Vem aí

Prévia: Mario Golf: World Tour (3DS) promete ser um ótimo jogo esportivo

O primeiro Season Pass da Nintendo, um visual lindo, a personalização de Miis e itens na jogabilidade são as novidades de Mario Golf: World Tour.

mario-golf-world-tour
Por mais que Mario e seus amigos sejam conhecidos pela quantidade exorbitante de esportes que já praticaram, o 3DS ainda não viu muito desta fama atlética do encanador e recebeu apenas os títulos de kart, tênis e Olimpíadas. Neste ano, a coisa muda de figura com o lançamento de Mario Golf: World Tour, o novo jogo da série de golfe, lançado 11 anos depois do último, para GBA. Será que ele vai cair na graça dos donos do portátil?

Faz tempo, já sabemos como é, mas queremos agora

World Tour foi anunciado em um Nintendo Direct em fevereiro de 2013 e, mesmo prometido para o verão do ano passado, ainda não sentimos o gostinho do título. Ele foi apresentado com a jogabilidade comum da série, mas com várias novidades, várias que fomos descobrindo com o tempo e, certamente, com muito mais por vir. Uma das melhorias observadas desde o primeiro trailer é a qualidade gráfica do jogo: cenários bem detalhados, texturas lindas e um trabalho muito bom com as sombras. Em questão de jogabilidade, temos o uso do giroscópio confirmado, mas ainda sem função aparente.
Uma das novidades é o Mii Gear, semelhante ao de Mario Tennis Open, que permitirá a personalização do seu Mii com vários itens, mudando seus atributos. A diferença do sistema disponível em World Tour é que teremos mais de 500 itens disponíveis, ao contrário de pouco mais de 50 em Open. Entre as categorias de acessórios temos tacos, bolas, chapéus, camisetas, calças, sapatos e até mesmo fantasias.

Fazer Par com amigos é bem melhor

Se você estava se perguntando se o novo Mario Golf terá multiplayer, sim, ele terá. O jogo permitirá um modo para vários jogadores locais (entretanto, sem suporte ao Download Play), semelhantes aos antigos jogos da série. A preocupação, talvez, venha com a qualidade do modo online do título e, pelo que tudo indica, parece ser feito para funcionar muito bem.mario-golf-online

Você poderá jogar pela internet encontrando pessoas com o mesmo nível – como em Mario Tennis Open – ou aderir ao conhecido sistema de comunidades, já encontrado em Mario Kart 7. A grande melhoria é que todos os jogadores realizam suas tacadas ao mesmo tempo, sem que um tenha que esperar o outro para continuar sua jogada, além de poder escolher opções personalizadas de jogo. Isto permitirá partidas mais rápidas e menos cansativas, ponto a mais para os sistemas online da Nintendo, que as vezes deixa a desejar.

Itens, pra que os quero?

Você sabe que quando mistura Mario com esporte, a regra é colocar os famosos itens para melhorar a jogabilidade (e estragar algumas amizades) e chegou a vez do golfe em World Tour. Ele recebe, pela primeira vez, itens para serem usados na hora da tacada, dando benefícios diferentes para a sua necessidade. O Mushroom acelera a sua bola e podem ser encontrados em grupos de três, como em Mario Kart. As flores também aparecem. A Fire Flower aumenta a distância e sai queimando árvores e outros obstáculos, a Ice Flower cria plataformas de gelo no chão para a bola quicar e a Boomerang Flower muda a curva que a bola fará no ar.
Ainda teremos o apelão Bullet Bill, que simplesmente ignorará o vento para as tacadas, o Bob-omb, que fará a bola voar mais alto que o normal, o Jump Block, que aparecerá para evitar que as bolas caiam na água, e um tornado capaz de coletar todas as moedas da tela, ainda se nome definido. Será que as partidas ficarão mais divertidas?

Cenários e personagens dignos de Mario Golf

cheep-cheep-lagoon-mario-golf
Artwork de Cheep Cheep Lagoon
Em questão de personagens, temos algumas novidades. São 17 confirmados até agora: treze disponíveis desde o começo do jogo (Mario, Luigi, Peach, Daisy, Yoshi, Wario, Waluigi, Donkey Kong, Bowser, Boo, Diddy Kong, Bowser Jr. e Mii) e quatro desbloqueáveis (Toad, Birdo, Paratroopa e Magikoopa). Entre eles, Toad, Magikoopa e o Mii são novatos nas pistas de golfe.

Os cenários também estão bem interessantes. Dentre os confirmados, temos Forest Course, Seaside Course (bem parecido com Blooper Bay, de Toadstool Tour), Mountain Course, Wiggler Park, Peach Garden (relembrando o castelo da princesa) e pistas baseadas em desertos, Bowser e no título Donkey Kong Country Returns. Entretanto, os verdadeiros destaques ficam para Cheep Cheep Lagoon, que permitirá golfe debaixo d’água, e Yoshi Lake, com um visual de pano semelhante ao esquecido Yarn Yoshi (ou talvez mais que confirmado a partir deste fato).

O primeiro Season Pass de Mario

Finalmente (ou infelizmente), o último anúncio sobre o título foram os pacotes pagos de conteúdo para download do jogo. A Nintendo anunciou três DLCs para World Tour, contendo, cada um, dois novos campos de 18 buracos e um personagem jogável. O primeiro, que trará Toadette para os campos, chamado Mushroom Pack, será liberado já no dia 2 de maio, lançamento do jogo. Cada um deles custará $5.99, sem preço revelado ainda na eShop brasileira. Os outros virão nos meses de maio e junho, trazendo Nabbit e Rosalina.
dlc-mario-golf

Ter DLCs não é a novidade, já que New Super Mario Bros. 2, Pikmin 3 e outros jogos já usufruiram desta possibilidade. O que temos como novo é estar disponível um Season Pass, pelo preço de $14.99, com os três packs disponíveis logo após o lançamento e, como bônus, Gold Mario jogável. A Nintendo, que trará dezessete personagens e dez campos no jogo, segue a tendência do mercado: enquanto, para alguns, o jogo já tem novas opções extras, para outros ele vem à mão do consumidor incompleto.
gold-mario-golf

Uma tacada para a volta ao mundo

Depois de tanto tempo, poderemos voltar a jogar partidas inéditas de golfe com a turma do encanador mais famoso do mundo. Diante de tantas novidades sem perder a essência, Mario Golf: World Tour promete realmente se tornar um ótimo jogo de 3DS e se equiparar, em multiplayer online, a Mario Kart 7. Só saberemos se será uma boa volta ao mundo dia 2 de maio, mas até lá, já é bom ir limpando os tacos!
Mario Golf World Tour (3DS)
Desenvolvimento: Camelot Software Planning
Gênero: Esporte
Lançamento: 2 de maio de 2014
Expectativa: 3/5
Revisão: José Carlos Alves
Capa: Felipe Araujo

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google