E se Paper Mario fosse um lutador de Super Smash Bros.?

Como seriam os vários golpes, movimentos e animações de Paper Mario se ele se juntasse ao elenco desse crossover de luta?

Mario tem uma variedade tão incrível de formas, power-ups e personagens derivados que é difícil decidir quais dessas variações do encanador bigodudo mereceriam entrar no elenco de Super Smash Bros.. Há quem adore a participação de Dr. Mario nesse crossover de luta, mas, a cada novo Smash, ouvimos sempre os inúmeros pedidos pela versão de celulose de Mario. Isso mesmo, Paper Mario daria um ótimo lutador de Smash! E é exatamente isso o que vamos mostrar nessa matéria!

Aspectos gerais

Paper Mario já estrelou quatro jogos próprios e participou do recente crossover Mario & Luigi: Paper Jam (3DS). Assim, temos um personagem com um grande histórico nas plataformas Nintendo, aparecendo em quase todas as plataformas (sobretudo os consoles de mesa) desde o N64. Sua lista de movimentos em Smash, obviamente, faria referência a todas essas aventuras, mas, como há muitas particularidades de cada Paper Mario lançado, vamos nos ater aos três aspectos básicos dos personagem: seu saltos, suas marteladas e seu corpo de papel. Parceiros de batalha, a habilidade de mudança de plano de Super Paper Mario (Wii) e os adesivos de Sticker Star (3DS), infelizmente, não tiveram espaço nessa lista de golpes.


Quanto à aparência, seria natural utilizar a versão do personagem que se perpetuou a partir de Paper Mario: The Thousand-Year Door (GC) e que recebeu algumas melhorias em Sticker Star. Assim como em sua série, Paper Mario seria bidimensional, de maneira semelhante a Mr. Game & Watch. Suas animações de recebimento de dano, movimentação e interação com itens poderiam ser exploradas na construção do personagem em Smash. Apesar de abordarmos aqui golpes que utilizam botas e martelos de nível avançado (como o Ultra Hammer e as Ultra Boots), o visual das botas e martelo de Paper Mario seria o mais básico e icônico.
  • Neutral Attack (A): O golpe mais básico de Paper Mario, o tradicional Jump, funcionaria bem um Neutral Attack. Mais especificamente, a sua versão da Badge Power Bounce. Obviamente, o salto já é um movimento padrão e inofensivo de todos os personagens, mas seu Neutral Attack utilizaria um animação de pulo mais próxima dos salto como ataque da série Paper Mario. 
Para o combo de Neutral Attack, teríamos a utilização do Action Command clássico da franquia de papel: cada vez que o jogador apertasse A no momento exato do salto, isso iria permitir a Paper Mario saltar mais uma vez na cabeça do adversário. A cada sucesso nessa mecânica, as conhecidas palavras de efeito (Nice! Great! e por ai vai) obviamente seriam exibidas. Como em Super Paper Mario (Wii) os combates são em tempo real, a versão do salto presente nesse jogo seria a mais apropriada para Smash.
  • Side Tilt (Lado + A): Para o golpe lateral básico de Paper Mario, o uso do Hammer seria obrigatório. Separamos uma posição melhor para a versão do martelo usada nos combates de Paper Mario. Essa aqui seria equivalente à versão utilizada fora das batalhas, ou seja, mais rápida, porém sem poder carregar a potência.
  • Up Tilt (Cima + A): O Up Tilt de Paper Mario também usaria seu poder de salto, porém de maneira diferente da do Neutral Attack. Em vez de saltar acertando as botas no adversário, esse salto acertaria com o punho levantado de Mario.
    • Down Tilt (Baixo + A): O Quake Hammer é um golpe bem útil em Paper Mario, pois permite acertar mais de um adversário de vez através de tremores no chão produzidos pelo impacto do martelo do bigodudo. Em Smash, um Down Tilt inspirado nesse movimento poderia acertar adversários de ambos os lados. A animação de martelar para frente, introduzida em Paper Mario: Sticker Star, poderia ser usada para tornar mais claro golpe.

    • Dash Attack (A na corrida): O Dash Attack de Paper Mario, obviamente, seria a corrida giratória do primeiro Paper Mario (N64), acionada ao apertar Z enquanto se movimenta. Esse golpe daria um impulso grande ao ser acionado, ajudando a locomover-se pelo cenário, além de acertar quem quer que encoste no encanador de papel.

    Smash Attacks

    Enquanto os golpes básicos de Paper Mario usariam o salto como arma principal, os Smash Attacks, em sua maioria, abusariam da segunda estratégia ofensiva mais icônica do personagem: seu martelo.
    • Side Smash (A+ Lado): Para o Smash básico de Paper Mario, obviamente, seu tradicional Hammer cairia muito bem! Seria o golpe lateral padrão com o martelo, inclusive podendo usar a mecânica de Action Command para aumentar o dano e knocback do ataque.
    • Down Smash (A+ Baixo)Em The Thousand-Year Door, o Ultra Hammer, nas batalhas, é um ataque que envolve Mario girar o corpo de papel em torno de si mesmo para voltar à posição inicial com muito impulso. Como é um golpe giratório, funcionaria muito bem como um Down Smash.
    • Up Smash (A+ Cima): Embora não seja um golpe com martelo, o Spring Jump de The Thousand-Year Door, aprendido através das Ultra Boots, seria um ótimo Up Smash. Como é um golpe que envolve Mario encolher-se e depois voltar ao normal em um salto bem alto, encaixaria-se bem na mecânica dos Smash Attacks. Apesar de ter um alcance tão alto quanto o Up Smash de Palutena, esse golpe também teria um cooldown elevado para reproduzir o efeito colateral original desse golpe: Paper Mario ficar flutuando no ar paralisado até chegar ao chão.

    Specials

    Para os golpes especiais de Paper Mario, seria interessante utilizar as diferentes dobraduras que a versão celulósica de Mario assumiu durante a série. E, nesse aspecto, as versões origami de The Thousand-Year Door têm destaque!
    • Neutral Special (B): Ok, a única exceção para esse foco nas dobraduras seria em seu Special padrão. Ele seria inspirado na habilidade Charge, que originalmente aumenta a força do próximo golpe de Paper Mario em troca de um turno de espera. Em Smash, ele funcionaria da mesma forma, porém o turno seria substituído por um instante de alta vulnerabilidade do personagem.
    • Side Special (B + Lado): Transformando-se em barquinho de papel, Paper Mario lançaria-se em pra frente, acertando quem estivesse no caminho. O golpe prenderia o adversário em sua trajetória, infligindo bastante dano, porém com pouco knockback.
    • Down Special (B + Baixo): Semelhante ao Down Special de Yoshi, que transforma o dinossauro num ovo giratório, o de Paper Mario transfiguraria-o no tubo de papel. Nesse formato, Paper Mario teria uma grande velocidade, acertando todos em seu caminho. Apesar do pequeno knockback, seria bom para fugir de uma luta ou para interromper outros ataques.
    • Up Special (B +Cima): Para um golpe de recuperação eficiente, a transformação em aviãozinho de papel seria uma boa pedida. Paper Mario teria um impulso vertical imediato, seguido por uma distância horizontal. A mecânica de gliding de Brawl cairia bem nesse movimento, uma vez que o tornaria bem semelhante à sua versão original, porém foi deixada de lado na última versão de Smash.

    Aerials

    Para os golpes aéreos, usaremos uma variedade de movimentos, afinal, o salto já é um dos golpes de Paper Mario. 
    • Neutral Air (A no ar): O giro de Paper Mario do primeiro jogo, acionado ao apertar o botão Z, seria um interessante Neutral Air. Apesar do pouco alcance (trata-se basicamente de Mario girar em torno de si mesmo), seria um bom movimento defensivo e ótimo para interromper golpes dos inimigos.
    • Forward Air (A + Frente no ar): O golpe Multibounce, também tradicional da franquia, permite a Mario saltar em um inimigo e, em seguida, pular em direção ao próximo, podendo acertar assim todos os adversários. Em Smash, ele funcionaria de maneira semelhante como um Forward Air.
    • Back Air (A + Trás no ar): Para o Back Air de Paper Mario, o bigodudo poderia usar sua raquete, utilizada no golpe Trio Racker de Mario & Luigi: Paper Jam, para lançar uma bola preta nos inimigos. Esse golpe envolveria um projétil, tornando-o semelhante ao Forward Air de Villager. Assim como em Paper Jam, esse golpe pode ser repetido, se o jogador acertar o timing do Action Command, para rebater a bola mais vezes.
    • Up Air (A + Cima no ar): O golpe Hammer Throw, tradicional da franquia, poderia ser um bom Up Air. Paper Mario lançaria seu martelo no ar, atingindo adversários acima dele. Não se preocupe, Paper Mario nunca perde sua arma quando faz isso... por mais estranho que possa parecer.
    • Down Air (A + Baixo no ar): Spin Jump, aprendido ao obter as Super Boots, encaixa-se naturalmente como um Down Air. Apesar desse nome, o Spin Jump é igual a um Ground Pound, executado também por Yoshi como Down Air. Mario giraria no ar com o traseiro para baixo e cairia com o peso em cima de algum desavisado que estivesse abaixo dele.

    Grab e Throws

    Embora Sticker Star não tenha agradado os fãs mais veteranos de Paper Mario, ele nos dá uma boa base para seus Grabs e Throws. Sim, estamos falando dos adesivos!
    • Grab (Z): Os adesivos (Stickers) de Sticker Star podem ser encontrados em todos os lugares, colados em todo o tipo de estrutura. É por isso que Mario pode tão facilmente agarrá-los e puxá-los pelas beiradas. Esse seria o Grab de Paper Mario. O Pummel envolveria, logicamente, umas boas marteladas do bigodudo.
    • Forward Throw: Após acionar o direcional para frente, Paper Mario lançaria quem tivesse agarrado de maneira semelhante ao movimento, de Sticker Star, que Mario utiliza para transformar objetos reais em adesivos. Um throw bem forte.
    • Back Throw: Já o Back Throw seria menos efetivo, porém mais fácil para encaixar outros golpes. Ele utilizaria a parte final da animação de pegar adesivos pelo cenário, na qual os braços de Paper Mario são lançados para trás pela força da cola. Em Smash, o adversário seria lançado também.
    • Up Throw: Ele seria baseado na tradicional animação de dispensar itens da série Paper Mario, o que combina com o fato de ser um lançamento para cima. Não seria um throw muito útil, por outro lado.
    • Down Throw: A habilidade Paperize, de Sticker Star, cairia bem com um Down Throw. Com ela, Mario flutua no ar e direciona um adesivo (no caso, o adversário agarrado) para o chão, colando-o (no caso, lançando-o com força para baixo).

    Final Smash

    E o golpe supremo de Paper Mario seria... o Star Beam, acionado ao invocar todas as sete Star Spirits do primeiro jogo da série. Há muitos outros golpes colossais que Paper Mario utilizou em sua franquia, dentre eles as Star Crystals de The Thousand-Year Door, os adesivos de objetos reais de Sticker Star e até os Trio Attacks de Paper Jam. Escolhemos o Star Beam por ser marcante enquanto única maneira de anular os poderes da Star Rod de Bowser e, é claro, por sua potência. Ok, é um poder inofensivo originalmente, mas trata-se de um jato de luz disparado por sete estrelas sagradas... acha que algo assim não seria incrível em Super Smash Bros.?

    Outros movimentos

    • Shield: O comando de defesa de Paper Mario poderia utilizar o mesmo sprite de defesa da série Paper Mario, utilizada para diminuir o dano recebido pelos inimigos da série. 
    • Roll: A animação de rolamento de Paper Mario poderia ser inspirada no tubo de papel no qual ele se transforma em The Thousand-Year Door.
    • Jump: Para evitar confusões com seu Neutral Attack, o salto de Paper Mario teria de utilizar uma animação um pouco diferente.

    Toques especiais



    • A clássica posição de Paper Mario quando recebe dano poderia ser utilizada em Smash para a mesma função, de maneira semelhante às rosas que aparecem em Bayonetta.
    • Sua animação de vitória poderia aproveitar as poses que Paper Mario faz quando vence uma batalha em sua série. A pose do primeiro Paper Mario (N64) e seu correspondente efeito sonoro seriam os mais indicados.
    • Em The Thousand-Year Door, é possível utilizar as badges L Emblem e W Emblem para alterar as cores das roupas Paper Mario, tornando-as semelhantes as vestimentas de Luigi, Wario e até Waluigi. Essas poderiam ser cores alternativas de Paper Mario, assim como uma versão do personagem colorida conforme as cores de Mario de Super Mario Bros. (NES)
    • As poses que Paper Mario faz para agradar a plateia em The Thousand-Year Door (os clássicos stylish!) e também em Super Paper Mario cairiam bem como seus taunts em Smash. O livro de adesivos de Sticker Star ou os vários companheiros de aventura de Paper Mario também poderiam fazer participações especiais.


    E você, leitor, gostaria de ver Paper Mario em Super Smash Bros.? Comente o que achou dessa nossa lista de movimentos imaginária! Até a próxima!
    Revisão: Robson Júnior
    Capa: Felipe Fabrício

    Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
    Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


    Disqus
    Facebook
    Google