Game Music

Poké-Música Parte 5: As fantásticas melodias de Unova

Seja bem-vindo a um novo continente recheado de monstrinhos inéditos, cidades maravilhosas e músicas que ficam para sempre na memória.


Deixamos para trás a bela região de Hoenn e dirigimos nossos olhares e mentes para um continente completamente diferente de todos os outros do mundo Pokémon. Unova é uma terra de diversidades, visuais únicos e uma trilha sonora que consegue unir dois games e seus sucessores em um laço belo de se ver e ouvir. Venha visitar Unova e descobrir porque a música dessa terra tão vasta e interessante é considerada por muitos a melhor trilha sonora da série Pokémon.

MPORTANTE: Quer aproveitar melhor a leitura da matéria? Então coloque para tocar as músicas em destaque que se encontram no final da página!

Novo continente, novos sons

Como sempre, todas as novas jornadas no mundo Pokémon começam com a melodia de introdução do novo game. Uma curiosidade é que a abertura de Black & White se diferencia muito do que havia sido visto na série até então. Boa parte dela é dedicada a coroação do antagonista do título, Lorde N. Além disso, é a primeira vez que palavras e mensagens aparecem na tela de abertura. Mesmo assim, o destaque final para a aparição dos Pokémon lendário de cada game continua. Tudo isso embalado por uma melodia épica e de tons inconstantes.

Seguimos agora para a pacata e simpática Nuvema Town. A cidade natal do protagonista possui um tema similar aos tantos outros das regiões passadas. Mesmo assim, ainda é possível sentir um tom único na melodia. Dessa humilde origem partimos para nossa próxima atração musical, o tema de Nimbasa City. A cidade parece ser um enorme parque de diversões e os tons animados da melodia combinam perfeitamente com o ar lúdico da localidade e a explosão de cores.

Nossa próxima parada na jornada por Unova segue para Castelia City, uma das maiores cidades do mundo Pokémon e um lugar no qual é muito fácil de se perder. A música com tons pesados e mais compassados transmite bem o ar de metrópole dessa cidade cheia de arranha-céus e de pessoas que não param de ir e vir de diferentes lugares. Desse grande centro humano seguimos para Driftveil City, uma cidade portuária onde os ventos fortes não somente impulsionam as embarcações e o comércio, mas uma sinfonia agradável de se ouvir enquanto se caminha por suas ruas.

Antes de sairmos de Driftveil, vale a pena relembrar a melodia que pode ser ouvida enquanto o personagem entra no labirinto congelado de Cold Storage. A música é um pouco lenta, mas tem momentos tensos. E agora, continuando nossa jornada musical, vamos em direção a Mistralton City. Apesar de ser muito pequena, a localidade conta com um aeroporto que, desproporcionalmente, é maior que a cidade que o abriga. Mesmo assim, ela tem uma melodia contagiante e muito calma.

Mas a trilha sonora de Black & White - e posteriormente de suas sequências numeradas, Black 2 & White 2 - não é composta apenas pelas melodias das diferentes localidades de Unova. Os temas musicais dos combates com Pokémon selvagem e contra outros treinadores são as composições que mais mudam de game para game. Pode-se dizer que são essas músicas as responsáveis por definir toda a temática musical do título. Para Unova, as melodias ganharam ares mais ritmados e com sons que não tinham sido reproduzidos em nenhum game anterior.

Além de a história dos games da quinta geração serem uma das melhores de toda a série, os títulos foram responsáveis por apresentar aos jogadores uma das equipes de vilões com a música de combate mais forte e tensa já composta, a Team Plasma. Também podemos ver a introdução de um dos personagens mais misteriosos e carismáticos da franquia, N. O jovem que tinha apenas uma letra como nome (que na verdade significava Natural Harmonia Gropius) possui uma personalidade única e o combate final contra ele possui um dos temas musicais mais interessantes.

Continuação e aprimoração

Talvez o aspecto mais surpreendente de Unova é que, ao contrário de Kanto, que foi lembrada nos games da segunda geração, essa incrível região teve dois títulos dedicados somente a ela. Black 2 e White 2 não foram apenas continuações de uma história que passam dois anos após os eventos de seus antecessores, mas um melhoramento surpreendente de algo que já era bom. Ao contrário da música introdutória de seu antecessor, os novos games traziam novos ares, novas emoções e novas melodias que pareciam ser um aperfeiçoamento de suas predecessoras.


A cidade-natal do novo protagonista pode se parecer muito com a de seu antecessor, mas Accumula Town possui um ar único. Ela sintetiza muitos elementos de Unova em um lugar só e tem uma melodia calma. Uma cidade que segue com um ritmo muito semelhante é Nacrene City. Com um museu totalmente dedicado ao universo e história Pokémon, a localidade possui um tema musical suave e pontuado por tons mais agudos, mas que não deixa de ser relaxante para seus visitantes.

Nossa próxima parada no “redescobrimento” de Unova é na eletrizante Opelucid City. Com um tema musical animado a cidade parece funcionar apenas com o poder da eletricidade, que corre até em seus habitantes que parecem energizados de alegria! E falando em energia elétrica, que tal passarmos na misteriosa Chargestone Cave? A caverna possui um dos puzzles mais interessantes dos games e também uma trilha sonora que fica mais tensa a medida que o jogador desce nas profundezas do local.

Apesar de tantas localidades fascinantes, existem duas cidades que não podem ser esquecidas quando se fala em temas musicais de Unova. A primeira é Lentimas Town, uma cidade vermelha que é feita e vive do comércio de porcelana feita de terra vulcânica. Ela possui um tema único em relação às outras cidades, que evoca um certo ar “árabe”. Já Floccesy Town é uma cidade natal do antigo campeão da liga Pokémon de Unova, Alder. A grande torre do relógio parece ditar o ritmo do local, assim como o tom da melodia que toca pela suas ruas.

Os temas musicais dos personagens principais continuaram quase com os mesmos tons. Uma das grandes diferenças das continuações foi a introdução de um rival, como sempre havia ocorrido até então na franquia, com um tema de batalha próprio e muito bem composto. Além disso, o tema musical do combate com os remanescentes do Team Plasma mudou. A música parece bem mais agressiva e perdeu seu tom mais dramático, refletindo como a equipe estava com a liderança e seus ideias abalados depois dos primeiros games.

Menções honrosas

Dentre as diversas composições que merecem ser lembradas, algumas merecem um destaque especial, como a melodia contagiante e relaxante que podemos ouvir enquanto se atravessa a longa e bela Skyarrow Bridge. O tema é pontuado por tons ritmados e que conseguem conquistar o coração do jogador. Quem poderia dizer que atravessar uma ponte poderia ser algo tão prazeroso?

Outra composição que devemos nos lembrar é a música da Rota 4. Dentre todas as melodias que tocam durante as travessias do jogador pelas inúmeras rotas de Unova, a desse caminho certamente é a que possui o tom mais épico. Com uma sinfonia que lembra muito os ritmos encontrados nos primeiros games da franquia, andar pela Rota 4 é garantia certa de estar embarcando em uma jornada emocionante.

Sempre que o seu Pokémon estava com a energia vital próxima de se esgotar durante um combate, um som de alarme intermitente começava a apitar nos ouvidos do jogador. O som era ritmado como as batidas de um coração estressado. Os games da quinta geração não somente preservaram esse pulso tenso mas adicionaram um tema musical a ele que torna o momento de decidir um combate ainda mais decisivo do que ele realmente é.

Para reproduzir as músicas basta selecionar a que você quiser e apertar o botão "Play" para reproduzi-la!

E então, o que achou da seleção musical para Unova? Não deixe de conferir a última parte de nosso especial na próxima semana, em que iremos explorar os tons mais clássicos e rebuscados da chique região de Kalos.

Revisão: Alan Murilo
Capa: Diego Migueis

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google