Blast from the Past

Blast from the Past: Super Mario Bros. 3 (NES)

em 20/06/2009

Após o fiasco da versão ocidental de Super Mario Bros. 2, a Nintendo criou vergonha na cara e decidiu retornar às origens em mais um títu... (por Jones Oliveira em 20/06/2009, via Nintendo Blast)

Após o fiasco da versão ocidental de Super Mario Bros. 2, a Nintendo criou vergonha na cara e decidiu retornar às origens em mais um título fora de série. Super Mario Bros. 3 conquistou o mundo inteiro com mais um jogo divertido, desafiador e emocionante. Relembremos o que fez desse jogo mais um título de sucesso absoluto que até hoje é jogado por muitas pessoas.

SuperMarioBros3

 

Lançado em 1988 no Japão e em 1990 nos Estados Unidos, Super Mario Bros. 3 veio para recuperar a imagem da Nintendo, principalmente no ocidente, depois do fiasco de Super Mario Bros. 2 que fugia completamente à temática Mario (convenhamos, aquilo não era Mario de verdade). E conseguiu! Super Mario Bros. 3 pegou a antiga fórmula de Super Mario Bros. e a melhorou bastante e se tornou um dos jogos mais excitantes de todos os da franquia lançados até hoje.

A história é mais ou menos a mesma – o Mundo dos Cogumelos foi invadido por sete filhos do Bowser que roubaram as varinhas mágicas reais e transformaram cada rei em animais. Sua missão? Recuperar as varinhas e concertar toda a bagunça, claro!

Vilões - SMB3 - Blast from the Past Nintendo BlastOs vilões da vez em Super Mario Bros. 3 

smb3-01 Apesar da história massante (como é até hoje), Super Mario Bros. 3 explorou ao máximo as capacidades do NES/Famicom. Com trilha sonora extremamente bem produzida, com gráficos exuberantes e coloridos, e a adição de novos itens, o jogo retomou a antiga jogabilidade que conquistou milhares de fãs ao redor de todo o mundo – esqueça as verduras que você jogava nos inimigos em SMB2. Muito mais do que isso, SMB3 trouxe novos desafios, novos quebra-cabeças e novos cenários, elevando a experiência do jogador a um nível jamais alcançado.smb3_w4-4_b

Pela primeira vez o sistema de mapas é utilizado na franquia, o que deixa o jogador muito mais a vontade para escolher que fase irá jogar (inclusive muitas delas você pode optar por não jogar). Além disso, nesses mapas podem ser encontrados itens que ficam armazenados em seu inventário – idéia genial que é utilizada até hoje. A imensa quantidade de itens disponíveis (talvez a maior até hoje) também é um atrativo à parte. Além dos triviais que já encontrávamos no SMB, o SMB3 nos trouxe inúmeros outros:

smb3_item_leaf Raccoon Leaf: folhinha que dá orelhas e cauda de guaxinim a Mario, que utiliza a cauda para bater nos adversários e passa a poder voar;

smb3_item_frog Frog Suit: roupa de sapo que dá uma maior facilidade e agilidade para nadar;

smb3_item_tanooki Tanooki Suit: transforma Mario em texugo, personagem folclórico japonês, permitindo-o voar e transformar-se em estátua;

smb3_item_hammerbros Hammer Brother’s Suit: roupa baseada no inimigo Hammer Brothers que permite Mario atirar martelos contra os inimigos;

smb3_disfraces Goomba’s Shoe: grande bota verde que permite Mario pisar em inimigos ou andar sobre superfícies espinhosas;

smb3_item_pwing P-Wing: transforma Mario em guaxinim e mantem o marcador de power no máximo durante toda uma fase;

smb3_item_jugem_cloud Jugem’s Cloud: nuvem utilizada no mapa para passar de uma fase sem precisar jogá-la;

smb3_item_magic_flute Warp Whistle: flauta que quando usada no mapa leva Mario à Warp Zone, permitindo-o avançar vários mundos sem ter que jogá-los;

smb3_item_music_box Music Box: caixa musical que quando utilizada no mapa faz com que os Hammer Brothers durmam, possibilitando passar deles sem ter que lutar;

smb3_item_hammer Hammer: martelinho usado no mapa para quebrar pedras que bloqueiam o caminho;

smb3_item_anchor Anchor: obriga a nave dos filhos do Bowser a ficar parado no mapa, evitando que eles voem para outros lugares.

 Mario e suas fantasias em SMB3 - Blast from the Past Nintendo Blast Mario e suas inúmeras fantasias em Super Mario Bros. 3

Super Mario Bros. 3 conseguiu recuperar a brilho da franquia que outrora fora apagado pelo ruim SMB2 – tanto é que foi listado em 2008 como o jogo não bundled mais vendido de todos os tempos. A versão original do NES posteriormente foi melhorada em vários aspectos e relançada no Super Nintendo como parte do Super Mario All-Stars, no Game Boy Advance como Super Mario Advance 4 e mais atualmente no Wii no Virtual Console.

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Comparação gráfica entre o Super Mario Bros. 3 original do NES e o Super Mario Bros. 3 do SM All-Stars do SNES.

O prazer de jogar um game da franquia estava de volta. Costumo dizer que só a Nintendo consegue fazer um jogo que realmente prende o jogador na frente da tela, não importando se o jogo é old school ou new school. SMB3 faz isso até hoje – seus gráficos coloridos, excelente jogabilidade, cenários desafiadores e trilha sonora hipnotizante e marcante proporcionam uma sensação única que nenhuma outra empresa é capaz de proporcionar: a de felicidade enquanto se joga um game.

Um clássico indispensável para os verdadeiros gamers e que para sempre será lembrado pela galera old school.


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