Blast from Japan

Blast from Japan: Custom Robo 64

Bem na época da febre Pokémon, games onde se poderia batalhar com personagens bonitinhos se tornaram febre. Um dos que seguiam essa linha... (por Gustavo Assumpção em 16/07/2009, via Nintendo Blast)

250px-CustomroboBem na época da febre Pokémon, games onde se poderia batalhar com personagens bonitinhos se tornaram febre. Um dos que seguiam essa linha é o game de combates entre robôs Custom Robo, lançado em 08 de dezembro de 1999 somente em território japonês. Desenvolvido pelo time Marigul, o game conseguiu surpreender e se tornar um dos games mais respeitados do Nintendo 64 por lá.

Mas afinal, como funciona Custom Robo?

Assim como em Pokémon, Custom Robo possui sua jogabilidade dividida em duas partes. Na primeira há um mundo aberto com elementos típicos de games de RPG, incluindo interação com personagens e muito bate-papo. A segunda parte, onde o game realmente brilha, são as batalhas entre os robôs. No geral, o principal objetivo é conseguir juntar o máximo possível de peças para ampliar as capacidades do seu personagem. Fazendo upgrades no seu robô e passando por desafios ao longo das fases, o jogador conseguirá avançar na história e ir pro próximo desafio.

Nas batalhas, as semelhanças com Super Smash Bros. e Virtual On (game da SEGA para o Dreamcast, X-box Live e Arcade) são extremamente grandes.  O objetivo principal é reduzir os pontos de eneroborgia do seu oponente para zero, usando não só golpes físicos como especiais e itens pelos cenários. O esquema de jogabilidade com os Rebirths (que podem mudar a vantagem em uma batalha) é bem funcional e divertido, já que proporciona um equilíbrio nos combates.

Aliás, todo o game é bem divertido e simples de se jogar. Os controles são fáceis e acessíveis, os menus – mesmo pra quem tem pouco conhecimento de japonês – são inteligentes e a durabilidade é bem grande, alavancado pela grande quantidade de itens e personagens. É um game completo e muito bem trabalhado.

Mas nem tudo são cogumelos verdes aqui. O visual e a trilha sonora são muito fracos para o padrão do console. Visualmente, há uma mescla de anime/ 3D que não parece bonita, lembrando inclusive games portáteis. Nas batalhas em si, a qualidade aumenta, mas mesmo assim de forma insuficiente.

Acho que vou terminando por aqui esse revival de um dos games que mais joguei no Nintendo 64. Raríssimo de se encontrar hoje em dia, Custom Robo é o precursor de uma série que teve outros três games lançados – e todos bons por sinal. Infelizmente esse aqui e a versão V2, também para o Nintendo 64, nunca chegaram desse lado do globo. Perdas inestimáveis para os donos do console.

custom   custom2


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Ultimamente fizeram um tipico dos power rangers enorme como arma

    ResponderExcluir
  2. Dizem que o do N64 é muito melhor que o do GameCube. Uma pena não ter saído nos EUA.

    ResponderExcluir
  3. Esse jogo parece ser muito bom, pena não ter vindo quase nenhum jogo para o ocidente.
    Existe uma versão dele para Ds não existe? Custom Robo Arena?

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que existe um custom robo sim. Acho que já li um review dele na Nintendo World.
    Vou procurar mais informações

    ResponderExcluir
  5. Esse foi o tipo de jogo que queria ter tido amigos para brincar com ele, infelizmente sempre joguei meio só, entao jogos assim sempre foram meio sem graça pra mim.

    Houve apenas uma epoca em que me reunia com colegas para jogar, mas moravam longe e por isso não tinha como estar la com uma frequencia satisfatoria.

    Experiemntei este game de 64, e achei a ideia muito legal. O achei fraco para os padroes do 64, mas não me importei com isso.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google