Jogamos

Análise: Tomodachi Life (3DS) reúne seus amigos em uma ilha de bolso

Reúna Miis de seus parentes, conhecidos e amigos para fazer a festa e aprontar situações alopradas no maior e mais maluco simulador de vida para o Nintendo 3DS!

Parentes, vizinhos, colegas, amigos, conhecidos, celebridades, ídolos, personalidades históricas… Já pensou como a vida seria mais divertida se você pudesse reunir todos eles em um só lugar e ao mesmo tempo para que se conhecessem mutuamente? Felizmente, agora não será mais preciso imaginar, já que Tomodachi Life, para Nintendo 3DS, propõe exatamente isso. Prepare-se para descobrir situações bizarras e irreverentes que ocorrem ao misturar toda essa turma em um complexo de apartamentos na sequência de Tomodachi Collection, o primeiro jogo da franquia lançado exclusivamente no Japão para Nintendo DS.

Se você pudesse levar seus amigos para uma ilha deserta…

O passo primordial em Tomodachi Life, depois de você ter criado seu próprio Mii “sósia” para viver como primeiro habitante numa pacata ilha, é populá-la de Miis de seus amigos. Isso pode ser feito diretamente pelo Criador Mii do console, através de códigos QR personalizados do jogo (que carregam informações adicionais), através da câmera ou pelo criador de Miis dentro do próprio jogo. O processo é apenas automático na questão cosmética, já que, uma vez importados, você ainda deve detalhar algumas informações adicionais dos personagens Mii, como idade, nome completo e pronúncia vocal, além de configurar uma engraçada voz sintetizada.
Os dados adicionais ajudam a deixar seu Mii ainda mais parecido com você!
Como última etapa, é necessário criar uma personalidade com base em algumas variáveis que pegam emprestado fundamentos de psicologia real, conhecidos como os tipos de Myers-Briggs. Ao definir se seu Mii é lento ou rápido, educado ou ríspido, muito ou pouco expressivo, sério ou calmo e normal ou peculiar, você o alinha para uma das 16 diferentes personalidades disponíveis no jogo, agrupadas em quatro grandes grupos com quatro subdivisões:

  • Easygoings (Pacatos) são relaxados, têm uma mente aberta e fazem as coisas em seu próprio ritmo. Entre eles, existem os Softies (Molengas), bastante sentimentais, os Optimists (Otimistas), sempre entusiasmados, os Buddies (Companheiros), que valorizam a confiança da amizade e os Dreamers (Sonhadores), idealistas e românticos.
  • Outgoings (Extrovertidos) são enérgicos, se dão melhor em aspectos sociais e conseguem fazer amizades muito mais facilmente. Dentro desse grupo, os Trendsetters (Formadores de Opinião) conseguem ser admirados por todos. Entertainers (Animadores) são os “palhaços” da turma e sempre fazem os outros rirem. Charmers (Sedutores) são contagiantes por natureza e Leaders (Líderes) têm uma propensão natural para seguirem seus instintos e serem respeitados por isso.
  • Independents (Independentes) preferem a introspectividade e são mais reservados, lidando com seus próprios assuntos de forma mais fechada e pessoal. Free Spirits (Espíritos Livres) são singulares, despreocupados e sempre pensam duas vezes. Artists (Artistas) são inspirados, criativos e encontram a felicidade na criação. Lone Wolfs (Solitários) são extremamente introspectivos e não demonstram seus sentimentos e Thinkers (Pensadores) são bons em pensar em todas as possibilidades e perspectivas possíveis.
  • Confidents (Confiantes) são auto-motivados, organizados e acreditam em sua capacidade. Dentre eles, os Designers (Desenvolvedores) são altamente produtivos e diligentes, os Adventurers (Aventureiros) são ambiciosos e gostam de apostar em riscos, os Brainiacs (Gênios) são bastante inteligentes ao saberem de vários assuntos e os Go-Getters (Empenhados) lutam pelo sucesso à qualquer custo.
A soma das diversas opções torna o sistema de personalidade bem complexo e intrínseco
Uma vez que seus tomodachi (que significa “amigo” em japonês) são importados para a ilha com uma personalidade conferida à ele, a magia começa. Todas as interações com os Miis levam em conta a sua personalidade geral ou particular, e a maior parte das amizades (e até mesmo romances) que ocorrem dentro do jogo acontecem com base nessas complexas variáveis, tornando o jogo riquíssimo em possibilidades.
O relacionamento dos Miis é diretamente afetado por suas personalidades

Seus problemas, meus problemas

Como a maioria dos simuladores de vida, Tomodachi Life não tem exatamente uma condição de vitória geral ou algum objetivo específico a ser seguido. A graça está, assim como em Animal Crossing: New Leaf (3DS) por exemplo, em revisitar sua ilha diariamente e descobrir as novidades que os habitantes dela trazem. Se você pretende prosseguir no jogo, contudo, é necessário que você ajude os seus Miis em seus problemas do dia-a-dia, conhecidos como Mii Problems.

Sempre que um Mii estiver com um balão de preocupação sobre sua cabeça, significa que ele está com algum problema e pode ser ajudado ao tocar nesse balão. Os problemas vão desde estar com fome ou sede ou querer um chapéu novo até coisas mais complexas como fazer novos amigos ou confessar uma paixão à pessoa amada.
Um Mii pode até mesmo pedir sua ajuda para unir outros dois amigos em um romance promissor
Sempre que você ajuda um Mii, você ganha um pouco de dinheiro e faz a barra de felicidade dele subir. Ao alcançar o final, ele aumenta um nível na escala de felicidade, permitindo que você presentei-o com uma decoração de interior, uma música, uma frase personalizada, um brinde ou dinheiro. Da mesma forma, dizer algo que o Mii não esperava pode chateá-lo, o que deixará a barra em negativo até que você seja capaz de alegrá-lo novamente.
Alguns artigos especiais de lazer, como o Wii U, o Nintendo 3DS XL e laptops só podem ser presenteados através de um level-up de felicidade.

Lugares para conhecer e eventos para comparecer

O dinheiro que você ganha ajudando Miis na resolução de seus problemas tem muito mais utilidades. Na ilha de Tomodachi existem vários estabelecimentos que têm seus produtos atualizados diariamente onde você pode comprar mais itens para aprofundar a personalização do jogo ou simplesmente atender à algum pedido de um Mii vizinho. Além disso, todas as lojas mantêm três tipos de linhas de produtos: as novidades do dia, os produtos especiais de temporada e o estoque, onde todos os itens que você já comprou podem ser readquiridos novamente. Entre os varejistas existem as lojas de roupas, de decoração de interiores, de chapéus e de comida. Além disso, também existe uma loja especial de roupas importadas que recebe estoque de outras ilhas de outros jogadores via StreetPass além de alguns eventuais itens especiais por SpotPass pela Nintendo. Uma loja de penhores também existe para lhe remunerar de colecionáveis que você não se importa mais em ter. Não é raro ver algum vizinho trabalhando em meio-período em uma dessas lojinhas.
Todas as lojas do jogo trazem novidades diárias que, no caso de vestimentas, podem ser acessórios completamente novos ou apenas uma cor ainda não obtida
Além de lugares para compras, a ilha também conta com diversas opções de lazer. Você pode encontrar outros Miis se divertindo ou relaxando na praia, no parque, no parque de diversões, no café, na torre panorâmica ou na fonte central, onde ocorrem doações diárias. A maioria desses lugares também tem eventos específicos que acontecem apenas durante uma parte do dia.

Os duelos de rimas, por exemplo, ocorrem diariamente das 18h às 19h ao lado da fonte…
...enquanto o Quirky Questions (Perguntas Peculiares) pode acontecer a qualquer hora do dia no topo da Torre de Observação
Além desses dois tipos de estabelecimento, também existem lugares de criação de conteúdo, como um estúdio fotográfico, um auditório musical e a torre de notícias, que gera automaticamente manchetes aleatórias e hilárias ao longo do dia. Para editar o nome da ilha, adicionar mais moradores ou verificar sua coleção de tralhas existe a prefeitura. Por fim, existem também um mural de recordes, um “testador de compatibilidade”, o porto para transferências StreetPass e um atalho dentro do jogo para o serviço de Posta Imagens do Nintendo 3DS, permitindo uma integração mais ágil às redes sociais.

Lixo de uns, tesouro de outros

Se colecionar insetos, peixes, fósseis, roupas, frutas e móveis já era um hobby passivo em Animal Crossing: New Leaf, esse conceito é levado à potência infinita em Tomodachi Life. Inicialmente, a biblioteca já se faz ainda mais imensa por contar com itens do tipo roupas (classificadas em masculino, feminino, unissex, uniformes e fantasias), chapéus (distribuídos entre bonés, chapéus de fantasias e acessórios), comidas (separadas entre pratos principais, acompanhamentos, sobremesas e bebidas) e interiores de apartamentos. Adicionalmente, também é possível encontrar presentes que podem ser ganhados de Miis ao solucionar os seus problemas e entregar artigos de level-up de felicidade aos personagens que evoluem de nível. Ambos os tipos exercem diferentes efeitos sobre os Miis, sendo que os artigos de level-up geralmente definem como o Mii prefere gastar seu tempo livre.
A Câmera de Realidade Aumentada, por exemplo, é um presente de Mii que pode ser entregue a outro para tirar fotos do personagem pela câmera do portátil...
...por outro lado, Miis com itens de level-up iguais podem se unir e compartilhar seus hobbies durante suas horas de lazer
Se tudo isso já não fosse o bastante (e o suficiente para ultrapassar, de longe, a biblioteca de itens disponível em Animal Crossing), o jogo também conta com 152 itens do tipo tesouro, na qual o propósito é simplesmente colecionar e obter os mais variados tipos possível. Tesouros vem em dois tipos: os tesouros normais raramente podem ser usados em situações com os moradores e geralmente não servem algum propósito além de preencherem uma imensa galeria que pode ser acessada pela prefeitura da ilha. Tesouros desse tipo podem ser conquistados ao vencer uma brincadeira contra algum Mii ou jogando o minigame Tomodachi Quest.
As brincadeiras com Miis podem variar entre jogos de perguntas e respostas, jogos de memória ou outros passatempos de ação, como pegar um tesouro antes dele cair no chão
Já o segundo tipo de tesouro, as comidas especiais, são muito mais difíceis de se encontrar. Elas só podem ser compradas, por Play Coins, de viajantes que passam por sua ilha, vindos de outros portáteis Nintendo 3DS através da função StreetPass. A diferença desse tipo de tesouro é que ele pode ser dado a outros Miis e, nesse caso em específico, sempre será apreciado, garantindo que o personagem fique feliz.
Uma guloseima que nenhum Mii é capaz de resistir!

Até que outro Mii os separe

Em sua ilha de tomodachis, os relacionamentos entre os Miis são tratados em um nível bastante complexo e levam em consideração hobbies, preferências, personalidades e diferenças pessoais. Diante disso, quando dois Miis do sexo oposto gostam muito um do outro, eles podem chegar ao ponto de quererem se declarar ao seu amor. Mas assim como início de novas amizades, tentativas de namoro também dependem da ajuda do jogador, que pode auxiliar o personagem necessitado dando conselhos ou optar por fazê-lo desistir completamente da ideia, deixando-o temporariamente deprimido.
O jogador pode sugerir o lugar e a forma como um Mii se declarará ao seu par, quando este lhe pede ajuda e está pronto para um relacionamento.
Quando Miis começam a namorar, eles podem passar por altos e baixos, perderem o interesse depois de um tempo ou terem o interesse de outros personagens, fechando um triângulo amoroso. Mas quando o casal passa um certo tempo unido sem muitos distúrbios, a dupla pode decidir se casar. Assim como o pedido de namoro, a proposta de casamento envolve um dos Miis da dupla pedindo ajuda ao jogador. Nesse caso, o jogador pode escolher o local onde acontecerá o momento especial e deve ajudar o Mii em um minigame para fazer a pergunta fatídica na hora perfeita.
Todo casamento é seguido de uma lua-de-mel bônus onde o casal pode tirar fotos em lugares curiosos e deslumbrantes ao redor do mundo
À partir desse ponto, os Miis casados deixam de morar nos apartamentos individuais da ilha e passam a ocupar casas de família em um lote exclusivo para Miis casados. Além disso, é nessa etapa que eles podem eventualmente decidir ter um filho ou filha, o que tratá um novo Mii baseado nos pais (ou completamente personalizado pelo personagem, se ele desejar) para a ilha. Apesar do compromisso, entretanto, Miis casados podem comparecer de volta a seus velhos apartamentos de solteiro caso o jogador os chame ou o personagem sinta vontade de ficar sozinho.
Apesar de morarem juntos, ainda é possível revisitar e até mesmo solucionar novos problemas de Miis que já se encontram casados e dividem o mesmo lar
Com o passar do tempo, o filho ou filha do casal acaba se tornando um Mii adulto e pode finalmente deixar o ninho. Nesse momento, o jogador tem duas opções: permitir que o Mii se torne um viajante explorador, que será enviado por StreetPass para outras ilhas em diversos portáteis Nintendo 3DS e trazendo notícias de tempos em tempos, ou de se tornar um Mii definitivo e individual em um dos apartamentos da ilha, que poderá continuar o ciclo apaixonando-se por sua própria alma gêmea.
E o ciclo continua!
A partir desse ponto, Tomodachi Life para Nintendo 3DS aproveita o momento para mostrar os créditos de produção do jogo e agradecer o empenho do jogador. Apesar disso, a infinidade de situações cômicas, irreverentes e divertidas que você pode encontrar diariamente em sua ilha de bolso é mais que o suficiente para lhe manter revisitando seus amigos virtuais, colecionando tesouros ou simplesmente aproveitando o profundo mundinho do jogo por muito mais tempo.

Prós


  • Uma imensidão de situações irreverentes e curiosas para serem descobertas todos os dias entre os Miis de seus amigos;
  • Diversos itens, acessórios e tesouros para serem colecionados;
  • Humor sutil e bem dosado, que não enjoa e nem desconcentra.

Contras


  • Não está localizado para o português, o que limita a jogabilidade aos que dominam o inglês; 
  • Tirando o StreetPass, não existe um modo mais robusto de multiplayer;
  • O jogo não oferece todo seu conteúdo logo de cara e precisa ser jogado aos poucos, diariamente, o que pode ser ruim para alguns jogadores.

Tomodachi Life – Nintendo 3DS – Nota: 9.0
Revisão: José Carlos Alves
Capa: André Perez Segato

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google