Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #261: Pokémon Shuffle; Mega Evoluções e mais!

Confiram toda a minha sabedoria com as melhores perguntas enviadas no meu site. Leia tudo ou... PEDRALITY! ¬¬'


Súditos e questionadores pedrásticos, vocês estão preparados para a encrenca em dobro? Pois é, hoje é o lançamento de Pokkén Tournament no Wii U, um bom motivo para descontar aquela raiva acumulada. xD No N-Blast Responde desta semana, respondo dúvidas a respeito de jogos digitais no Wii U, dicas para Pokémon Shuffle, Mega Evoluções dos monstrinhos, funcionamento dos Skylanders de Bowser e Donkey Kong e mais. Primeiro leia tudo e depois pode cair na porrada!


Tenho uma dúvida muito cruel: Eu tenho um Nintendo Wii U americano cujos jogos são todos digitais comprados na eShop. A minha dúvida é: Será possível ter esses jogos (que já comprei) no NX (ou seja lá qual for o nome real do próximo controle). Se eu vender o Wii U, perco os jogos?
Marco Savignon, o digitalizado
Começando pela primeira pergunta: não dá pra saber ainda. A Nintendo ainda não revelou praticamente nada sobre o NX, quais serão as especificações dele e nem mesmo se ele será ou não retrocompatível com jogos do Wii U. Também ainda temos pouquíssimas informações sobre o novo sistema de contas da Nintendo e se esta possibilitará o cross-buy de jogos (poder usar um jogo digital comprado em diferentes consoles). O histórico da Nintendo não tem sido muito favorável quanto a isso até o presente (sendo o exemplo mais recente os jogos de SNES para o New 3DS, anunciados no último Direct, que devem ser comprados novamente, mesmo se você já os comprou em outro console), mas todos estamos na torcida para que a nova geração e o novo sistema da Nintendo venham para melhorar essa situação.

Agora, quanto a perder os jogos se você vender o Wii U. Sim, a realidade atual é que se você vender o console você irá perder os seus jogos digitais. Mesmo que você remova a sua conta NNID do Wii U antes de vendê-lo, os jogos são travados para o console onde foram baixados e, assim, não funcionarão em nenhum outro. Lembrando, esse é o cenário atual. Vamos torcer pra que a Nintendo melhore isso com o NX, mas por enquanto sim, você vai perder os jogos.

Gostaria de saber se por ventura apresentar algum problema com meu Wii U que inviabilize de jogar meus jogos baixados pela eShop, eu posso baixa-los novamente? Os dados ficam armazenados em algum lugar (internet, console?). Vou conseguir descarrega-los novamente pela minha NNID?
Cassio, o REdownloader
Sim, desde que você esteja usando o mesmo Wii U e a mesma conta NNID, você pode baixá-los novamente sempre que quiser, sem ter que pagar por eles novamente, mesmo que você apague os jogos do seu console.

Pedra, sou muito ruim nas fases EX em Pokémon Shuffle. Alguma dica, além de comprar os itens disponíveis antes de cada jogada? Valeu monolito da sabedoria.
Anônimo "Shuffle" da Silva
Nas fases EX do Pokémon Shuffle, o que interessa é a velocidade. Portanto, você deve dar preferência para os Pokémon super eficientes mais fortes e não tanto às habilidades. Como no modo por tempo você tem total controle sobre as peças, você deve dar preferência a fazer jogadas rápidas e manter o combo sempre ativo, e não tanto a ativar a habilidade dos Pokémon. É claro que se o Pokémon tiver uma habilidade útil e tiver pouca diferença de poder em relação aos mais fortes, aí vale a pena usá-lo. Algumas habilidades úteis nas fases por tempo são Power of 4+ e aquelas que aumentam o dano de combos de um tipo (como Pyre ou Pummel, por exemplo).

Tendo um bom time, o principal é você treinar a sua velocidade para fazer jogadas rápidas, mantendo o combo ativo. Na medida do possível, procure combinações de 4 e lembre-se de dar preferência para o Pokémon com Mega Evolução, para evoluí-lo o quanto antes. Por fim, a minha técnica para capturar os Pokémon EX é a seguinte: eu gasto algumas vidas na fase sem usar nenhum item. Se eu vejo que consigo vencer e consigo uma chance de captura de pelo menos uns 15%, eu continuo tentando até capturar. Se eu vejo que consigo vencer, mas as chances são sempre mínimas, então eu junto dinheiro para uma Great Ball, espero pela super chance de captura e a uso. E nas ocasiões que eu vejo que simplesmente não consigo vencer a fase, então eu junto dinheiro para alguns itens (depende da fase, mas geralmente o Attack + é suficiente).

E, antes de terminar, aos jogadores do Pokémon Shuffle 3DS, uma ótima dica que talvez nem todos conheçam: se você usa uma Great Ball e ainda assim não captura o Pokémon, desligue o 3DS rapidamente, antes que a tela mude. Com isso, você não irá perder as 2500 moedas gastas na Great Ball =D. Na versão mobile, entretanto, esse truque infelizmente não funciona. =(

Os amiibo/Skylanders do Bowser e do DK funcionam igual ou diferente dos amiibos normais no Mario Maker?Anônimiibo "Skylanders" da Silva
Sim, os bonequinhos híbridos de amiibo e Skylanders do Bowser e DK têm a mesma funcionalidade que os amiibo normais desses dois personagens se usados no Mario Maker. Ou seja, essas variações desbloqueiam as mesmas roupas do Bowser e DK.

Eu estava jogando Pokémon X no online, e o oponente da batalha fez uma Latias mega evoluir. É possível megas de ORAS serem usadas em batalhas com a outra pessoa usando o cartucho de XY?
Anônimo "Mega" da Silva
Desde que essas Mega Evoluções estejam codificadas nos dados de X/Y, sim. Mesmo não estando presentes no jogo, os desenvolvedores já haviam incluído essas Mega Evoluções em X/Y, já que estes poderiam se comunicar com OR/AS e seria inconveniente se nem todos os Pokémon e Mega Evoluções de um não fossem compatíveis com o outro. Tanto é assim que as Mega Evoluções de Latias e Latios já haviam sido descobertas antes mesmo do lançamento de OR/AS, através da inspeção dos dados armazenados em X/Y.

Pedra, é possível pegar um save de um jogo de 3DS (um jogo da eShop e não em mídia física, claro), deixá-lo, por exemplo, no PC e/ou depois passá-lo para um outro 3DS? Caso seja, isso seria errado?
Anônimo "Tramoia" da Silva
A má notícia é que não, não é possível. O save só funciona para o jogo que ele foi criado e, como o jogo digital não pode ser transferido para outro 3DS, consequentemente o save também não poderá ser usado. A boa notícia é que, como não é possível, você não precisa se preocupar se é errado. xD

nãPedra! Sou muito influenciado pelas análises da N-Blast, e costumo gastar dinheiro com jogos de média abaixo de 9,0. Sou um tanto crítico em relação a jogos e costumo me chatear rápido se jogo não for bom. Mas mesmo assim, sera que não estou sendo bobo e deixando de jogar ótimos jogos?
Anônimo "Exigente" da Silva
Bom, antes de tudo, acho que não há nada bobo em fazer as suas compras baseadas em análises. Afinal, os jogos são caros e é preciso saber se o que você vai gastar vale a pena. Mas agora vamos aos problemas do seu sistema. xD

1) Sim, 9 como nota de corte é extremamente exagerado e exigente. xD Para você ter uma ideia, isso deixa de fora Yoshi’s Wooly World e Splatoon — ambos receberam nota 8.5, no Nintendo Blast — que são jogos muito bons.

2) Por melhores que sejam as análises do Nintendo Blast (claro, já que são guiados e inspirados por MIM), infelizmente os redatores não conseguem analisar todos os jogos lançados e assim, se você for esperar pra ver se a nossa análise de algum jogo vai receber nota maior que 9 ou não, você pode acabar esperando pra sempre.

3) Gosto é algo muito pessoal e pode variar bastante. Na minha opinião, análises de games costumam “funcionar” muito melhor do que análises de filmes, por exemplo (já que alguns fatores dos games podem ser analisados mais concretamente, como a boa jogabilidade), mas mesmo assim você vai encontrar opiniões muito variadas de um mesmo jogo, vindas de diferentes fontes. Mesmo em um único site, dependendo do redator a opinião e análise final do jogo pode variar muito. Então fazer a escolha baseada em apenas uma análise nem sempre pode dar muito certo.

Sendo assim, estas são minhas recomendações:

1) Dê preferência, claro, aos jogos com notas altas, mas não pense muito nessa questão de “nota de corte”. Como eu falei, a nota vai variar bastante e a sua opinião pode ser bem diferente da de outras pessoas.

2) Antes de decidir, leia várias análises do jogo, de diferentes fontes e tente juntar tudo de acordo com as suas preferências. Veja os elogios e críticas que cada um faz do jogo, tente encontrar os pontos comuns e veja quais se aplicam mais ou menos de acordo com os seus gostos.

É isso aí galera pedrástica, o N-Blast Responde por ora acabou. Você pode conferir outras respostas e mandar perguntas no site do N-Blast Responde para eu demonstrar toda a minha sabedoria. Elas serão respondidas, talvez até esclarecidas, e as melhores aparecerão aqui na semana que vem!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google