Nintendo registra patentes para chat in-game e uso diferenciado de energia

Além disso foram descobertas uma patente de regulagem de ambientes com base em interações com usuários e uma espécie de QR Code sonoro.

Após uma patente da Nintendo sobre um console sem leitor de mídia física ser descoberta, outras patentes interessantes da empresa também vieram a público.


A primeira delas é, de certa forma, sobre uma forma de fazer chat in-game. O resumo da patente diz o seguinte:
"Um sistema de jogos usado como exemplo inclui um monitor para mostrar imagens de um jogo ou de um programa de televisão, além de um dispositivo terminal com uma câmera, um microfone e um auto-falante. Quando um usuário está jogando ou assistindo a um programa de televisão através do monitor, outro usuário pode usar o dispositivo terminal para chat."
Ou seja, seria como se fosse possível usar o Wii U Chat pelo GamePad enquanto alguém (ou a mesma pessoa) continua jogando através da TV.

Outra patente é sobre hardwares que conseguem gastar mais (ou menos) energia dependendo da necessidade, o que parece até natural considerando que nas últimas gerações houve um grande foco por parte da Nintendo em aparelhos com um consumo de energia bastante eficiente.
"Um sistema de processamento de informação é capaz de se comunicar com um aparato externo via rede. O sistema de processamento de informação é capaz de operar em ao menos três modos de operação diferentes, incluindo: um primeiro modo; um segundo modo, que consume menos energia que o primeiro modo; e um terceiro modo, que consume menos energia que o segundo modo e que não realiza comunicação via rede."
A terceira patente fala sobre um sistema de regulação dos jogos com base nas ações dos jogadores. Nesse tipo de sistema, os ambientes dos jogos sofreriam mudanças em tempo real baseadas nas interações dos usuários, que poderiam inclusive ser compartilhadas via internet. Um exemplo dado para esse tipo de mudança seria escalonar a dificuldade do jogo dependendo do quão bem ou mal a base de jogadores está se saindo em uma certa parte do jogo.

Por fim, foi descoberta uma patente sobre uma espécie de QR Code sonoro, em que um pequeno sinal de áudio seria utilizado para ler dados compactados.

Como sempre, vale lembrar que é comum para empresas de tecnologia registrarem patentes que nunca são utilizadas, por tanto ainda que essas patentes pareçam condizentes com a filosofia da Nintendo, é melhor não se animar de mais com elas por enquanto.

Fonte: Gamenesia
Jefferson Boldrin Cardozo é graduando em Eng. de Computação na USP. Passou a amar video games quando ganhou seu primeiro SNES com Donkey Kong Country e não parou desde então. Quando não está jogando ou em aula, pode ser encontrado no Facebook.

Comentários

Fórum
Google+
Facebook


Últimas do Fórum

Ver mais

No Facebook

Ver mais