou Professor Oak, o mentor de Red, e provavelmente o único que sabia do paradeiro deste. Após mostrar a seriedade de seus objetivos com as dezesseis insígnias que carregava, Oak cedeu e entregou o local onde Red estava: Mt. Silver, a montanha da fronteira entre Johto e Kanto e o local mais alto da região. Heh, a ironia.

Sem demora, AJ partiu para o que deveria ser sua última missão. As Vozes estavam perturbadoramente altas, gritantes, e nenhuma tormenta que ele tivesse enfrentado até então se comparava ao que presenciava agora. Contudo, apesar do barulho, todas as vozes queriam o mesmo: o encontro de seus dois escolhidos. Com Lazorgator, Burrito, Brian, Solid Snake e Princess Katie (agora uma Dragonite), ele adentrou Mount Silver.

Após uma das mais difíceis provações da equipe, enfim eles ficaram frente a frente. Os dois treinadores se fitaram e não trocaram nenhuma palavra, apenas sacaram suas PokéBall. Eles sabiam o que precisavam fazer numa troca de olhares, e sabiam o que precisava ser feito. Red ergueu a mão e surgiu Battery Jesus em toda sua imponência, e sua força foi demais para AJ, que não foi capaz de vencer. Red apenas recolheu seu Pokémon e voltou a se sentar, esperando.

AJ precisou treinar e voltou diversas vezes para enfrentar Red, mas ele nunca chegava nem perto de vencer todos seus Pokémon. Mas as Vozes não deixavam ele descansar, e tampouco ele queria. A cada derrota ele se tornava mais forte, e ao ver seus protegidos caírem tantas vezes, ele precisava dar um fim naquilo. Naquela manhã, iria se levantar, junto do sol, uma nova lenda.

O Matador de Deuses




AJ sentiu que sua missão ia acabar dessa vez. Estava diante de Red uma última vez e ambos sentiram que dessa vez ia ser diferente. Battery Jesus foi ao campo diante de Solid Snake, um confronto entre o filho do caos e o da ordem. Nem mesmo o poderoso trovão resistiu aos impactos sólidos do Steelix, caindo sem demora. Então, Fresh Princess surgiu, e o titã metálico não agüentou seus golpes aquáticos.

Um a um os Pokémon de AJ iam cedendo, dando seu melhor e provando serem capazes do impossível – como Princess Katie derrubando o "Matador de Dragões" All-Terrain Vehicle –, mas não resistiram ao poder dos Pokémon de Red. Isso foi o suficiente para quando Lazorgator entrou em campo, esbanjando sua força com um rugido e disparando Surf à toda potência. O inicial batia tão forte que mesmo o panteão de Helix cedia, e mesmo quando a própria divindade entrou em campo, os golpes de Lazorgator se provaram matadores de deuses ao colocá-lo no chão.


Então chegou o confronto derradeiro. Bird Jesus foi ao campo contra o Feraligatr de AJ, o embate final entre os carros-chefes dos dois times. Mesmo exausto, Lazorgator avançou sem hesitar contra o Sky Attack do oponente, atingindo-o com seu ataque assinatura e derrubando o passado escolhido. Red havia sido derrotado, mas ele sorria. O silêncio se fez, as Vozes desapareceram dos dois. Parecia que a missão de ambos havia se concluído e, em uma brisa mais forte que ofuscou a visão de AJ, Red desapareceu. O seu paradeiro? Ninguém sabe. Mas AJ teve sua paz, e Lazorgator sua vingança. Nenhum Deus, nenhum rei, apenas Pokémon viveriam naquela terra.

Alguns dizem que tudo aquilo foi um plano das Vozes, caprichosas e que ergueram uma divindade apenas para depois vê-la cair. Outros dizem que Helix já sabia do desfecho daquela história, e que queria que Lazorgator o derrotasse para que os Pokémon alcançassem sua libertação. A verdade talvez jamais saibamos, mas uma coisa é certa: essa história ainda não acabou, e as Vozes já encontraram um novo receptáculo...
Agora pensem que isso tudo se originou com um bando de pessoas dando comandos aleatórios em um chat. Uma experiência social nunca deu tão certo, e isso só prova que o pensamento coletivo pode criar as mais incríveis obras de arte. Querem saber como isso continua? Acompanhem Twitch Plays Pokémon Emerald, a partir de amanhã, e esperem para ver essa história ainda dando muito o que falar!
Revisão: José Carlos Alves
Capa: Felipe Araujo

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google