Pokémon Blast

Novas mega evoluções: vamos discutir suas possibilidades

Grama, fogo ou água. A cada geração essa decisão precisa ser feita por muitos treinadores Pokémon. Dessa vez temos também as mega evoluções a considerar.

Há pouco mais de um mês que o mundo foi abençoado com a confirmação dos remakes dos jogos Pokémon Ruby e Pokémon Sapphire. Muitas especulações foram feitas por nós, mas agora começamos a ter uma visão melhor do que está por vir. Até o momento, nada muito incrível, tudo como esperávamos exceto pelas "Primal Forms" que ainda não está muito claro como funcionarão, mas assim que possível falaremos sobre elas aqui. Peguem suas Pokédex, roupas de banho, pois vamos dar uma breve explorada nas possibilidades da nova Hoenn.

Mega Blaziken: mais quente, mais veloz

Coloquei este como primeiro pois sei que muitos podem estranhar ele aqui. Afinal de contas, ele não é uma novidade. Então devo dar dois motivos para o Mega Blaziken estar junto das novas mega evoluções. O primeiro é que ele faz parte do trio de iniciais, onde os outros dois estão entre as novas mega evoluções. O segundo motivo é que muito sobre ele pode mudar agora que estará "na sua terra natal". O que temos até agora é aquele Torchic com Mega Stone que foi distribuído na época do lançamento de X/Y e encerrou a distribuição cerca de três meses depois. Há pessoas que pegaram seus 3DS (ou 2DS) recentemente e não tiveram oportunidade de obter esse Torchic. Ou aqueles que, apesar de pegarem o jogo no lançamento, não tinham acesso ao Wi-Fi. Em um exemplo real, eu tenho uma amiga que mora no interior, veio pra capital na noite do lançamento, pegou o jogo, e é isso. Internet em sua casa é a cabo (e controlada pelo pai), onde ela não pode conectar o 3DS. Essa é uma realidade comum para muitos.


Cientes desse cenário, sabemos que o Mega Blaziken que usamos hoje (e pode ter sido o motivo para muitos comprarem o jogo nesses primeiros meses) não será tão especial logo mais. No último artigo que publiquei, lembro que comentei sobre como os novos Kyogre e Groudon precisam ser especiais. Diferente dos Pokémon das versões anteriores (Blue, Red, Yellow, Silver, Gold e Crystal), nós podemos transferir os Pokémon originais de Ruby/Sapphire para os remakes com ajuda do Pokémon Bank (e um processo que demanda muita paciência). Então, qual a diferença do meu Blaziken de 10 anos atrás para o Blaziken desse novo jogo? Mega Evolution? Aquele seu Blaziken de dez anos atrás pode mega evoluir se você estiver com a Mega Stone correta.

É bem comum que os iniciais sejam capazes de aprender golpes elementais em algum Move Tutor. Algo como Blast Burn, por exemplo. Não temos todos os golpes da sexta geração identificados ainda, logo, acredito na possibilidade do Torchic de Omega Ruby e Alpha Sapphire ser capaz de aprender golpes exclusivos por nível (já conhecidos ou inéditos) ou ter acesso a um Move Tutor que abrirá essa possibilidade para o nosso querido galo de briga. Em todo caso, Mega Blaziken estará mais acessível agora: quem não tem internet ou quem perdeu o evento, terá acesso a ele. E é bem possível que ele venha com alguns truques novos, então fiquem atentos!

Mega Swampert: o que raios é isso?

Sap Sipper, por favor. Há muito tempo que as pessoas esperam por um Mega Swampert. Quando tivemos informações sobre X/Y com evento de Mega Blaziken, o Mega Swampert já era algo esperado. Esse inicial divino é Water/Ground e isso não apenas concede a ele uma imunidade (electric-type), como quatro resistências (fire, steel, poison, rock) e apenas uma fraqueza (grass). Apesar de ser uma fraqueza quádrupla, não é qualquer ataque do tipo grama que derruba um Swampert (Grass Knot é covardia!). Sap Sipper não apenas anularia isso, como aumentaria o Attack de Swampert (que já é generoso) tornando-o um Pokémon sem fraquezas, uma verdadeira muralha. Além disso, você poderia usar o Swampert comum em batalha com algum item que não entregue quem está sem Mega Stone (que não seja um Leftovers, por exemplo), deixando o oponente com medo de arriscar dar aquele Grass Knot e ser surpreendido por uma mega evolução com Sap Sipper, virando aquilo contra ele.


Mas como o céu é azul, Sérgio Estrella é careca, e a vida não é perfeita, não foi esse o caminho que a Game Freak seguiu. Então, Mega Swampert tem Swift Swim. Para quem não conhece, essa ability dobra a Speed do Pokémon durante chuva (Rain Dance). Temos Drizzle, aquela ability que faz começar a chover assim que o Pokémon entra na arena. Quem começou com essa ability, aliás, foi o Kyogre lá em Pokémon Sapphire. E ficou como exclusiva dele até pouco tempo atrás, quando Politoed o recebeu como Hidden Ability na geração anterior. De Kyogre até a geração anterior, essa ability fazia a chuva cair sobre a arena eternamente ou até outro clima entrar em vigor (Sunny Day, dia ensolarado, por exemplo). No entanto, na sexta geração (X/Y em diante) essas abilities climáticas foram ajustadas para durarem apenas cinco turnos: o Pokémon entra, o clima começa (sol, chuva, tempestade de areia ou granizo) e termina após cinco turnos, mesmo que outro clima não sobreponha ele. Isso desvalorizou muito o combo "Drizzle + Swift Swim" que chegou a ser banido de algumas comunidades de treinadores quando Politoed tornou-se apto a obter a ability. Quando apenas Kyogre tinha essa ability, era o mesmo que ninguém poder fazer isso, pois Kyogre é um Pokémon guardião ("uber tier", em torneios) e é usado em torneios menos comuns, geralmente ele é banido dos torneios mais comuns. Mas Politoed não, ele é um sapo feliz que está disponível para ser usado em qualquer torneio. E toda essa acessibilidade tornou o combo abusivo e problemático.


É tudo culpa do maldito sapo!

Mega Swampert tem Swift Swim, mas até onde isso é interessante? Ele não pode abusar de Drizzle por causa do terror proporcionado pelo sapo na geração anterior. Mesmo que você use Politoed + Mega Swampert, você terá apenas quatro turnos (ou menos) de chuva, pois precisará de um turno para trocar, e nesse turno não pode realizar nenhuma outra ação além de... trocar (nem mesmo mega evoluir!). Sabem o que seria interessante? Swampert ter Drizzle, ele entrar na arena e ativar a chuva e nesse primeiro turno você já mega evoluir ativando o seu Swift Swim. Como Drizzle ativa antes da fase de comandos do turno, é possível combar esses três no mesmo turno: Drizzle, Mega Evolution, Swift Swim. Mas pra isso ser possível, Swampert precisaria ter Drizzle. E mesmo que ele tenha, não seria tão incrível (seria melhor que a situação atual, em todo caso), pois agora teríamos apenas cinco turnos. Tudo culpa do maldito sapo.


E sim, ele ficou muito feio.

Mega Sceptile: não o subestimem

Grass/Dragon é o tipo de Sceptile após a mega evolução. No twitter, no dia que isso foi divulgado, fui questionado diversas versas sobre "Sceptile morrerá para um Ice Beam agora" - e ele sobrevivia antes? Primeiro, vamos acertar aqui que ter fraqueza não significa que aquele Pokémon morrerá para aquele golpe. Falamos agora pouco sobre como Swampert sobrevive a alguns grass-type moves mesmo sendo sua fraqueza quádrupla. O mesmo acontece com Gliscor segurando Ice Punch por aí, ou um Bulky Gyarados auxiliado por seu Intimidate segurando um Thunder Punch. Certos disso, de que fraqueza nem sempre significa derrota, vamos prosseguir.

Sceptile é rápido. Ele não apenas chega quase em 400 de Speed, como tem Unburden como Hidden Ability, o que o torna capaz de dobrar esse valor. Além disso, ele tem um Special Attack aceitável. Ele foi muito usado no começo de Ruby/Sapphire, antes do lançamento de FireRed/LeafGreen. Ele era comum em torneios e apresentava bons resultados. Então, posso garantir: Ice Beam não será (e não é) um grande problema pra ele. Alguns Sceptile não apenas são mais rápidos que o oponente com Ice Beam, como também podem matá-lo com um único ataque bem colocado. Em um exemplo extremo, posso citar um Focus Blast em um ice-type Pokémon como Avalugg. Claro que como Pokémon não é tão simples assim, esse Avalugg pode segurar com Sturdy e rebater com Mirror Coat, mas o que quero mostrar é: não subestimem o Sceptile.

Vou dar um exemplo pra vocês. Dragon Pulse (ele já aprende, agora terá STAB), Leaf Storm, Focus Blast e Endeavor, e equipado com White Herb. Isso esperando uma realidade na qual ele recebe defesas melhores, pedir uns 30 ou 40 pontos a mais nas defesas não é sonhar alto. Você está com um Pokémon que tem fraqueza contra water-type na arena e no turno que o oponente traz seu water-type (pode ser um Swampert!), você surpreende com sua armadilha jogando seu Sceptile. Aquele Pokémon era apenas uma isca para preparar a entrada de Sceptile. Ele pode pensar que você usará um golpe grass-type, mas "é só um Sceptile, não vai matar", ou na pior das situações ele sabe que você pode prever que ele vai trocar e usar um outro ataque baseando-se nisso. Em todo caso, Sceptile acabou de entrar na arena como parte de uma estratégia elaborada turnos antes, então talvez ele não saia agora: seu Swampert estar ali é parte do plano. Ousado, você pensa em usar seu incrível Ice Beam, pois bem, um Ice Beam mata o Sceptile, não? Ainda mais se ele mega evoluir! O turno começa. Sceptile começa explodindo seu Swampert com Leaf Storm, que recebendo bonificação por mesmo tipo (STAB), beira os 200 de dano. Seu Swampert morreu. Ué, onde está seu Ice Beam? Mas espere, o turno ainda não acabou: Leaf Storm reduz o Special Attack de Sceptile. O que poderia ser uma desvantagem, torna-se uma vantagem quando White Herb não apenas recupera essa perda como também ativa sua ability Unburden por ter consumido o item. Aquele que "era só um Sceptile" não apenas está pronto para explodir outro Pokémon com seu Leaf Storm de 195 de dano, como agora tem 744 de Speed e é, provavelmente, mais rápido que qualquer Pokémon que você possa enviar no turno seguinte.


Essa é uma situação simples, bem possível de acontecer caso um Sceptile seja colocado no momento certo. Ability do Mega Sceptile, Lighting Rod, pareceu-me deveras mais interessante que ability de Mega Swampert. Se esse Sceptile do exemplo que dei, já com boost de Speed (Unburden) pudesse mega evoluir (impossível, pois precisaria estar equipado com Mega Stone, não White Herb) e em algum momento da partida conseguisse ativar o boost do Lighting Rod, bem, você conseguiria construir um monstro que mataria seus Pokémon, você, e toda sua família.

Apesar dos ataques do tipo grama não serem efetivos contra tantos tipos de Pokémon existentes, a função de um Leaf Storm em um Pokémon assim seria ativar White Herb pro Unburden, pois Dragon Pulse é quem faria o maior estrago, já que causa dano neutro na maioria dos tipos. Em uma situação mais assustadora, é possível ele ter acesso ao Draco Meteor em Omega Ruby e Alpha Sapphire e usar isso para ativar Unburden. Ou o Draco Meteor com STAB de um Mega Sceptile com boost de Lighting Rod seria uma daquelas situações nas quais você já pode pensar sobre como foi bom viver até aquele momento. Mas eu penso como Ice Shard sendo a solução por ignorar Speed (e bater na defense, que é menor que special defense, no caso desse Pokémon). Em todo caso, não subestimem nem o Mega Sceptile, nem nenhum outro Pokémon. Ser surpreendido não é agradável.


E então? Qual dos três será sua escolha para embarcar nessa nova aventura?
Infelizmente, as informações sobre Mega Diancie, ainda não confirmam nada sobre suas abilities, então creio que seja um tanto cedo para pensarmos em como eles podem se sair em combate no futuro e como poderemos aproveitá-los, então vamos esperar mais um pouco. A notícia de Mega Sableye saiu durante essa madrugada, quando eu já havia terminado esse artigo, então deixarei pra falar sobre ele em outra ocasião. Sobre as Primal Forms, não ficou confirmado se são realmente Mega Evolution ou algum tipo de nova forma. Acalmem-se! Certamente há aqueles que pensam "mas no vídeo mostrou o efeito da mega evolução", mas lembrem-se que quando Mewtwo Y foi revelado, ficaram pensando sobre ser evolução de Mewtwo, ser Psychic/Fairy, e no fim não foi nada disso. Pelo menos sabemos que Mega Groudon é Fire/Ground, mas eu gostaria de mais detalhes, então vamos esperar.

Curiosidade da semana

Há algum tempo que os fãs da franquia perceberam que os iniciais do tipo fogo são baseados em criaturas do horóscopo chinês. Caso você não tenha percebido, veja que Chamander é o que se assemelha a um lagarto (dragão), enquanto Cyndaquil é um rato, Torchic é um galo, Chimchar é um macaco, Tepig é um porco e Fennekin é uma raposa (cachorro). Seguindo essa linha, restam os seguintes animais: boi, cabra, cavalo, serpente, coelho e tigre. Apesar de já termos Pokémon como Arcanine e Ponyta, que se encaixam nessas descrições, eles não fazem parte dos iniciais e vale lembrar que no mundo existe mais de uma espécie de animal. Um exemplo no mundo Pokémon é Luvdisc e Alomomola não terem relação alguma, além de serem de regiões diferentes.


Revisão: Jaime Ninice
Capa: Bruno Feltran

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google