Jogamos

Análise: Wario Land: Shake it! (Wii)

Wario Land: Shake It! é um regresso aos antigos jogos de plataforma 2-D inaugurados pelo Nintendinho e reforçado pelo Super Nes. ... (por Rauali em 06/03/2009, via Nintendo Blast)

wario_land_shake_it
Wario Land: Shake It! é um regresso aos antigos jogos de plataforma 2-D inaugurados pelo Nintendinho e reforçado pelo Super Nes. Um jogo que vem de encontro ao apelo dos saudosistas que já não se vislumbram tanto por plataformas tridimensionais. Não há como negar, a animação do jogo é o que mais chama a atenção à primeira vista. Tudo, desde a abertura em desenho animado até o cenário e personagens de cada fase, foi desenhado à mão. O capricho do game neste ponto merece os nossos parabéns. Wario tendo de sacudir inimigos em busca      de tesouros, ou colidindo com a parede por não ter controle de sua velocidade desatam bons momentos na frente do Wii. As expressões emitidas pelo personagem nessas ocasiões mostram todo o capricho e preocupação da Nintendo pela qualidade do game, que apesar de simples, resultou num excelente acabamento. Apesar disso, devo confessar, eu me decepcionei um pouco ao pôr o game nas mãos, nem de longe estou dizendo que não gostei, é claro que o game me impressionou em vários aspectos, mas quando o946578_20080728_screen003 jogo foi anunciado, logo me veio à mente um game à altura de New Super Mario Bros (DS), no entanto, o universo que divide esses dois títulos é enorme, e acabei me deparando com uma plataforma totalmente distinta do que esperava.

O anti-herói Wario é importunado do seu sono de beleza por um pássaro esquisito a mando da Capitã Maple Syrup, para ajudar os habitantes de Shake Dimension a derrotarem o pirata Shake King (nomes inspiradores). Para que Wario aceite a proposta de ajudar os habitantes (ele reluta, cutucando o nariz, quando o pássaro Merfles lhe solicita essa ajuda), lhe é prometido, óbvio, um estoque ilimitado de ouro.O jogo toma início com esse enredo, e logo o jogador é levado para a primeira fase do946578_20080728_screen024 game: O navio da Capitã Maple. Esta fase funciona como um tutorial, mostrando os comandos que o jogo exige, e ponto positivo neste quesito: os controles de Wario Land: Shake it! beiram a perfeição! Os comandos inusitados como chacoalhar o wii-mote para tirar as moedas dos sacos de ouro, ou equilibrar o controle para arremessar o inimigo são extremamente precisos e divertidos, coisa fina mesmo.

Cada fase segue o tradicional estilo plataforma: pule blocos, mate inimigos e desvie dos buracos. As fases são curtas, mas assim que o objetivo é atingido (libertar um mefle), uma contagem regressiva começa para que você volte ao portal no inicio da fase, e caso o tempo acabe, Wario perderá uma vida e a fase se iniciará de novo; mas desde já digo, você certamente não terá problemas com o tempo. Além disso, cada fase esconde três tesouros que Wario poderá pegar para aumentar sua pontuação, pega-los não é fácil, alguns você só conseguirá coletar, por exemplo, quando já tiver libertado o mefle da fase, e ainda assim terá de ser um pouco mais rápido, porque geralmente nessas horas Wario estará correndo descontroladamente.

Além dos tesouros, as fases possuem sub-missões que o jogador poderá fazer para aumentar o seu ranking, essas missões alternativas costumam ser mais difíceis do que encontrar os tesouros, e se alternam entre terminar a fase em menos de determinado tempo; passar pela fase sem perder sangue, ou mesmo terminar a fase destruindo todos os blocos-bomba (pode parecer fácil, mas as sub-missões são muito, mas muito difíceis de serem completadas na primeira tentativa) e você terá de voltar várias vezes na mesma fase para conseguir completar tudo, isso pelo meno946578_20080728_screen026s aumenta muito o fator "replay", eu mesmo não consigo terminar um game de forma desfalcada, geralmente tento pegar tudo, até o último item, e nisso Shake It! me agradou.

Os cenários também se mostraram bastante criativos tendo partes em que o jogador terá de pensar para encontrar um meio de chegar a determinada plataforma, sempre fazendo bom uso dos sensores do Wii-mote, sendo balançando por cipós, dando uma de acrobata, ou provocando um terremoto para elevar uma pirâmide, sem contar nos estágios sub-aquáticos e nos chefes de mundo, que provocam uma reviravolta nos comandos, ou seja, o jogo não cai na mesmice.

Wario Land: Shake It! já se coloca entre os melhores títulos lançados para o console da Nintendo, e é item obrigatório para os saudosistas dos velhos tempos de Nes e Super Nes. O jogo equilibra boa jogabilidade, excelentes gráficos bidimensionais e uma dificuldade elevada para ser completado 100%, resumindo: pedida certa para quem procura um jogo de qualidade, sem contar que é o melhor jogo do Wario desde os tempos do Game Boy. Joguem e comprovem a qualidade deste título.

Wario Land Shake It (Wii) – Nota: 8.9

Gráficos: 9.0 | Som: 8.5 | Jogabilidade: 9.0 | Diversão: 9.0


Me projeto no que faço, e nem sei como eu sou ainda.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google