Mario Bits

Mario Bits: Revelações sobre Toadsworth

Howdy there! Toadsworth é o velho Toad que zela pela princesa Peach como seu fiel mordomo e criado. Sempre preocupado com a princesa, apare... (por Eduardo Jardim em 02/07/2009, via Nintendo Blast)

Howdy there! Toadsworth é o velho Toad que zela pela princesa Peach como seu fiel mordomo e criado. Sempre preocupado com a princesa, apareceu pela primeira vez em Super Mario Sunshine, tem um sotaque britânico e vez ou outra exprime palavras britânicas como "Tally-Ho!", "Pip pip!" e "Pela marmelada do meu avô!". Mas o velho também carrega alguns segredinhos... Cheque!

Primeiro, qual a relação dele com a Peach? Há muita confusão ao redor disso. A página da Nintendo.com de Super Mario Sunshine indica que ele é o pai da Peach, o que faria dele o Rei Toadstool. Entretanto, foi frisado em jogos e manuais de intrução que Toadsworth é o adido de Peach, e assim, seu subordinado (enquanto, se fosse rei, seria o monarca governante). Pra complicar ainda mais o cucuruto, em Mario Superstar Baseball, ao nomear os jogadores do time da Peach, Lakitu diz "E... seu avô?! Ah, me desculpe! Venerável Toadsworth!". Enquanto isso não foi inteiramente claro, Lakitu pode ter feito um engano e corrigido logo depois (ele deve estar ficando pancada pelos tantos cascos que taquei na cabeça dele em Super Mario World). Peach também se dirige a ele como "Toadsworth" em Super Mario Sunshine, e não como pai ou avô.

O fato de que Toadsworth é um Toad enquanto Peach é uma humana faz com que seja dubitável que os dois sejam biologicamente relacionados (de um ponto de vista científico). Entretanto, a presença da Vovó Toadstool em Super Mario RPG surge como um problema similar visto que ela também é um Toad (embora "Vovó" poderia ser um simples termo de ternura com a Toad anciã).

Curiosidades:
• Toadsworth é dublado por Charles Martinet, e eu acredito que você já saiba quem seja. É o velho doido que faz a voz de Mario, Luigi, Wario, Waluigi e até mesmo Wart em Super Mario Advance.
• Um e-mail em Paper Mario: The Thousand-Year Door frisa que Toadsworth tem 60 anos de idade.
• Em Mario Golf: Advance Tour, se o jogador olhar dentro de um armário, ele/ela vai encontrar um bigode falso escrito "Toadsworth", indicando que o bigode do velho na verdade - TANDÃÃÃÃ - É FALSO!
• Em Super Mario Galaxy, uma Luma anciã chamada Polari é a contraparte galática de Toadsworth, similar ao modo como Rosalina é a contraparte galática de Peach.
Por hoje é só, espero que tenham curtido! Quais suas opiniões - e conclusões pessoais - sobre a relação de Toadsworth com Peach? See you next time!

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Jardim sempre surpreendendo! Sabia que eu quase nunca me atenho a esses detalhes? Mas confesso que atualmente essa é a coluna que eu mais espero aqui no Blast.

    Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  2. Nunca prestei atenção no Toadsworth, e pior, nem sabia que ele aparecia em outro jogo que não fosse Mario Sunshine...
    Anyway, eu sempre achei que ele fosse um companheiro de viagem ou coisa do tipo da Peach.

    ResponderExcluir
  3. Show de bola, e eu que achava que ele era o carregador de bagagem da Peach :))

    ResponderExcluir
  4. Gostei das revelações apesar de ja saber algumas =P

    ResponderExcluir
  5. Cara tem que resolver isso comtestes de DNA :p

    ResponderExcluir
  6. Muito boa essa coluna mesmo!!!

    Adoro as revelações, especulações, fofocas e teorias da conspiração que envolvem o mundo do Mario.

    A coluna podia ter um subtítulo: Mario Bits, o TV Fama do Mario, por Eduardo Jardim, o Nelson Rubens do Reino do Cogumelo.

    =))

    ResponderExcluir
  7. Muito legais as revelações.
    Uma das melhores colunas do -n- é a Mario Bits

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google