Hands-on

Smash Bros for Wii U promove a porradaria nintendista na sua melhor forma

Novo game da série para Wii U tem visual caprichado, novas arenas e personagens que prometem trazer novos ares à franquia de luta da Nintendo.


Não era dúvida nenhuma de que o jogo mais concorrido no estande da Nintendo na E3 deste ano seria Super Smash Bros. e a própria companhia tinha ciência disso: dezenas de Wii U's e 3DS's estavam disponíveis para que os vorazes jogadores, famintos por uma Smash Ball, pudesse experimentar o game. Além disso, as tradicionalmente belas modelos da Nintendo carregavam seus Nintendo 3DS, que rodavam o modo Smash Run, presos à cintura. Havia ainda um Wii U rodando uma projeção gigante em uma das paredes. Enfim, era smash por todos os cantos do estande da Big N.

"Only for Wii U"

A versão de mesa da próxima edição do jogo que coloca os seus personagens favoritos para lutar é, antes de qualquer coisa, linda. A direção de arte, que muitos acusavam não ter uma mudança tão significativa em relação a Brawl, na prática fez algumas sutis mudanças que, perante todo o contexto de novos itens, arenas, personagens e tecnologia de alta definição, foram o suficiente para que o título esbanjasse esplendor. Desde o brilho na versão dourada do vestido da Rosalina ao complexo design de Marth, passando pela adaptação do cell shading de Little Mac, todos os diferentes mundos da Nintendo e seus respectivos distintos estilos artísticos estão unificados como nunca antes — e sem perder o tom alegre que permeia boa parte das franquias, como ocorreu em Brawl.

Como já foi anunciado previamente, os estágios de Wii U e de 3DS são diferentes, majoritariamente baseados em jogos de console e de portátil, conforme a versão que esteja sendo jogada. Embora nem todos as arenas já anunciadas estivessem disponíveis, uma boa variedade encontrava-se disponível nas demos, incluindo até mesmo o Colosseum de Fire Emblem, anunciado há pouquíssimos dias. O destaque, entretanto, fica para Mushroom Kingdom U.

Talvez alguns de vocês lembrem que, via Miiverse, Sakurai informou que Kamek apareceria na fase e lançaria uma magia que transformaria o cenário; pois bem, eu, assim como vários outros, havia chegado à conclusão de que ele mudaria a arena e que, dessa forma, o terreno tomaria inspiração em cada um dos mundos de New Super Mario Bros U., mas na realidade vai além disso: Kamek combina vários mundos em um só! Ao voar por cima do estágio, Kamek pode tanto fazer um pé de feijão gigante brotar na plataforma central quanto decidir inundar Accorn Plains, ou até mesmo o deserto, o que faz com que cada visita ao reino do cogumelo desse Smash jamais seja igual à anterior.


Um novo desafiante se aproxima!

Além da direção de arte, ainda mais evidente na riqueza de detalhes dos cenários que capta o olho do jogador desde o primeiro momento, é obvio que uma das principais atrações da demo são os Newcomers. Desde que fora anunciada, Rosalina era a personagem que mais me fez curioso, devido à sua inédita interação com a Luma. A capacidade de controlar a distância que separa o personagem, que imita os seus movimentos além de reagir de forma diferente ao serem realizados comandos equivalentes, fez com que ela parecesse um personagem muito promissor — o que foi confirmado na prática.

Um exemplo claro da utilidade das habilidades de Rosalina é no WVBA's Ring (o ringue de luta do Punch-Out!!): ao lançar a Luma para dentro do ringue enquanto se encontra do lado de fora, a princesa dos cosmos pode cobrir uma área muito maior, visto que as cordas da arena impedem que ela se reconecte com a sua estrela facilmente. Criar combos com ambas não só é divertido como orgânico e diferente de qualquer personagem já visto em um Smash Bros. Ponto positivo para o seu jogo aéreo, que rivaliza com o de Pit, e o fato de se tornar invisível ao realizar uma esquiva.

O Villager, que recentemente perdeu o posto de "psicopata da Nintendo" para o Luigi, provou ser um dos personagens mais oportunistas do grupo. Embora não conte com nenhuma mecânica muito diferente das que já vimos, com a ajuda de seu Gyroid, de seu estilingue e da habilidade de plantar uma árvore no cenário que poderá ser utilizada em sua vantagem, o avatar de Animal Crossing é o mais próximo que teremos de Snake nesta edição de Smash Bros. Entretanto, trata-se de uma versão mais ágil, peso médio e com menos poder de fogo do personagem de Metal Gear Solid, e as diferenças entre seus projéteis e armadilhas garantem uma jogabilidade mais fluida e balanceada que a de Snake.

O destaque, entretanto, fica para Little Mac. Embora seu jogo aéreo seja limitadíssimo, caso esteja atento, você não terá necessidade nenhuma de recorrer a tais táticas. Como era de se esperar de um lutador, os socos de Mac são rápidos e fortes. Com uma agilidade que pode ser descrita como um "Sonic facilmente controlável", o lutador do Bronx é muito rápido, mas sem exagerar, o que facilita bastante acertar aquele One Hit K.O. após carregá-lo (mas não deixe o nome enganar, embora não muito provável, é possível que personagens sobrevivam a este ataque especial). A eficiência do pequeno Sansão dos ringues de luta fez com que ele fosse extremamente popular entre novatos e jogadores experientes. A Big-N distribuía camisas para os vencedores de cada Round e, a maioria dos que queriam garantir que voltariam com uma camisa para a casa escolhiam Little Mac para jogar. Infelizmente sua versão Wireframe não deu as caras.

Greninja, por sua vez, pareceu ser tão bom competitivamente no Smash quanto foi em Pokémon X/Y. Outro dos novatos ágeis, o sapo ninja abusa de contra-ataques, esquivas e teletransportes para escapar de golpes e rapidamente tirar vantagem do erro do oponente, ao dar o troco enquanto eles ainda se encontram realizando o golpe falho. O destaque fica para seu Water Shuriken, que quando pouco carregado se dissipa ao atingir o oponente, mas quando se encontra em carga máxima prende o adversário em sua energia centrífuga e os arrasta por uma boa distância enquanto causa dano até eventualmente desaparecer.

Sopapos Balanceados

Aquela personagem da qual todos riram, xingaram e ficaram absurdamente céticos quanto a veracidade no anúncio na E3 passada acabou por tornar-se uma queridinha do povo e até mesmo possui grande potencial para o cenário competitivo. Sim, estou falando da Wii Fit Trainer, e sua gama de movimentos inspirados em alongamentos, aeróbica e poses de yoga. Além de hilários, os golpes tem uma área de impacto muito grande, devido à flexibilidade da treinadora e capacidade de esticar seus membros a uma extensão quase sobre-humana. Com um dos mais eficientes golpe de recuperação do jogo e um final smash bem simplório para compensar, WFT é um personagem interessante. Fico na curiosidade se vão realizar alterações no movimento do Deep Breath que, além de ser complicado de realizar, não tem uma diferença que valha o esforço.

E por último mas, definitivamente, não menos importante, temos o robozinho azul da Capcom e seu imenso arsenal, proveniente de todos os chefes enfrentados na franquia clássica. Diferente dos personagens já vistos até então, a jogabilidade de Megaman é tão única que inspirou um dos três estilos de jogabilidade dos Miis, que infelizmente não estavam disponíveis para teste na feira. Saber quando trocar o foco — de projéteis a longa distância pro mano a mano com os smashes — é essencial para poder tirar vantagem do Blue Bomber. Caso contrário, o pequeno é capaz de causar muito dano, mas não vai conseguir isolar ninguém para fora da área. Agora imaginem o quão emocionante seria usar seu Final Smash em uma batalha contra outros personagens clássicos dos videogames como Mario, Sonic e Pac-Man!

Mas não se preocupe, se você prefere continuar com algo que já é familiar e estava receoso que os personagens antigos não estivessem a par destes que foram criado, pode ficar sossegado: eles também estão a todo vapor e foram rebalanceados para garantir que ficariam a par dos newcommers. Dois bons exemplos disso foram Bowser e Zero Suit Samus. O Rei Koopa, agora incrivelmente mais ágil e com uma maior área de impacto, foi o campeão das batalhas das celebridades. Já Zero Suit Samus conta com mais poder em seus golpes e mais ataques paralisantes em seu arsenal. Essa combinação gera a excelente tática na qual samus possui diversas opções para paralisar o oponente e isolá-lo com um de seus chutes - agora ainda mais poderosos graças a seus "salto-alto a jato". Essas táticas, aliadas a sua maior e mais precisa mobilidade e seu novo e mais eficaz Final Smash (que atua como o do Snake, mad melhorado), fizeram com que a heroína e seu jogador fossem coroados como os grandes campeoes do Super Smash Sros. invitational.

Já os novatos, com estilos super diferentes dos com os quais estamos acostumados, o exímio balanceamento dos personagens feito por Sakurai e seu time de doze pessoas e - não podemos esquecer - a ausência de tripping, prometem fazer desse Smash o jogo competitivo que os fãs de Melee esperavam em Brawl, mas sem comprometer a diversão descompromissada que é característica da série. Infelizmente não estavam disponiveis as figuras Amiboo (os bonecos da NFC da Nintendo a là Skylanders) nem os Miis e suas opções de customização, mas o que vimos foi o suficiente para garantir: Super Smash Bros. For Wii U será um jogo obrigatório para qualquer dono do console da Big N.


Revisão: Rodrigo Estevam 
Edição: Jaime Ninice e Rodrigo Estevam
Capa: Daniel Silva 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google