Game Music

Bravely Default traz músicas ecléticas e de alta qualidade para o 3DS

Com composições elaboradas e ótima seleção de instrumentos, a trilha sonora do RPG da Square Enix é memorável e excepcional.

Bravely Default é um dos RPGs mais comentados nos últimos meses. O motivo é simples: o jogo para 3DS resgata o melhor das características clássicas do gênero e combina com conceitos modernos. Além disso, o título é muito bem acabado e conta com bons gráficos e bela direção de arte. Uma extensa e variada trilha sonora completa a experiência da aventura. Idealizada por um compositor pouco conhecido no mundo dos jogos, a música de Bravely Default é bela e ultrapassa os limites do mundo virtual.

A fantasia de Revo

Revo, o líder do Linked Horizon
Vários compositores populares trabalham em jogos da Square Enix, como Nobuo Uematsu (Final Fantasy), Yoko Shimomura (Kingdom Hearts) e Masashi Hamauzu (Final Fantasy XIII). Surpreendendo a todos, a companhia chamou um musicista não muito conhecido para criar a trilha sonora de Bravely Default: Revo, líder do grupo musical nipônico Sound Horizon. A banda, composta por vários artistas diferentes, é conhecida no Japão por conta de seu trabalho inusitado: eles se auto intitulam “banda de fantasia” e produziram álbuns que retratam histórias fantásticas, complementadas por concertos que são uma mistura de teatro e show. Revo já tinha colaborado no passado com outros compositores de jogos, mas esta foi a primeira vez que ele ficou responsável por toda a música de um título.

Para Bravely Default, Revo criou um novo projeto, intitulado Linked Horizon. O artista ficou responsável pela composição, enquanto vários outros membros executaram as peças. O grupo de mais de 20 artistas contou com a participação de alguns nomes conhecidos, como o compositor de trilhas sonoras de jogos Motoi Sakuraba e Marty Friedman, que já foi guitarrista da banda Megadeth. Assim como o Sound Horizon, a música do Linked Horizon conta com história e energéticas performances ao vivo. O grupo continua ativo mesmo depois de produzir a música de Bravely Default, sendo o seu último sucesso as músicas de abertura do popular anime Attack on Titan.


A música de Luxendarc 

Bravely Default é um RPG de fantasia medieval e foi isso que motivou o diretor Tomoya Asano a chamar Revo e sua “banda de fantasia” para criar a música do título. O musicista afirma que foi um desafio compor a trilha sonora da aventura e que tentou fazer algo adequado à bela direção de arte do mundo de Luxendarc, com o objetivo de torná-lo o mais real possível. O resultado de seus esforços são composições repletas de melodias memoráveis, construídas por meio de uma grande variedade de instrumentos. As mais de 40 faixas foram compiladas em um álbum intitulado Bravely Default: Flying Fairy Original Soundtrack, lançado em outubro de 2012 no Japão. Um disco especial contendo dez faixas também foi incluído na versão ocidental da edição de colecionador do título.
Álbum incluído na versão ocidental da edição de colecionador do jogo
Além de produzir o álbum contendo a música do jogo, Revo e seu Linked Horizon lançaram o single Luxendarc Shoukikou (“Pequeno diário de viagem de Luxendarc”) e o álbum Luxendarc Daikikou (“Grande diário de viagem de Luxendarc”) em homenagem ao mundo do jogo. As faixas desses trabalhos contam com versões cantadas de algumas músicas de Bravely Default, interpretações alternativas de algumas das composições e músicas completamente novas baseadas no universo do título.
Original Soundtrack, Luxendarc Daikikou e Luxendarc Shoukikou

Uma fantasia repleta de estilos

Variedade é uma palavra que define a música de Bravely Default. As composições são repletas de vários instrumentos diferentes e melodias complexas, explorando inúmeros estilos e situações. A qualidade do áudio também é excelente, aproveitando muito bem o poder do 3DS. Confira a seguir uma pequena seleção de faixas da trilha sonora do título:

Prelude Moving Toward Hope

Como o próprio nome implica, essa faixa é um prelúdio do que podemos esperar do mundo de Luxendarc. Ela começa suave e vai crescendo aos poucos, anunciando uma grande e incrível aventura. Um verdadeiro convite a mergulhar no universo do jogo.

Eternity's Moment

A suave melodia dos menus dá a impressão que estamos manipulando uma pequena caixa de música, em um momento de tranquilidade que parece não ter fim.


Land of Light and Shadow

Os instrumentos de sopro fazem um apelo: explore este belo mundo. É impossível não sentir vontade de se aventurar por uma terra desconhecida. Quando a noite chega, a melodia se torna suave e tranquilizante.

Toward That Prayer

Esta faixa começa bem tranquila, mas rapidamente se transforma completamente quando a guitarra e o violino entram, construindo um clima de tensão e urgência. É um tema bem apropriado para ilustrar a situação de calamidade em Luxendarc.

Beneath the Hollow Moon

Um dedilhar no violão abre essa faixa, que é logo complementada por um instrumento de sopro e violino. Uma bela canção para os momentos de tranquilidade.


Visitor

O tema dos oficiais de Eternia tem uma batida levemente militar que, combinada com a melodia do piano, dá um ar exótico a essa composição.


The Day the Wind Blew

Realização e superação são as sensações que essa faixa nos dá, com sua suave combinação de piano e flauta.

Land of Glaze

A melodia exótica do instrumento de cordas combina perfeitamente com Florem, a cidade das flores. Os toques de música do Oriente Médio só reforçam a sensação de estar em um lugar distante e diferente.


Land of Civil War

A urgência e imprevisibilidade da guerra são bem retratadas nessa faixa, que conta com uma melodia dominada pelo som do trompete. O piano e cordas, em alguns momentos, reforçam a sensação de tensão.

Land of Immortality

Eternia é uma terra gelada e misteriosa, na qual as pessoas têm uma vida muito longa. Sua música tema retrata justamente isso.

Infiltrating Hostile Territory

Explorar calabouços em RPGs traz uma sensação de tensão constante, afinal é impossível saber que surpresas nos esperam. Este é o tema desta composição, que começa de maneira sutil até crescer em um momento em que a tensão é altíssima e o conflito é inevitável.


Conflict's Chime

O tema de batalha de Bravely Default tem tudo o que esperamos desse tipo de composição: uma batida energética e uma melodia memorável. A guitarra e os instrumentos de sopro ditam o ritmo do combate, sendo difícil não gostar dessa faixa.

That Person's Name Is

O violino e a guitarra dominam o tema de combate contra os oficiais de Eternia. É fácil sentir que desta vez Tiz e seus amigos estão enfrentando um inimigo mais formidável, afinal essa composição é bem mais intensa e urgente.

Fighting to the End

A batalha contra os chefes garante uma sensação bem diferente dos outros temas de batalha. A guitarra dita o tema de tensão constante, o que nos lembra que devemos tomar cuidado com esses oponentes. Destaque para Motoi Sakuraba e seu tradicional órgão elétrico.



You are My Hope

A tin whistle, uma pequena flauta irlandesa feita de metal, domina a música tema de Tiz Arrior. É uma canção animada, que reflete bem o espírito aventureiro de Tiz.

Wind's Direction

O tema de Agnès é suave e um pouco ingênuo, como a própria personagem. O violino dita o ritmo tranquilizante da composição.

Baby Bird

O sax soprano e a guitarra representam bem a personalidade de Edea Lee: uma garota energética e única.

Love's Vagrant

Castanholas e acordeão permeiam o tema de Ringabel, o mulherengo desmemoriado do grupo. A combinação de instrumentos faz uma melodia exótica digna de um Don Juan, como o próprio personagem.

Serpent Eating the Ground

O coral e o piano no início da faixa já anunciam que algo grande vem pela frente, construindo o tom épico dessa composição permeada pela guitarra. Depois, pouco a pouco, os principais temas de todo o jogo são combinados, resultando em uma música que pega alguns ótimos momentos de toda a trilha sonora.


A jornada de Luxendarc em um concerto energético

Em novembro de 2012, logo após o lançamento do jogo em solo nipônico, o Linked Horizon realizou o Luxendarc Kikou (“Jornada de Luxendarc”), um grande concerto ao vivo no qual foram executadas músicas do jogo. As composições ganharam novas interpretações por conta da participação conjunta da Orquestra Filarmônica de Tóquio e dos musicistas do grupo criado por Revo, com grande foco nas versões vocalizadas das faixas. O espetáculo seguiu a linha das apresentações do Sound Horizon, tendo a presença de momentos de encenação, pirotecnia e atuações energéticas. Felizmente, o show foi gravado e lançado nos formatos Blu-ray e DVD, para a alegria dos fãs do jogo e de Revo. Confira um teaser da apresentação:


Uma trilha sonora inesquecível

Revo fez um trabalho formidável na música de Bravely Default e já integra o rol de compositores de jogos notáveis. A trilha sonora do título transborda qualidade e originalidade, alcançadas com a ajuda da seleção inusitada de instrumentos e das melodias bem trabalhadas. O concerto ao vivo em homenagem ao jogo também é impressionante por conta do seu alto valor de produção. Felizmente, Revo já está confirmado como compositor da sequência Bravely Second e até já produziu uma faixa para o futuro título. E vocês, gostaram da trilha sonora de Bravely Default? Quais são as suas faixas favoritas?


Revisão: Bruno Nominato
Capa: Leonardo Correia

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google