Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #251: NX; Zelda do Wii U; volta da Big N ao Brasil; e mais

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


A coluna mais linda, questionadora e sábia já identificada, chegou! \o/ No N-Blast Responde de hoje — estou passando minhas férias aqui, parada em Lake Hylia, e respondendo vocês, por isso sintam-se mais importantes que o Luigi —, respondo dúvidas sobre minha série, o misterioso e aguardado NX, quando a Nintendo voltará ao Brasil, taxas ao comprar jogos na eShop, o que foi o tal de Nintendo On e muito mais!


Pedrita, por que a Nintendo tem sempre que cobrar alguns centavos a mais nas compras digitais? Acho isso um “roubo” e nada legal!!!
Anônimo "Anti-taxas" da Silva
Você quer dizer aquela taxa adicional que é cobrada na hora da compra, por cima do valor oficial do jogo? Nesse caso, isso não é roubo da Nintendo não. Isso é parte da política de taxas de impostos dos EUA, onde o valor anunciado é sem considerar o imposto e este só é cobrado na hora da compra. Isso não acontece só na eShop ou lojas virtuais não, em qualquer loja que você for nos EUA vai acontecer exatamente a mesma coisa. Por exemplo, você pega uma bala cuja etiqueta marca um preço de $2, mas quando você vai no caixa, o valor final será um pouco maior (coisa de centavos, como você falou), porque a taxa de imposto foi cobrada. Parece estranho, mas isso é feito assim porque lá cada estado tem uma taxa de imposto diferente. Portanto eles marcam os produtos com o valor “limpo” sem taxa, para que você veja qual é o preço real do produto.
Rumores apontam que os valores das taxas da eShop vão todos para os cofres do Wario
Pedra pedrosa #sualinda, tenho uma pergunta e um desabafo: 1) O jogo Battalion Wars 2 pra Wii é sensacional, por que não fazem uma sequência pra ele no Wii U ou no NX mesmo? 2) Sou fã alucinado da SUA serie, por que a Nintendo não divulga nada sobre o próximo Zelda? Não aguento mais essa angústiaaaaaaa.
Bruno Castro, meu angustiado fã que me acha linda
1) É verdade, Battalion Wars 2 realmente é um jogo muito bom. Na verdade, ele é considerado um spin-off da série Wars, da Nintendo – que fora do Japão consiste apenas dos jogos Advance Wars. Essa é uma série que sempre fez bastante sucesso e é mesmo um pouco estranho não terem anunciado nada novo já há um bom tempo, seja no formato tradicional de RPG tático, seja no formato de Battalion Wars. Enfim, nada ainda foi anunciado… o jeito é esperar por alguma surpresa para o NX.

2) Ah, tente não se angustiar muito, isso é bem típico da Nintendo quando se trata da MINHA série. Eles sempre mostram apenas uma pontinha com bastante antecedência e depois deixam todos esperando ansiosos com pouquíssimos detalhes. E geralmente atrasos acontecem para o lançamento do jogo. Mas com o lançamento previsto – por enquanto xD – para este ano, pode ficar tranquilo – ou quase xD – que logo logo o jogo será finalmente revelado em toda a sua glória… o que se o pessoal da Nintendo tiver um mínimo de inteligência significará colocar a MIM como personagem principal. ¬¬”
BREAKING NEWS: vaza imagem que mostra inédito personagem
controlável do novo The Legend of Zelda do Wii U
Pedra o que a Nintendo está esperando para lançar DLCs com novas pistas e personagens para o Mario Kart 7? O jogo continua a liderar a lista na eShop, vende como água, mas quem pegou no lançamento (como eu) já deve estar tbm enjoando das mesmas pistas… :n
Fernando Guerra Ordoñez, acelerando e querendo DLCs
Nem espere porque isso não vai acontecer. Veja bem, um jogo precisa ter sido desenvolvido com DLCs em mente para que isso possa ser feito após o seu lançamento e, claramente, esse não foi o caso de Mario Kart 7 (era uma época em que a Nintendo ainda não estava investindo nesse tipo de conteúdo). Se um jogo não foi projetado para receber conteúdo adicional, isso simplesmente não pode ser feito e mesmo sendo ainda um dos jogos mais populares do 3DS, isso não vai mudar.
Nada de DLCs para Mario Kart 7. Mas bem que a Nintendo poderia
disponibilizar novos personagens controláveis, como eu, né?
Pedra, que videogame estranho é aquele da Nintendo de Realidade aumentada chamado Nintendo ON?
Heltinho Minardi, o ONganado
Ahh, que saudades dos tempos em que as pegadinhas da internet duravam mais do que cinco minutos! Sim, esse tal de Nintendo ON não foi nada mais do que uma pegadinha muito bem elaborada para a época. Estamos falando de 2005, quando o Wii não havia sido oficialmente mostrado ainda e todos o conheciam até então como “Revolution” (parecido com a situação do NX hoje). Eis então que, no meio de toda essa expectativa por informações do novo console, surge um vídeo na internet que supostamente mostrava o novo console da Nintendo, uma espécie de capacete que permitiria jogar jogos em realidade virtual, semelhante ao atual Oculus Rift.

Obviamente tudo não passou de uma farsa, mas uma farsa muito bem feita para uma época quando vídeos amadores desse tipo não eram comuns como hoje em dia. Atualmente ele teria sido desmentido imediatamente após a sua publicação, mas naquele tempo muitos acreditaram ser verdade por vários dias. Realmente é um trabalho de primeira… exceto pela Samus e o Mario do final que estão bem feios xD




Olá pedra, você sabe se teremos uma Direct esse mês de Janeiro? Quero saber mais sobre o port HD de Twilight Princess, será que vão refazer a trilha sonora orquestrada como em Wind Waker HD? O que você sabe sobre o estúdio australiano responsável pelo jogo?
Renan Lima, esperando pela princesa do Crepúsculo
Não, por enquanto não há nenhum Nintendo Direct anunciado. Sobre a versão remasterizada em HD do jogo da MINHA série, por enquanto nada foi dito sobre músicas orquestradas, então estou imaginando que não haverá.

A empresa responsável pela remasterização é a Tantalus Media. Eles não desenvolveram nenhum jogo muito notável, mas têm feito vários ports de jogos. São eles, inclusive, que também fizeram o port de Zombi U para o PS4, Xbox One e PC, que foi renomeado para simplesmente Zombi.
O amiibo do Wolf alfacinho e Midna já é um bom motivo pra ter TP HD.
Agora quero saber quando é que vão lançar o meu amiibo ¬¬'
Oh, Pedra do Destino, poderia me esclarecer como serão lançadas as 3 versões de Fire Emblem: Fates no ocidente? Quais versões serão em mídia física? Existem bundles já anunciados? Quantos slots de save possuem cada versão? Ah, sou fã do gênero RPG Tático, poderia me indicar algum game para 3DS/WiiU?Neto Hil, no Hiltmo de FE(sta)
Assim como no Japão, Fire Emblem Fates será lançado no Ocidente em duas versões: Conquest e Birthright, que estarão disponíveis em mídia física e digital. Haverá ainda uma terceira versão, chamada Revelation, sendo que está será lançada exclusivamente como DLC e poderá ser comprada/baixada desde que você tenha qualquer uma das versões do jogo. Sim, haverá também uma edição especial de colecionador que irá conter todas as 3 versões. Quanto aos save slots, parece que serão 9 em cada uma das mídias físicas, ou então 3 para cada versão em mídia digital (dando um total de 9 se você comprar as 3).

Sobre outros jogos desse gênero, o Wii U ainda está fraco, sendo que o primeiro jogo que provavelmente será um bom representante é o Fire Emblem x Shin Megami Tensei, que ainda será lançado neste ano. Já o 3DS tem vários bons jogos de RPG tático, como Fire Emblem Awakening, Project X Zone, Code Name: S.T.E.A.M., Stella Glow e os da série Shin Megami Tensei.
De que lado você está?
Pedra, o que pode ajudar no retorno da Nintendo ao Brasil? A baixa do dólar, a queda da inflação, o que pode ser?
Heltinho Minardi, #NintendoPleaseComoToBrazil
Como a própria Nintendo afirmou, o grande e principal problema do mercado de games no Brasil são os impostos relacionados à política de importação de seus produtos. É absurda a quantidade e os valores de impostos que incidem sobre games e, principalmente, consoles no Brasil, que acabam chegando com um valor mais do que o dobro do valor original. No preço atual de um console no Brasil, mais de 70% dele é referente a impostos. E se considerarmos ainda que as lojas – obviamente – vão querer ter um pouco de lucro em suas vendas, passamos a ver o motivo de preços tão ridículos.

Não é à toa que isso acabou gerando um enorme comércio de jogos piratas e contrabandeados no Brasil, o que só contribuiu para piorar a situação da Nintendo no país. Para a Microsoft e a Sony, que atuam em outros mercados, fica um pouco mais fácil – ou menos difícil ¬¬, mas para a Nintendo, que atua unicamente com games, lidar com a política de impostos do Brasil é basicamente como passar por uma barricada de canhões e mísseis e uma fossa de crocodilos, piranhas e tubarões para chegar a um público que a essas alturas já comprou o que queria com o vendedor suspeito dos túneis subterrâneos.

O problema de impostos do Brasil vai bem além dos games, sem dúvida, já que parece que tudo se paga bem mais caro no país – de roupa a eletrônicos e carros. Mas dentre tantos absurdos, a do mercado de games sem dúvida está entre os maiores, já que é um dos mercados que está mais crescendo e mostrando potencial no mundo, e, enquanto em outros países eles já são considerados como produtos culturais, no Brasil eles ainda são taxados como brinquedos, o que já acarreta impostos mais altos.

Enfim, para que a Nintendo volte ao Brasil, temos que torcer para que os impostos sejam reduzidos e que a política, em geral, melhore. Infelizmente não há sinal de que isso vá acontecer muito em breve… aliás, em meados do ano passado houve um tratado entre 80 países do mundo todo que fez com que as tarifas de games e eletrônicos fossem reduzidas. O Brasil? Não apenas se negou abertamente a fazer parte do tratado, como ainda chegou a ter um aumento dessas tarifas no começo de 2015. ¬¬

Olá gloriosa e sábia Pedra! Estou com uma dúvida. O Netflix no Wii (o old não o U) reproduz vídeos em 1080p? Existe cabo HDMI pra ele?
Everton Nucci, fazendo mais maratonas que o Running Man
Não, o antigo Wii não possui capacidade para gráficos HD, tendo uma resolução máxima de 480p. Portanto nenhum jogo nem aplicativo será capaz de reproduzir gráficos com qualidade maior do que essa, mesmo que seja feito para tal. Existe um adaptador para o Wii chamado Wii2HDMI que permite conectar o console a uma entrada HDMI, mas não se engane, ele não faz nenhum milagre, ele simplesmente aumenta a resolução da imagem à força. Alguns jogos até ficam pouca coisa mais bem definidos, enquanto outros ficam com a imagem até pior. No caso do Netflix, parece que a qualidade até melhora um pouco, mas ainda longe de ser HD.
Como faço para conseguir comprar as novas pistas do Mario Kart 8 do Wii u, pois quando tento ele solicita que eu esteja conecta a um wifi americano? Obrigada.
Alessandra, a corredora de Kart
Para poder comprar os DLCs de Mario Kart 8, ou de qualquer outro jogo de Wii U, você precisa acessar a eShop e, portanto, isso não é possível caso você esteja usando uma conta brasileira, já que a loja nunca foi liberada no Brasil. Pelo que você falou, imagino que seja isso o que está acontecendo. Felizmente, no Wii U isso é facilmente contornável, já que o console permite criar até 10 contas, cada um podendo ser de um país diferente. Então basta você criar uma outra conta selecionando o país, como Estados Unidos ou Canadá, para poder acessar a eShop e comprar os DLCs. Depois disso o conteúdo ficará habilitado para todas as contas do console, incluindo a brasileira.

O que você terá que analisar é o que é mais conveniente para você: uma conta americana ou uma canadense. A canadense tem a vantagem de permitir o uso de alguns cartões de crédito internacionais de bancos brasileiros (como o do Banco do Brasil) ou cartões de crédito pré-pagos (como o da Conta Super). Já com a conta americana, usar esses cartões não é possível – pois é feita uma verificação de código postal para comprovar que se é um residente dos Estados Unidos – mas por outro lado tem a vantagem de ser fácil de conseguir cartões pré-pagos da eShop, que podem ser comprados tranquilamente pela internet.
Sacanagem é o Alfacinho estar em Mario Kart 8 e eu não ¬¬'
Pedra no SNES havia a bombástica série Super Bomberman o que houve com ela após o encerramento da Hudson Soft?Qual empresa detêm seus direitos?Responde please โปรด してください من فضلك، إذا كنت لن تنفجر
Anônimo "BOOMberman" da Silva
Depois que a Hudson Soft fechou as portas, ela e suas franquias foram adquiridas pela Konami. Assim, esta é a que atualmente detêm os direitos sobre a série Bomberman, mas infelizmente a empresa não parece estar dando muita importância a ela. Desde o encerramento da Hudson, em 2012, nenhum novo jogo da série foi produzida. Apenas no fim do ano passado que anunciaram que um novo Bomberman seria lançado para iOS e Android, mas por enquanto apenas no Japão. Coitado do Bomberman, está em uma situação pior que a do Mega Man…

É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google