Perfil

#Kirby25th: Kirby, a estrela de Dream Land

O herói de Dream Land completa seus 25 anos e hoje teremos um texto especial sobre ele.

Kirby é o protagonista de diversos títulos da Nintendo que levam seu nome. Ele foi desenvolvido pela HAL Laboratory inc. e possui um grande número de títulos em jogos, mangás, desenhos, entre outros. O redondo e rosa protagonista vive em Dream Land, um país localizado no planeta Popstar, em uma pequena casa redonda.

Primeiro faça um círculo

Kirby foi criado por Masahiro Sakurai enquanto trabalhava no desenvolvimento de um jogo para o Game Boy. Inicialmente foi batizado de Popopo, e o nome do jogo seria Twinkle Popo. Criado por Sakurai para marcar o lugar no qual os personagens do jogo seriam inseridos. Ele conseguiu cativar seu criador que decidiu usá-lo como personagem principal.


A origem do nome ainda é desconhecida. Porém, supõe-se que o nome venha do advogado John Kirby da Latham e Watkins LLP, que ajudou a Nintendo em um processo. Outra possível origem para o incomum nome é de uma empresa que fabrica aspiradores de pó chamada de Kirby Corporation.

Um pequeno contratempo na cor do personagem fez com que a cor de Kirby em seu primeiro jogo para nós do ocidente fosse branca. Isso ocorreu devido ao fato de Shigeru Miyamoto, chefe do departamento de análises e desenvolvimento da Nintendo, ter preferência pela cor amarela, enquanto Sakurai desejava que seu mais novo herói possuísse a cor rosa, que foi usada no design final do personagem e corrigida nos jogos subsequentes.

Kirby de Dream Land

Kirby possui um corpo leve e macio que lhe permite expandir e flutuar como vemos em diversos jogos da franquia. Durante o passar dos anos, ele foi sofrendo algumas mudanças, focadas em deixá-lo mais arredondado. Ele muitas vezes age como criança, demonstrando uma atitude inocente e curiosa, sendo muitas vezes enganado por seus inimigos.


Seus criadores tinham a intenção de deixá-lo sem um gênero. Porém, em muitas traduções do jogo ele começou a ser referido com pronomes masculinos, e, em seu manual em inglês no jogo Kirby’s Dream Land (GB), ele foi introduzido como um “pequeno garoto”. E em Kirby 64: The Crystal Shards (N64) podemos ver um pequeno romance entre o herói e Ribbon, que o beija na bochecha.

Estômago de Ferro

Kirby possui uma personalidade divertida e inocente, atrelada a uma atitude positiva. Possuidor de um grande senso de justiça, ele sempre está disposto a ajudar as pessoas e enfrentar aqueles que poderiam machucar outros. Apesar de destemido, sempre que algo acontece, seu primeiro suspeito é o King Dedede, que sempre lhe causa problemas.

Assim como ele rapidamente pode fugir de uma luta ele também pode começar uma, principalmente contra seus rivais, King Dedede e Meta Knight. O herói é impulsivo, correndo sempre em direção aos problemas, sem antes mesmo de ouvir todos os detalhes. Apesar disso, Kirby é inteligente, fato mostrado enquanto ele causa a destruição da Halberd no sub-game Revenge of Meta Knight, no jogo Kirby Super Star (SNES), atrapalhando assim os planos de Meta Knight.


Os hobbies do herói consistem em dormir e comer, sendo que ele devora tudo. Desde sua comida favorita, Maxim Tomatoes, que nos jogos recuperam toda a vida de Kirby, até comidas vencidas e objetos. Apesar de estarem vencidas, essas comidas não lhe fazem mal algum. Graças a esse fato não se sabe ao certo se ele gosta de comer ou faz por obrigação e nem mesmo se ele realmente sente o gosto dos alimentos.

Muitos chapéus

Uma de suas habilidades mais comuns é abrir sua boca e sugar o que estiver perto. Nomeada de Super Inhale, essa habilidade pode ser mantida por muito tempo. Kirby consegue sugar seus inimigos através do uso dessa habilidade, e ela sofre modificações de jogo em jogo, como ele se cansar após usar essa habilidade por alguns segundos, ou sugar objetos incrivelmente grandes. Por exemplo, em Kirby’s Epic Yarn (Wii) essa habilidade não está disponível.

Após sugar seus inimigos, Kirby, pode cuspi-los utilizando o Star Spit Attack ou ele pode engoli-los copiando assim a habilidade do inimigo. Com início em Kirby’s Adventure (NES), o herói ganhou essa habilidade que também foi modificada com o tempo. Essa habilidade em títulos mais recente foi reformulada, lhe causando mudanças em praticamente todas as ações do herói.

Kirby Super Star introduziu mudanças na aparência do herói quando ele copiasse o inimigo. Em títulos anteriores apenas havia mudança na cor do herói ou ele ganhava armas para mostrar a habilidade, agora ele possui diversos chapéus que possuem a aparência ligadas a habilidade atual do herói. Porém, os jogos que não foram feitos por Sakurai acabam não possuindo os chapéus.

É hora do Smash

Algo que ajudou bastante na personalidade de nosso herói foi sua participação no jogo de luta da Nintendo, Super Smash Bros. (N64). Lançado em 1999, o jogo trazia alguns dos personagens mais icônicos da empresa. O jogo iniciava com oito personagens e possui mais quatro para serem desbloqueados.


Essa participação de Kirby foi também uma jogada de marketing, pois através desse novo jogo a Nintendo apresentava o personagem para aqueles que talvez não o conhecessem. Isso alavancou as vendas da pequena bola cor de rosa e o tornou um personagem retornável em todos os outros jogos dessa franquia.

As habilidades de Kirby são todas derivadas de seus jogos, possuindo pequenas adaptações para o combate rápido e único de Super Smash. Kirby mostra suas habilidades copiando os grandes personagens da empresa e utilizando um de seus ataques, o que torna sua jogabilidade bem divertida e dinâmica.

De Popstar para Superstar

Ao longo de sua incrível jornada, Kirby fez muitos aliados, rivais e inimigos. Não só isso, o pequeno ser rosa fez um incontável número de fãs. Com um total de 25 jogos, fez participações especiais como em Super Smash, anime, quadrinhos, entre diversos outros. Nosso aclamado herói é um dos grandes personagens da Nintendo.

E com seus 25 anos de vida, seu jogo mais vendido acabou sendo o primeiro para Game Boy, Kirby’s Dream Land. Quem cresceu com esse incrível personagem sabe bem o quanto ele foi importante e nada mais justo que fazermos essa pequena homenagem a um grande clássico da Nintendo. Esperamos que mais um título chegue em nossas mãos contendo esse inesquecível personagem. Espero que todos vocês tenham a oportunidade de conhecê-lo melhor.


Obrigado, Kirby, que você continue sempre trazendo alegria para o coração de nós jogadores.

Gostaram do texto? Qual seu jogo favorito desse incrível personagem? Diga nos comentários.

Revisão: Luigi Santana


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google