Jogamos

Análise: The Legend of Zelda: Twilight Princess (Wii)

em 03/02/2009

Anúnciado em meio à aplausos e gritos de emoção durante a E3 2004, The Legend of Zelda: Twilight Princess levou quase 3 anos para ser la... (por Sérgio Estrella em 03/02/2009, via Nintendo Blast)

Anúnciado em meio à aplausos e gritos de emoção durante a E3 2004, The Legend of Zelda: Twilight Princess levou quase 3 anos para ser lançado, passando por adiamentos, vídeos, entrevistas e incertezas. No fim de 2006 saiu simultaneamente para Wii e GameCube, com sutis diferenças, mas será que valeu a espera?

Desta vez a Nintendo resolveu apostar na fórmula do consagrado Ocarina of Time e preferiu usar gráficos realistas ao contrário de Wind Waker, com visual de desenho animado. E não foi só nos gráficos que Twilight Princess se inspirou em Ocarina of Time: o grosso do enredo também é muito semelhante. Mas aqui há novos elementos, como o Reino do Crepúsculo (Twilight Realm, em inglês) que transforma link num Lobo e Midna, uma espécie de releitura da fada Navi, mas com uma importância muito maior na história.

O jogo é cheio de sidequests, minigames (com destaque para o de pesca) e a área explorável é imensa, como foi prometido durante o desenvolvimento. Outra grande novidade que tornou o game mais “cinematográfico” são as várias cenas não interativas presentes durante o decorrer do enredo. Mas não se engane, não foi dessa vez que Zelda ganhou cenas em CG, é tudo em tempo real, utilizando a própria engine do jogo. Apesar disso, o enredo é um dos mais refinados da série e essas cenas apenas reforçam isso.

No entanto, algumas coisas já começam a fazer falta, como a dublagem, que deveria ser obrigatória num jogo como Zelda. Mais uma decepção é a ausência da barra de Magia e das Magias em si; dá a impressão de que algo foi esquecido. A Nintendo poderia ter acrescentado mais espadas, roupas e escudos também, ou pelo menos na mesma quantidade de Ocarina of Time.

No Wii, todos os mapas são espelhados em relação a versão para GameCube, inclusive o Link, que agora é destro, para corresponder à posição do Wiimote e Nunchuk nas mãos do jogador. Alias a jogabilidade está muito melhor na versão para Wii, apesar de tornar o jogo ligeiramente mais fácil. Usar a espada e o arco e flecha, por exemplo, é muito mais divertido e intuitivo.

The Legend of Zelda: Twilight Princess é um jogo incrível, pois aprimora a maioria dos conceitos introduzidos nos episódios anteriores e oferece um conteúdo extenso e variado, mas teve medo de inovar, diferente de seus antecessores.

The Legend of Zelda: Twilight Princess (Wii) – Nota: 8.5

Imagens: IGN


Autor do Blog "iceBreaker" , "Nintendo Blast" e "Hellness". Moro em Curitiba-PR, e curso Design Gráfico na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.