Pokémon Blast

Pokémon Lendários não são tão especiais assim

Entenda por que muitos dos Pokémon lendários não são tão ameaçadores como aparentam no cenário competitivo, embora as lendas digam o contrário.

Faz algumas semanas que vi um tópico interessante, feito pelo moderador Daniel Weynee, no grupo Pokémon Blast, onde era discutido o uso de Pokémon Lendários no competitivo. Meu amigo e vlogger do GameBlast, Daniel dos Santos (vulgo LJDarkrai), também se inspirou e fez um vídeo. Como cada um de nós atinge um público, resolvi entrar no clima e também escrever sobre esse assunto, esclarecendo que o status de “Lendário” de um Pokémon pode torná-lo diferente, mas não especial.

O conceito de Lendário

Entei é representado nesse
livro do terceiro filme.
Antes de dar princípio a essa discussão, é preciso entender o que faz um Pokémon ser Lendário. Segundo a mitologia dos jogos, anime e mangá, um Pokémon Lendário é um monstrinho extremamente raro, por vezes único. Muitos deles também possuem um papel fundamental na ordem do mundo, como ser o guardião dos mares (Kyogre), da terra (Groudon), do tempo (Dialga), do espaço (Palkia) e até um que criou o próprio universo (Arceus).
Como um deus, Arceus
pode até fazer ovos de
outros Lendários.
Outros Lendários são conhecidos assim justamente pelo sentido original da palavra - ou seja, são considerados lendas e mitos - e sua própria existência é questionada devido à sua raridade. Este é o caso de Mew, que estava dado por extinto até ser encontrado na Guiana Francesa pelos cientistas da Equipe Rocket, ou dos Gêmeos Eon (Latios e Latias), considerados miragens de tão raros.

Mas se estes Pokémon são tão raros e detentores de tais responsabilidades, é natural imaginar que seus poderes vão muito além da imaginação e que transcendem as capacidades de qualquer Pokémon comum. De fato, suas lendas indicam isso e suas encarnações em todas as mídias mostram essas entidades esbanjando poder e soberania, exibindo a supremacia destas criaturas.

Contudo, quando se fala do cenário competitivo, a coisa muda de figura.

Não tão forte assim

Quando se cai nos jogos, muitas das regras ensinadas pelo anime ou pelos mangás devem ser esquecidas. Aqui é um mundo de números e eles determinam o poder de um Pokémon, não a sua lenda. Não importa se você tem um Arceus e ele está no nível 20, pois um Feebas no nível 100 vai massacrá-lo. Mas claro, é fácil falar disso quando os níveis estão diferentes, então essas decisões de força são baseadas nos stats dos Pokémon.
Base de Cálculo: Como já expliquei na série Competitivo 101, o mundo de Pokémon nos jogos é regido pelo sistema de Base Stats. Basicamente, todo monstrinho possui um valor geneticamente pré-definido para toda sua espécie que determina os limites que cada um dos seus atributos pode alcançar. Por exemplo, um Pokémon com Base Attack 100 pode chegar até 328 pontos em Attack. Vale ressaltar que o valor difere entre o HP e os outros stats; Base HP 100 permite que o Pokémon alcance 404 de HP, e não 328 como seria com Defense ou Speed.
Se houver um confronto entre dois Pokémon, aquele que for detentor da maior velocidade, definida pelo Base Speed e pelos EVs aplicados no atributo, irá atacar antes se ninguém usar um golpe com prioridade. Depois, o cálculo de dano leva como princípio o Base Attack ou Special Attack e os EVs dos respectivos contra a Base HP, Defense ou Special Defense do adversário. É tudo numérico, não tem nada a ver com o perfil do Pokémon. Claro, aí a influência fica em quem tem mais Base Stats.
Nível de Poder: Para medir o potencial médio de um Pokémon, é feito uma soma de todos os seus Base Stats, chegando ao valor de Base Stats Total, ou BST. Esse valor pode ser usado para ter uma estimativa do potencial de um Pokémon, embora a distribuição desses valores seja mais importante que o seu total em muitas ocasiões. Algumas classes de Pokémon seguem uma regra em seus BSTs; os pseudo-lendários (Dragonite, Tyranitar, Salamence, Metagross, Garchomp, Hydreigon e Goodra) sempre possuem 600 de BST.
Mas por que eu disse tudo isso? Porque é nesses números que podemos ver que muitos Pokémon Lendários não são tão poderosos quanto aparentam quando se fala de números. Keldeo é um Lendário extremamente usado, mas só possui 580 de BST, enquanto Metagross possui 600. Já Regice, também Lendário, carrega os mesmos 580 BST de Keldeo, mas raramente é visto no competitivo.

Esses valores deixam claro que ter o status de “Lendário” não influencia muito na capacidade de combate de um Pokémon. O que diferencia as lendas de um Pokémon comum é justamente o folclore do jogo, colocando uma história por trás de suas existências que enche de fantasia as suas capacidades. Com isso fica fácil de perceber que nem todo Pokémon nessa classificação deve ser expurgado do competitivo, já que tudo que fazem é o mesmo que outros sem esta hierarquia.

Mas então por que existem Lendários banidos em regras como a da Smogon e no próprio online da Nintendo? Bem, eu disse que alguns Pokémon Lendários possuem BST baixo, mas não todos. Nem que eles não sejam potentes por si só.

Diferenciando Lendas de Ubers

Slaking tem assustadores
670 BST, mas sua
habilidade o derruba.
Novamente citando uma aula do Competitivo 101, a Smogon University desenvolveu uma Tier/Banlist chamada Ubers, onde boa parte dos Pokémon Lendários estão. Contudo, se você for analisar os Pokémon que estão ali, vai perceber que não estão ali só por serem esses mitos exaltados. Eles estão ali com ótimos motivos.

A maioria destes Pokémon possuem BST acima de 660, chegando até 720 do poderoso Arceus. Céus, se considerar suas Mega Evoluções, Mewtwo chega a assustadores 780 (!) pontos. Apesar disso ser mais que suficiente, as razões não param por aí; estes Pokémon possuem uma série de combinações de habilidades e movimentos juntos destes stats assombrosos que os tornam dignos de serem Lendas, como como é o caso de Kyogre e sua grande resistência, sua habilidade de convocar a chuva ao entrar em campo e de disparar Thunders a esmo.
Esse sim é Uber
merecidamente.

Contudo, nos Ubers nós também temos Pokémon que não são Lendários, como é o caso de Mega Gengar, Mega Blaziken, Mega Lucario e Mega Kangaskhan. O motivo é que Ubers não é um antro para lendas, e sim um local para banir todos os Pokémon que possuem combinações que os tornem potências por si só, precisando de pouco ou nenhum suporte do time, e forçando seus oponentes a ficarem prontos para eles se quiserem ter alguma chance. É por isso que nem todos os Lendários estão aqui; nem todos eles possuem essas combinações mortais.

Basicamente, é preciso seguir o raciocínio básico de que nem todo Lendário é Uber, e nem todo Uber é Lendário. Isso é porque nem todo Pokémon Lendário possui atributos que o tornem uma ameaça monstruosa, e muitas vezes existem outros monstrinhos comuns que conseguem exercer as mesmas funções que uma lenda, de forma ainda mais exímia. Não há necessidade de preconceito, porque cada Pokémon funciona de forma diferente.

Um competitivo para todos

Alguns nem precisam
 ser lendários para
serem fortes.
Após essa breve aula, fica esclarecido que muitos Pokémon não são mais fortes que outros apenas tendo como base o senso comum de que, se é exaltado como lenda, é mais forte que o padrão. Se eles são aceitos pelo cenário competitivo em questão que se está participando, existe um motivo, e é que estas criaturas podem ser enfrentadas sem maiores dificuldades por outros Pokémon comuns. Cobalion é um dos Três Mosqueteiros e é bem forte, mas não pode fazer nada contra um Jellicent.

Claro que isso é carta branca para fazer um time de Lendários permitidos no metagame vigente, mas ao mesmo tempo que isso é uma vantagem, é também uma fraqueza; a maioria destas lendas são bem conhecidas pelo público, então estará correndo o risco de jogar com um time totalmente previsível. Ao menos seu adversário não pode reclamar de injustiça.

No fim das contas, isso deve partir do bom senso de cada um. É preciso compreender que a descrição da Pokédex ou dos livros do jogo não valem muito quando o assunto é o cenário competitivo. Aceitem que os Lendários não são tão especiais quanto aparentam em muitos dos casos e vai poupar muita dor de cabeça, evitar muitas discussões e terá mais tempo para preparar seus times.

Não acreditem em tudo que a Pokédex diz. Segundo ela, Blaziken pode pular um prédio de 30 andares sem esforço, mas só aprende Bounce por Move Tutor. Vai entender.

Revisão: Alan Murilo
Capa: Douglas Fernandes

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google