Mario Bits

Mario Bits: O Projeto Super Mario 128

Hey paisano! Jardim here, na segunda edição de Mario Bits ! Super Mario 64 . Um jogo simplesmente incrível. Se lembra de quando você viu... (por Eduardo Jardim em 18/06/2009, via Nintendo Blast)

Hey paisano! Jardim here, na segunda edição de Mario Bits!

Super Mario 64. Um jogo simplesmente incrível. Se lembra de quando você viu aquele ambiente tridimensional pela primeira vez? Lembra de como aquilo praticamente explodiu a sua mente? Pois é. Muita gente, ao se deleitar com o sucesso, se perguntou se haveria uma sequência. Coisa que hoje em dia, especialmente com Super Mario Sunshine e o GameCube, parece impossível. Mas é aí que encontramos Super Mario 128.

É isso aí, matemática pura. Super Mario 128 é o nome de uma série de projetos da Nintendo para criar uma sequência a Super Mario 64. O projeto trazia tecnologia nova e idéias que seriam incorporadas em jogos posteriores. Um demo do projeto foi lançado pela Nintendo, e caracterizava mais de 100 Marios na mesma tela de uma vez só. Outra características do demo incluíam o uso da "rapid generation", vista depois em Pikmin, e "sphere walking", visto em The Legend of Zelda: Twilight Princess e é claro, Super Mario Galaxy.

Falando no jogo sideral da Nintendo, alguns confundem Super Mario 128 com o próprio Galaxy, pois é um jogo que incorpora os experimentos do projeto Super Mario 128. Entretanto, Super Mario Galaxy pode ser a culminação de tal projeto, visto que Super Mario 128 procurava criar uma sequência inovativa a Super Mario 64. Super Mario 128 poderia ser visto hoje em dia como Super Mario Sunshine ou Super Mario Galaxy.

Mais recentemente, durante seu discurso na conferência de desenvolvedores de jogos de 2007 (Game Developers Conference 2007), Shigeru Miyamoto revelou o que realmente aconteceu com Super Mario 128. "O que aconteceu com Mario 128?", disse o Shiggy no fim como uma nota de rodapé, "a maioria de vocês já jogaram...", e então, a tela mostrava que Mario 128 se igualava a Pikmin.

Curiosidades. Em Super Smash Bros. Melee, há um evento chamado "Super Mario 128" (Event Match #22); neste evento, o lutador deve derrotar 128 Marios pequeninos.

Por hoje é só, espero que tenham curtido saber um pouco sobre essa pérola cancelada cujos elementos foram muito úteis no futuro. Vejo vocês na próxima quinta-feira com mais um quadro Mario Bits, espero que estejam gostando!

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.


  1. Pois é Jardim, o Projeto Mario 128 é realmente fascinante, principalmente porque serviu de "teste" para elementos que seriam colocados em outros games da série.

    Curiosamente, outra demo da época "Marionettes" não teve a premissa levada em frente.

    ResponderExcluir
  2. Tomara que um dia ainda lançem o verdadeiro Mario 128, na sua forma de jogo de Mario.

    ResponderExcluir
  3. Hoho, saquei. Super Mario 64 x 2 = Super Mario 128. Queria ter jogado TT-TT

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google