Detonado Pokémon Sun/Moon (3DS) — Parte 7: Explorando Ula’ula Island

A sétima parte dessa jornada está recheada de novas áreas, novos personagens e mais dois Z-Crystal!

Antes de começar a ler, você já deu uma olhadinha nas partes anteriores do nosso Detonado?


Se você nos acompanha desde o início vai se lembrar que conhecemos finalmente o Aether Paradise, a ilha artificial da Aether Foundation e, nesta viagem, esbarramos com a primeira Ultra Beast do jogo: UB-01 ou Nihilego. Após esse embate ainda cheio de mistérios, nós somos enviados para a terceira ilha do jogo, onde enfrentamos rapidamente Hau e seguimos em frente em nossa aventura.

O Grande Jardim Malie

Siga para a direita do porto e verá que Lillie bloqueia a continuidade do seu caminho. Assim, só resta entrar em Malie Garden, um dos pontos turísticos da principal cidade da ilha. Lá, Hau te encontra e fala um pouco sobre o jardim. Caso queira, você pode explorar todo o lugar antes de ir para o seu objetivo. Por aqui você encontra Pokémon entre os níveis 24 e 27, entre eles:

  • Ledian;
  • Araquanid (só de dia);
  • Alolan Meowth;
  • Poliwag;
  • Psyduck;
  • Cotonee (somente em Sun);
  • Petilil (somente em Moon);
  • Masquerain (só de noite);
  • Magikarp (pescando, pode chamar Gyarados);
  • Goldeen (pesando, pode chamar Seaking).


Siga pela direita para encontrar alguns treinadores. Continuando por aqui até o final das gramas altas você encontrará uma Grassy Seed. Vale lembrar que dentro do jardim você não pode montar nenhum Pokémon, com exceção de Charizard, fazendo com que por aqui não tenha nenhum item a ser farejado.


Para a esquerda da entrada do local, você encontra mais alguns treinadores e uma Luxury Ball no chão. Continue seguindo por esse lado para contornar o caminho que Hau está bloqueando. Chegue até a sorveteria e encontrará Professor Kukui. Ele te fala que o próximo Trial está localizado em Mount Hokulani, basta pegar um transporte para lá na Rota 10. Ao terminar a conversa, vá para perto do guarda-sol para pegar uma Rage Candy Bar.


Depois disso, siga para o norte e continue explorando o Jardim pela esquerda para mais treinadores. No final desse trajeto, encontrará uma Zygarde Cell. Siga até o final do jardim ao norte e chegará à base de uma grande torre onde você pega um Big Mushroom. Agora, caso não queria mais enfrentar Pokémon selvagens, pode sair do jardim e encontrar mais uma vez Lillie em seu caminho.

Atravessando Malie City

Ao sair do jardim, Lillie vai conversar com você a respeito de levar Nebby às ruínas da ilha. Depois do papo, ela seguirá para a biblioteca de Malie City. Com o caminho livre novamente, siga para a esquerda e pare entre os carros estacionados para encontrar mais uma Zygarde Cell. Agora, continue para a esquerda para encontrar uma pessoa que lembra muito o professor Oak de Kanto, só que mais praiano, digamos assim. Este é Samson Oak, primo do nosso velho conhecido Professor Pokémon.


Após a conversa com ele, vá para o norte da cidade e entre na casa ao lado do seu objetivo. Lá, converse com o senhor sentado no sofá e receba um Stranger Souvenir. Agora vá para o seu objetivo e encontrará mais uma vez Lillie que dirá que se perdeu. É nesse momento que Hapu chega e oferece ajuda para levar Lillie às ruínas da ilha. Lillie, então, te leva para dentro da biblioteca e diz que irá procurar um livro com mais informações sobre ruínas.


Dentro da biblioteca, siga para a esquerda e converse com a moça de chapéu sentada para receber a TM76 - Fly. Depois disso, suba as escadas e mais uma vez converse com Lillie. É então que uma nova personagem aparece para ajudá-la em sua pesquisa. Esta é Acerola e sua importância para o enredo ficará um pouco mais para frente.


Mais uma vez seu caminho estará livre para seguir um pouco. Pela primeira vez, seu caminho tem algumas opções distintas para seguir: você pode explorar um pouco da Rota 11 e da região da cidade chamada Outer Cape ou então seguir para o seu objetivo na Rota 10. Inicialmente vamos seguir para Outer Cape, já que as demais rotas poderemos explorar mais a frente. Aqui você pode encontrar:

  • Alolan Grimer;
  • Trubbish (pode chamar Garbodor);
  • Magnemite;
  • Gumshoos (somente de dia);
  • Alolan Raticate (somente de noite).


Siga para a direita para encontrar alguns treinadores para treinar mais seus Pokémon. Após uma área de grama alta, você encontra um Nugget. Já na parte superior desse setor, próximo aos carros estacionados, você encontra uma Zygarde Cell, vá para trás do prédio e encontre também um X-Speed no chão. Já do lado esquerdo da construção, um Antidote está no chão te esperando.


Converse com os dois homens próximos ao prédio para, caso queira, batalhar com eles. O primeiro usará um Alolan Muk no nível 27, enquanto o segundo usará um Alolan Grimer no nível 29. Terminando as duas lutas, você recebe uma Twisted Spoon. Próximo a esse ponto, fale com Oak e ele lhe dará uma Friend Ball. Sem mais nada de relevante para fazer por aqui, seguiremos então para a Rota 11, antes de chegar ao nosso objetivo.

Uma passadinha pela Rota 11

Logo na entrada da rota, à esquerda, você pode pegar um Big Mushroom no meio da grama alta. Seguindo para a direita deste ponto pode encontrar também alguns treinadores. Nesta Rota você encontra Pokémon entre os níveis 24 e 27, o que é bem legal para treinar seus monstrinhos. Entre os Pokémon selvagem dessa área, temos:

  • Ledian (somente de dia);
  • Pancham (pode chamar Pangoro para ajudar);
  • Trumbeak;
  • Gumshoos (somente de dia);
  • Komala;
  • Paras (somente de dia);
  • Morelull (somente de noite);
  • Alolan Raticate (somente de noite);
  • Ariados (somente de noite).


Fareje com Stoutland na grama alta à direita da entrada da rota e você encontra uma Stardust, já na grama alta do centro do caminho, à direita, você pode encontrar mais um item desse. Farejando no caminho de cima você encontra uma Star Piece  e, no caminho sem saída no meio da bifurcação, passando pela grama alta, você encontra a TM74 - Gyro Ball.


Seguindo o caminho para a direita encontre mais alguns treinadores, uma Quick Ball e um Big Mushroom nas gramas altas do local. Depois desse ponto sua exploração da rota será interrompida por uma mulher que lhe pergunta se você já possui o Electrium Z. Como você ainda não o possui, seu caminho será impedido. Agora só nos resta ir rumo à Rota 10 para buscar o próximo Trial.

A Rota 10

Seguindo pela saída à esquerda de Malie City, você chega à Rota 10. Logo na entrada uma senhora pede que você encontra oito Stufful que estão perdidos pela Rota. Caso queira fazer essa missão, em troca receberá um item e 15 mil créditos. Farejando próximo à rocha logo abaixo dessa senhora você encontra uma Lemonade


Essa rota possui Pokémon que aparecem para te atacar do topo das árvores. Ao vencê-los, fique atento, pois tem a chance do monstrinho deixar algum item específico caído no chão. Entre os Pokémon encontrados nesta rota, também entre os níveis 24 e 27, temos:
  • Fearow;
  • Gumshoos (somente de dia);
  • Alolan Raticate (somente de noite);
  • Ledian (somente de dia);
  • Ariados (somente de noite);
  • Skarmory;
  • Pancham (pode chamar Pangoro para ajudar).

Siga para a esquerda e após a grama alta na parte superior você encontra um Paralyze Heal. Siga farejando com Stoutland pela estrada para encontrar mais um Tiny Mushroom. Continuando o caminho pela estrada, você se depara com alguns treinadores. Aproveite para treinar um pouco mais seus monstrinhos pois o próximo Trial se aproxima! 


Na parte inferior da estrada, depois da grama alta, você encontra um X Accuracy. Já na parte superior, próximo a um treinador vestido de azul, você encontra uma Zygarde Cell. Seguindo pela estrada dois capangas do Team Skull irão parar sua jornada. Um deles inicia uma batalha rapidamente com você, usando um Golbat de nível 27. Ao derrotá-lo, pela primeira vez, o outro capanga também irá enfrentá-lo, utilizando um Alolan Raticate do mesmo nível.


A luta não é difícil, mas utilizar golpes elétricos (Lightning) e lutadores (Fighting) contra os Pokémon específicos irá deixá-la ainda mais rápida. Após sua vitória, os dois capangas fogem e Professor Kukui reaparece e te fala um pouco sobre o seu próximo destino: Mount Hokulani.

Um Trial na velocidade de luz!

Para subir até o monte, você precisará pegar um ônibus. Para isso, interaja com a placa próxima ao Professor Kukui e uma linha de ônibus Exeggutor surgirá, te levando direto para o topo do monte, onde existe um observatório. Ao chegar lá, Kukui, que subiu com você, te chama para ver o ponto mais alto de Alola, o Mount Lanakila. Ele aproveita para dizer também que a Liga Pokémon será instalada ali em breve.


Antes de seguir para o seu objetivo, vá para a direita por trás dos carros estacionados para encontrar uma Level Ball. Siga por esse caminho para baixo e encontre novamente o Oak, que dessa vez lhe dá uma Moon Ball. Com tempo para explorar a estrada mais tarde, sigamos direto para o observatório, onde você e Kukui encontram Molayne, o assistente do Capitão do próximo Trial.


Ele diz que o capitão do Trial é uma pessoa muito ocupada e, antes que você o enfrente, Molayne irá conferir se a sua força é a mínima necessária para enfrentar o Capitão. Assim, lute contra ele para poder ter acesso ao Trial. Molayne usará:
  • Skarmory nível 29;
  • Alolan Dugtrio nível 30;
  • Metang nível 29.

Fique atento ao segundo tipo de cada Pokémon, pois isso influenciará os dano super efetivo de cada um. Cuidado também pois Molayne utiliza Super Potion em seus Pokémon, aumentando a longevidade deles na luta. Ao vencê-lo, seu caminho estará livre para entrar no observatório. Professor Kukui se despede de você ali e diz que te encontrará em Malie Garden com Hau.


Assim, recomendo que antes de entrar no observatório, volte para o centro Pokémon e recupere seus monstrinhos. Agora, volte ao observatório e passe pelas duas portas coloridas para encontrar o garoto Sophocles, o próximo capitão de Trial. Ele é bem ansioso e recluso, o que faz com que ele queira começar o Trial ali mesmo e agora.


Ele irá testar um de seus novos experimentos de Trial em você, mas o experimento faz com que a luz do local seja cortada, dando início ao Trial mais rápido do jogo até então. Você deve responder corretamente sobre os sons que serão apresentados. Para cada resposta certa, um Charjabug ou um Grubbin irão aparecer para enfrentá-lo. Tudo isso enquanto o Totem Pokémon se aproxima do observatório aos poucos. 


Na ordem, as respostas corretas do Trial são: Pokémon Center, RotomDex, Charjabug e A Totem Pokémon. Assim, vencendo todos os Pokémon ao longo do desafio, o Totem surgirá: um Vikavolt gigante de nível 29 que pode chamar Charjabug para ajudar na luta. Golpes de pedra são os mais indicados aqui, mas golpes de fogo são bem úteis também. Foque seus ataques em Vikavolt e Charjabug não será uma ameaça preocupante depois.


Após vencer o Trial, Sophocles lhe entrega a Electrium Z, enquanto seu assistente lhe dá a Steelium Z, permitindo que use um Z-move do tipo Elétrico e do tipo Aço a partir de agora. Dois Z-Crystal pelo preço de um! O capitão ainda lhe entrega o que ele diz ser a máscara que Professor Kukui esqueceu com ele. O que deixa claro que o Professor é também o Masked Royal, líder do Battle Royal. Quem diria não é mesmo? 


Mas a jornada a partir desse ponto, fica para a próxima semana!

Revisão: Ana Krishna Peixoto

Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google