Dicas e Truques

Zelda: Twilight Princess HD (Wii U) e a nova Cave of Shadows

Nunca é tarde para se preparar para a nova aventura de Link em Breath of the Wild (Wii U/Switch). Prepare seu lobo neste estágio feito exclusivamente para Twilight Princess HD.

The Legend of Zelda: Breath of The Wild (Wii U/Switch) está às vésperas de seu lançamento. Marcado para o próximo dia 03 de março, a nova aventura de Link promete trazer várias funcionalidades com os amiibo, dentre eles a figura do Wolf Link, que foi lançado juntamente com The Legend of Zelda: Twilight Princess HD (Wii U). Depois de passarmos pelo difícil desafio da Cave of Ordeals, é hora de desbravar a Cave of Shadows, pois nada melhor que ter um lobo como companhia, não é mesmo?


Como funciona

Para acessar a Cave of Shadows, será necessário ter o amiibo do Wolf Link. Ao apertar a seta para baixo no D-Pad, será aberto um menu contendo todos os colecionáveis de Link. Neste momento, basta aproximar a figura do lobo ao local de leitura NFC no GamePad que o jogador iniciará o desafio.

Similarmente à Cave of Ordeals, na CoS o jogador terá uma série de salas com inimigos a serem vencidos. Ao derrotar todos de uma área, a porta para a próxima se abrirá, liberando o acesso a mais uma série de inimigos. No entanto, ao contrário da primeira, a nova dungeon tem “apenas” 40 salas. A maior diferença fica para a jogabilidade: em “Shadows” só é possível jogar com Link transformado em lobo, o que limita bastante seus movimentos e, consequentemente, eleva a dificuldade exponencialmente.

O grande destaque — e maior motivador para completar o desafio — é a possibilidade de levar o Wolf Link para o Zelda: Breath of the Wild. Uma vez por dia, o jogador poderá usar o amiibo para fazer com que a versão lupina de Link apareça no jogo, oferecendo auxílio para caçar e derrotar inimigos.



Em dois momentos durante a dungeon o jogador terá a opção de salvar, no amiibo, seu progresso e quantos corações restam no personagem — a quantidade de vida restante salva no amiibo será a vida do lobo quando ele for transportado para o BotW. No nível #6, após a oportunidade de salvar, o jogador terá que obrigatoriamente deixar a Cave of Shadows, tendo que iniciá-la novamente. O mesmo voltará a acontecer no nível #20, devendo o jogador retornar à caverna para, enfim, completá-la definitivamente.

Dicas iniciais

A Cave of Shadows não é fácil, porém há meios de facilitar (ou dificultar) a vida do jogador. Antes de iniciar o desafio, coloque fadas em todos os seus potes — há quatro no total —, algo fácil de achar se você já concluiu a Cave of Ordeals. Assim, caso você morra, uma fada lhe curará automaticamente (lembre que, por estar na forma de lobo, não é possível beber poções).

Outro artifício interessante é fazer uso de outros amiibo. Lembre-se que a figura de Zelda recupera toda a vida de Link, o que deve deixar a aventura fácil como um passeio no parque se você usar as quatro fadas possíveis. Porém, se você gosta de algo realmente desafiador, pode fazer uso do amiibo de Ganondorf, que faz com que os inimigos lhe causem dano dobrado.

Que comece o desafio

#1 – Três Shadows Beasts. Como não pode sobrar apenas um desses inimigos vivo, o mais seguro a se fazer é derrotar um deles (trave a mira em um e então aperte A repetidamente até derrotá-lo). Depois, segure B para usar o poder de Midna e, ao alcançar os inimigos restantes, solte o botão para matá-los. Essa técnica será usada repetidamente por toda a Cave of Shadows. É possível encontrar três Rupees enterrados neste andar;

#2 – Quatro Shadow Beasts. A ideia é a mesma do andar anterior: cuide de dois inimigos para que sobrem dois e você possa derrotá-los ao mesmo tempo. Os potes que ficam na parte alta desta sala contêm apenas Rupees;

#3 – Neste andar há quatro pequenos Shadow Vermin, que são derrotados facilmente com o botão A, e três Shadow Babas (as plantas carnívoras do Reino Twili). Cuidado com estas: chegue perto de cada uma com o poder de Midna (botão B) já em uso, e solte o botão assim que a planta sair da terra. É possível encontrar 20 Rupees enterrados;

#4 – Quatro Shadow Keeses (morcegos) e quatro pequenos Shadow Vermin. Logo de cima é possível cuidar de alguns morcegos, apenas travando a mira neles e usando o botão A. Desça e use o poder de Midna o quanto antes, soltando no maior número de inimigos possível. Após isso, deve ficar fácil cuidar do restante. Dez Rupees estão enterrados;

#5 – Quatro Shadow Beasts e quatro Shadow Vermin. O mais seguro é segurar o botão B assim que encostar no chão, pois Link estará rodeado por inimigos. Mas outra boa estratégia é correr na sala em círculos (evitando ser atingido) e cuidar primeiro dos inimigos menores. Após isso, os demais podem, então, ser derrotados facilmente;

#6 – Aqui há apenas um baú com 20 Rupees, um coração enterrado e a passagem para o próximo nível. Lembre que neste momento o jogo dará a opção de salvar o progresso no amiibo, e, independentemente da sua escolha, o jogador será obrigado a deixar a Cave of Shadows para então começá-la do zero novamente (na segunda vez que chegar neste nível, não haverá a chance de salvar o progresso no amiibo);

O próprio amiibo de Wolf Link pode ser usado para recuperar vida.
#7 – Quatro Bokoblins que podem ser facilmente derrotados com o poder de Midna. Apenas tenha cuidado com os golpes das armas deles. Use os sentidos do lobo para achar dez Rupees;

#8 – Oito morcegos. Como eles são fracos, você pode derrotar um por um rapidamente travando a mira e atacando com A;

#9 – Seis Baba Serpents. Ao contrário da versão das sombras, estas são mais fortes e precisam ser arrancadas do chão para que sejam derrotadas. O melhor é enfrentar uma de cada vez. No centro da arena há um coração enterrado;

#10 – Quatro Helmasaurs. Apenas um golpe é bastante para matá-los, mas tenha cuidado quando eles correrem em sua direção. Busque a parte desprotegida de seus corpos e use qualquer tipo de ataque;

#11 – Um cenário de fogo e nove Torch Slugs (uma espécie de lava viva) no teto, que cairão quando você passar por perto. Enfrente-os em grupos com o ataque do botão B e você deve se sair bem;

#12 – Esta sala está inundada, e há seis Tektites sobre a água. O poder de Midna é a melhor opção contra eles;

#13 – Cuidado! Assim que você aparecer, um Bokoblin atirará flechas em sua direção. São três no total, que lhe atacarão impiedosamente. Desça rápido e acabe logo com um arqueiro de cada vez (usar o botão B pode ser mais forte, mas talvez você queira usar o ataque do A por causa de sua velocidade. Nesse caso, será necessário atacar duas vezes cada inimigo). Há um coração enterrado no centro da sala;

#14 – De volta ao fogo, há três Dodongos. Ataque-os por trás, mirando sempre em suas caudas (e mantendo-se longe do fogo que soltam pela boca). Tenha cuidado com a lava que brota do chão em três pontos da sala. Há um Rupee enterrado aqui;

#15 – Muitos Chuchus cairão do teto assim que você passar por baixo deles. O melhor é ser rápido e não deixar que eles se unam e formem uma geleia gigante. Cada pote da sala guarda apenas dez Rupees;

#16 – Felizmente, esta é bem fácil. A sala contém apenas Ghoul Rats, que só podem ser vistos através do sentido de lobo. Você pode deixar com que se juntem em cima de você e então usar o ataque do botão B para derrotar vários ao mesmo tempo;

#17 – Esta pode ser um pouco trabalhosa. Há em torno de 13 Bubbles, que são derrotados após serem atingidos duas vezes com o ataque A (ou uma vez com o B). A dificuldade fica pelo terreno, que conta com areia movediça que vai te tomar uma boa porção de vida se você se mantiver em cima dela. Há 100 Rupees enterrados na sala;

#18 – Vários Stalkin, que brotam da terra conforme você se aproxima. Deixe com que vários fiquem perto de você e ataque com o poder de Midna, derrotando muitos de cada vez. Repita até que não sobre nenhuma caveira;

#19 – ReDeads, dois deles. Para piorar, alguns Poison Mites surgirão assim que você tocar o chão, subindo em você e te deixando mais lento — ótima pedida se você quiser virar sopa de ReDead. A primeira coisa a fazer é correr, para que nenhum inseto consiga lhe pegar. Se por acaso algum subir em você, segure B e solte (os Poison Mites cairão, mas não é possível derrotá-los). Quanto aos ReDeads, é mais seguro atacá-los com o botão A. Se por acaso algum lhe congelar, corra para longe assim que possível. Prepare-se, as coisas ficarão mais difíceis daqui em diante;

#20 – Apenas um baú com 50 Rupees e a porta para a próxima sala. Há um coração enterrado. Neste ponto, você terá que sair da Cave of Sadows (se quiser, salve seu progresso no amiibo do Wolf Link) e voltar depois para refazer os 19 níveis anteriores e prosseguir com o desafio;

#21 – Pendurada no teto há uma Skulltula. Embaixo, duas. Além disso, ainda há cinco Deku Babas no centro. Uma boa é cuidar de uma aranha por vez, tendo atenção para não entrar na linha de ataque de alguma planta carnívora. Após derrotar cada aranha, derrote as plantas próximas. As aranhas morrem com apenas um ataque de Midna, enquanto as plantas precisam de dois ataques de qualquer tipo (um para paralisar, outro para derrotar);

#22 – Três Helmassaurs e vários Ghoul Rats, o que pode dificultar as coisas para fugir dos inimigos cascudos. Se você for rápido o bastante, é possível derrotar um Helmassaur assim que descer, facilitando para matar todos os ratos. Daí, os outros dois Helmassaurs serão moleza;

#23 – Prepare-se: seis Bokoblins, dois Lizalfos e quatro Armos. Pule no centro e use o ataque de Midna. Se você ficar cercado por Bokoblins, o ataque A pode atingir vários de uma vez, suficiente para matá-los. As estátuas são derrotadas após três ataques nas costas. Atraia uma de cada vez e a espere parar para atacar, então bata nas costas três vezes com o ataque A. Saia de perto após o terceiro ataque, pois a estátua explodirá;

#24 – Quatro ReDeads desta vez, acompanhados por oito Deku Babas. O melhor é descer perto de um ReDead e atacá-lo com A, cuidando das plantas logo em seguida;

#25 – O teto agora tem 14 Torch Slugs, o chão tem dois Dodongos e muita lava sendo cuspida. Entre os dois, seis Keeses de fogo. Não é possível atrair os morcegos para cima, então você terá que descer e usar o ataque B para os morcegos e os inimigos que caírem do teto. O mais difícil é não ser atingido quando um cair ou não ficar na mira de algum Dodongo, sem falar do fogo brotando do chão. Boa sorte! E se você quiser procurar por corações, saiba que há apenas 11 Rupees enterrados na sala;

#26 – Cinco morcegos no teto e cinco Bokoblins no chão. Pode parecer fácil, mas há também Ghoul Rats que vão te atrapalhar bastante. O melhor é segurar o botão de mira e atacar com A repetidamente, até ter uma folga para cuidar dos ratos;

#27 – Três Bokoblins, sendo dois arqueiros, e três ReDeads. O importante é não ficar parado, então ataque com A primeiro os Bokoblins. Uma vez que eles sejam derrotados, cuide de um ReDead de cada vez, também com A. Um coração e cinco Rupees podem ser desenterrados;

#28 – Seis Keeses de gelo. Ao descer, alguns White Wolfos (lobos de gelo) aparecerão para dar (bastante) trabalho. Os morcegos são facilmente derrotados com qualquer tipo de ataque, mas a melhor estratégia é usar o B em cima do maior número possível de inimigos simultaneamente. O chão está congelado e escorregadio, o que pode complicar as coisas. Há um Rupee para desenterrar;

#29 – Muitos Chuchus presentes na sala, somadas a vários ratos fantasmas que te deixarão lento. Use e abuse do ataque do botão B;

#30 – Chão escorregadio e quase todos os inimigos de gelo encontrados no jogo (Chilfos, os atirador de lanças; Mini Freezards, as bola com um olho; e Keeses). Seja rápido e esquive dos ataques inimigos. Mais importante do que derrotar é não levar dano, por isso o ataque A nos inimigos mais fracos pode facilitar as coisas;

#31 – Quatro Armos. Aproxime-se de uma por vez (você já sabe como derrotar este tipo de inimigo, certo?). Ao acabar com uma, a porta atrás dela se abrirá, liberando novos inimigos (Baby Gohmas, Keeses, Rats e Shadow Vermin). É possível desenterrar 30 Rupees;

#32 – Três Stalfos e dois Bokoblins. Os primeiros contam com uma boa defesa, então será preciso esperar que eles baixem a guarda para que você os ataque. Desenterre um coração nesta sala;

#33 – Mais uma sala gelada, cheia de Keeses, Mini Freezards e Chilfos. Ao descer, evite encostar nos Mini Freezards e tente pegar logo os lançadores de lanças. Depois a coisa fica mais fácil. Derrote todos com o ataque A;

#34 – Quatro Stalfos (um com armadura) e muitos Chuchus. O maior cuidado tem que ser com o inimigo de armadura, mas você pode deixá-lo por último e ir batendo e correndo até derrotar os demais;

#35 – Cinco Deku Babas, três Helmassaurs gigantes e vários morcegos. A ideia é se manter distante dos Helmassaurs enquanto cuida do resto. De qualquer maneira, ataque os inimigos gigantes pelas costas (só não fique parado em nenhum momento);

#36 – Dois Shadow Bulblins arqueiros estão posicionados em plataformas altas, enquanto no chão há vários deles (sem arco) lhe esperando. Você pode ir primeiro na plataforma móvel para derrotar os arqueiros, o que deve facilitar o trabalho de aniquilar os demais;

#37 – O chão está coberto de cristais do Reino Twilight, com Zant Masks entre a névoa roxa e morcegos sobrevoando. Ataque todos com A;

#38 – Vários Bokoblins, sendo três arqueiros, que você deve atacar primeiro. Apenas tente não ser acertado. Há um coração enterrado na sala;

#39 – Assim deve ser o inferno para o qual Ganondorf é enviado de tempos em tempos. Dois Dodongos e quatro Deku Babas são visíveis desde o começo, mas quando você desce aparecem três Zant Masks. Eventualmente, o chão descerá um nível, revelando mais inimigos ao diminuir a arena de combate. Uma vez que tudo se normalize, a plataforma que circula o andar será acessível. Nela, cada botão no chão deverá ser pressionado para liberar uma série de inimigos, que vão de Skulltulas com seus filhotes a Bokoblins com e sem armadura. Sair vivo desta sala é uma tarefa para poucos. Para piorar, não há um coração sequer enterrado em toda a arena;

#40 – Finalmente é hora de receber um prêmio pelos esforços: uma fada lhe presenteará com a Colossal Wallet, capaz de suportar 9999 Rupees. Uma pena ela não recuperar sua vida agora, não é mesmo? Após falar com a fada, uma porta se abrirá, liberando a passagem para 200 Rupees em um baú e uma estátua para lá de legal. Parabéns, você concluiu a Cave of Shadows!




Se você conseguiu completar este desafio, é hora de se preparar para fazer uso de uma boa companhia em The Legend of Zelda: Breath of the Wild. E se você não conseguiu ainda, que tal tentar novamente com alguns amiibo auxiliares? De qualquer maneira, deixe seus comentários sobre a parte mais difícil que você achou na Cave of Shadows.

Revisão: Ana Krishna Peixoto
Vitor Tibério é amante de jogos eletrônicos desde que bateu os olhos em alguns pixels do NES. Hoje leva a sério as disputas de Mario Kart mas tem um (enorme) espaço no coração reservado à franquia Zelda. Já jogou e rejogou quase todos os games da franquia e mal pode esperar pelo lançamento do Breath of the Wild.

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