O Oceano Azul da Nintendo: jogos casuais não nasceram em consoles Nintendo

Por KolnDoln Jogos Casuais não nasceram nos consoles Nintendo Eu não lembro de ter escutado isso na minha época em que comp... (por Nintendo Blast em 22/07/2009, via Nintendo Blast)

Por KolnDoln
  • Jogos Casuais não nasceram nos consoles Nintendo

Eu não lembro de ter escutado isso na minha época em que comprava revistas de games, isso lá nos anos 90. É curioso, mas não haviam matérias de jogos casuais ou matérias de jogos hardcores (talvez não como agora). Parece que foi algo que surgiu com nascimento de duas plataformas Nintendo: o DS e o Wii. Mas isso está longe de ser verdade.

A verdade é que a indústria, mesmo nos anos 90, sempre foi hardcore. Eles produziam jogos ditos hoje como hardcore. Fizeram sequências atrás de sequências e geraram seus lucros. E hoje vemos aqueles que auto denominam-se "jogadores hardcores".

Mas nunca ouvimos tanto essa expressão "casual e harcore" desde os videogames Nintendo (principalmente Wii e DS). Inclusive, empresas como Sony e Microsoft já sabiam da existência desse mercado, que hoje deu a liderança a Nintendo. Sim, eles já sabiam, mas nenhuma outra empresa quis apostar seriamente nesse mercado, a Nintendo jogou a toalha e se deu bem!

A verdade mesmo, é que a indústria de jogos eletrônicos ignorou este fato. Que fato?
O fato de que havia um mercado de consumidores casuais maior que o mercado de jogadores hardcore. E ela, a indústria, ignorou esse fato durante muito tempo, mas sempre soube da existência deste mercado.

Alguém teria o direito de dizer que não acredita que esse mercado já estava ai antes da Nintendo com seus dois consoles (DS e Wii) entrar para fisgar estes jogadores. Eu compreendo, e também poderia ser eu a dizer estas mesmas palavras.

Mas aqui estão as provas:

  • 2006 (o ano do Wii é 2007)

“Enquanto os jogos de PC vendidos em caixa sofrem uma queda íngreme - 38 milhões de jogos vendidos nos Estados Unidos em 2005, comparados com 47 milhões vendidos em 2004, de acordo com a consultoria de marketing de varejo, NPD Group - jogos casuais são aproveitados por cerca de 100 milhões de usuários de PC, de acordo com a comScore Media Metrix.” CNN

Aqui podemos conferir como a CNN fazia reportagens sobre jogos casuais, o que não era uma surpresa exatamente. Mas uma surpresa é lembrar que a indústria de jogos eletrônicos dizia a mais ou menos 2 anos atrás, quando o Wii foi lançado, ou mesmo até 2008, antes da E3 2009, onde parece que a concorrência decidiu jogar a toalha, assim como a Nintendo fez. Ah! O que eles diziam, eles diziam que o Wii era uma piada e que o futuro eram os gráficos em alta definição (a verdadeira nova geração de consoles eram os consoles HD).

E como disse, empresas como Sony e Microsoft já sabiam da forte existência desse mercado:

  • 2005

Jogos “casuais” têm tido alguma atenção séria ultimamente. Já na semana passada, a International Game Developers Association (IGDA) - uma larga e independente organização sem fins lucrativos de desenvolvedores de jogos - anunciou a formação do Grupo Especial de Interesse em Jogos Casuais, em resposta as novas oportunidades desse setor. Durante as próximas semanas, a Game Initiative - produtora líder em eventos da indústria dos jogos - acomodará duas convenções separadas sobre o mercado de jogos casuais. A Microsoft Casual Games Group será a principal patrocinadora dessas duas conferências?

Como podemos ver, em 2005, não havia o Wii no mercado, apenas o X360, mas a Microsoft já estava de olho nesse crescente mercado de jogadores casuais. Porém em 2008, a Microsoft diz que foi pega de surpresa pela “explosão casual” com o sucesso do Wii, mas sabemos que isso está longe de ser verdade. A Microsoft sempre soube da “explosão” dos jogos casuais.

Alguns podem estar dizendo agora que 2006 e 2005 são dois anos muito recentes, que o DS já estava em cena. Mas mesmo antes do DS entrar em cena, já havia essa "explosão"!

  • 2004

“Lyon e Richards estão entre milhões - a maioria mulheres de 35 a 54 anos - que jogam games casuais online. É um mercado cinza de que as companhias obtém 450 milhões anualmente, muito em parte via propaganda (menos de 2% dos jogadores atualmente pagam para se cadastrar). Esse número irá triplicar em 2007, de acordo com a firma de pesquisa em tecnologia IDC. Por falar em mania: os jogadores de Pogo gastaram cerca de 24.8 milhões de horas no site todo mês, de acordo com a Nielsen/Net Ratings. “Checkers” é uma grande ação casual? diz Frentzel. E há um cara que nos escreve milhares de vezes, pedindo para atualizarmos as estatísticas de “Copas.” Os jogos casuais estão mexendo com a audiência americana média, como alguns servidores na web fazem.” Diz Eric Hachenburg, vice presidente sênior de distribuição global da EA. Sua companhia está presa em uma luta dura com a Microsoft e Yahoo, para servirem esse mercado. As três estão aumentando suas equipes de design, convidando produtoras terceirizadas e lançando centenas de títulos. Mas todos eles sabem que há apenas um modo certo para vencer. Como produtor do game Pogo, Todd Kerpelman, acrescenta: “façam o novo Tetris.” -David Kushner, “The Wrinkled Future of Online Games”

Como podemos ver, em 2004 já existiam diversas reportagens sobre a explosão casual. O que sabemos é que em 2004, nem DS e muito menos Wii estavam no mercado. E quanto mais se pesquisar, pode-se encontrar que até antes de 2004 já se falava, e muito, nesse fenômeno. A pergunta é: cinco ou seis anos antes dos consoles Nintendo entrarem de cabeça nesse universo de jogos casuais, como pode a indústria de jogos eletrônicos para consoles caseiros e portáteis terem demorado tanto tempo para avistar este enorme potencial?

  • Opinião

Na minha opinião particular, muitos nessa indústria de jogos eletrônicos não gostaram de ver que justamente a Nintendo tenha conseguido fisgar um mercado de uma maneira tão eficiente. E por isso o que vemos é a própria indústria, não somente a tercerizada (vimos que Microsoft já sabia da existência deste mercado e todo o seu potencial) zombar dos jogos casuais, zombar do Nintendo Wii, e torceram e ainda torcem para o seu fracasso (exceto os que já se renderam a ele também).

Quando olho para essa nova investida de Sony e Microsoft de entrarem na disputa por jogos com movimento, vejo o verdadeiro desespero de quem perdeu o barco, mas não um barco qualquer, mas aquele que todos sabiam que o tesouro estava lá. É... quem diria, quem poderia imaginar no começo dessa nova geração, com rivais tão distintos e tecnologicamente superiores, veriamos tais empresas (em 2009) fazerem basicamente o mesmo discurso que a Nitendo fez em 2004 e 2005 e quem vem fazendo até os dias de hoje?

A razão pela qual empresas como Microsoft negarem isso hoje é para escapar da culpa de suas decisões erradas do passado (de não terem apostado nesse mercado junto aos consoles caseiros, achando que ele só poderia funcionar nos computadores). Eles falam sobre os jogos casuais como se fosse uma “nova tendência”, apesar de sempre terem existido junto ao crescimento dos PCs.

Uma curiosidade é lembrar que a Nintendo falava, na época em que o Wii ainda era chamado de "Revolução", que queria atrair novos jogadores e não-jogadores. Jogadores casuais não são nenhum desses dois. E tenho visto não-jogadores, novos jogadores, e jogadores casuais jogarem os jogos Nintendo, como Mario Kart DS/Wii, Nintendogs, Animal Crossing e até Super Mario Galaxy. O que me faz imaginar que talvez a revolução do controle fosse apenas uma isca.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Ótima matéria! Parabéns!

    Mas na minha opinião, as outras empresas não apostaram no mercado de jogos casuais, talvez por medo de não consegur "conquistar" esse mercado.
    já que era uma fatia inexplorada, eles podiam conseguir lucros exorbitantes, ou um prejuízo enorme. Isso fez com que esse mercado, apesar de sempre ter existido, ficar em seugndo olano, por medo de perder dinheiro. Eles não queriam "trocar" o "certo" pelo "duvidoso".
    Mas como a Nintendo, que é uma empresa que se arrisca por caminhos não-aventurados resolveu se focar também nos jogos casuais, e conseguiu um sucesso estrondoso, as outras empresas viram que conseguiriam conquistar o mercado casual caso tivessem tentado.
    Mas como a Nintendo já conquistou praticamente todo o mercado, as outras empresas agora tem que pagar pelo "medo" que tiveram, e agora correm atrás das "migalhas" que a Nintendo deixa.
    Se na época em que o PS2 era o console da época, a sony tivesse investido na criação de jogos casuais, hoje as coisas poderiam ser diferentes, mas como somente a Nintendo teve a coragem de quebrar as barreiras do mundo casual, ela é a mais que merecida por ficar com essa parte do mercado. Ele sempre esteve aí, a mais esperta levou.

    Desculpem-me pelo enorme comentári, mas foi necessário para explicar o meu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  2. Primeiro, parabéns pela matéria!

    Tenho alguns pontos pra discordar e outros pra acrescentar.

    O ano decisivo pros jogos causais foi 1999.
    Nesse ano, a arrecadação do mercado de jogos foi de 6.1 bilhões, sendo 1,9 vindo de PCs e os 4,2Bi restantes, dos consoles.

    Esse foi o último ano em que o mercado de jogos pra PC cresceu. Daí pra frente, o mercado de consoles cresceu vertiginosamente enquanto o de PC definhava.

    Os motivos pra isso acontecer foram os seguinte:

    -Crescimento da venda dos Laptops
    -o DRM, e as políticas anti-pirataria falhas.
    -Pirataria de jogos, e a perda de dinheiro dos desenvolvedores
    -os Hardwares dos PCs
    -o Xbox (que levou os jogos do PC pros consoles)
    - e o Windows Vista, que atrapalhou diversos jogos.

    Quando o mercado dos jogos hardcore no PC começou a declinar e a demanda desse tipo cresceu nos consoles, aconteceu a grande virada dos jogos casuais.

    A popularização da internet somada ao exodo das desenvolvedoras grandes do PC permitiu que novas empresas online de jogos nascessem. Essas empresas começaram a desenvolver jogos autonomamente, e aí surgiram diversos grandes jogos independentes importantes.

    O que a Nintendo fez foi observar ESSE mercado, NESSE momento e permitir que o novo modelo de jogador do PC, migrasse pros seus consoles.

    A aproximação da tecnologia ao nosso dia a dia, deixou de ser uma coisa "nerd" e passou a ser necessidade. Com isso a imagem do jogador de videogame mudou, e a nintendo foi a primeira a perceber e investir nesse novo paradigma.

    (:

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post!
    - Vale 4 Shines -

    ResponderExcluir
  4. Renan Rodrigues

    Concordo inteiramente com você, e acho que é por isso que hoje as empresas que já tinha este conhecimento ficam a dizer que foram pegas de surpresa. Pois não podem dizer isso aos seus investidores (dizer que sabiam sobre esse mercado forte, por mais que em consoles fosse "duvidoso", os investidores iriam querer apoiar essa demanda, afinal eles pensam nos lucros, e quando olhassem tamanho mercado se sentiriam a vontade para investir lá).

    E não peça desculpas, seu comentário foi muito bom, como eu disse concordo com você, no caso da nintendo ter aproveitado a chance de apostar nesse mercado primeiro e não a sony no seu ps2, acho que a sony se quer pensou nisso mesmo, afinal o ps2 com ou sem casual foi um sucesso absoluto (o maior entre os consoles caseiros até o momento). Também espero ver o wii superando-o, não custa né? Afinal o wii está em um excelente ritmo.

    ResponderExcluir
  5. Felipe Teobaldo

    Bom realmente acrescentou coisas bem interessantes, desde 1999, não fui muito longe, meu objetivo foi mesmo mostrar que se trata-se de algo anterior aos consoles atuais da Nintendo.

    Porém também descordo dos seus últimos parágrafos, pois, particularmente para mim, a Nintendo não estava mirando nos jogadores de PC e sim em não-jogadores. Afinal vemos ela dizer isso uma vez e outra todos os anos. Ela diz que há muitas pessoas que não jogam (games). O fato de ter conseguido atrair os jogadores de PC e os chamados jogadores casuais, talvez até fizesse parte, mas não era o seu principal foco.

    Ainda também acho que a imagem do jogador de videogame não mudou tão completamente assim, uma vez que vejo da seguinte forma:

    Pessoas que não jogam games, e até os ditos jogadores casuais, ainda olham para os outros ditos hardcores como nerds, afinal eles não se aventuram em seus jogos, por isso jogos da serie imagine estão ai fazendo um sucesso "calado" e de vagarzinho vemos que não é tão calado assim. Então acho que as pessoas tem visto uma diferença entre ter um Nintendo (como uma proposta, não alternativa, mas confortável para elas, nova mesmo).

    ResponderExcluir
  6. Valeu pelos mais 4 shines, agora eu devo somar 11 shines lol

    Também gostei da forma como colocou os links das fontes, eu nem teria pensado nisso rs srs

    aproveitando este post, fiquei curioso para postar imagens, se colocar o link da imagem, ela aparece?

    ResponderExcluir
  7. O editor de postagens tem um botão pra inserir imagens, mas se você colocar a URL também funciona.

    ResponderExcluir
  8. @aquelequevaga

    "Ainda também acho que a imagem do jogador de videogame não mudou tão completamente assim"

    Antes a imagem do gamer era um cara que ficava preso em seu quarto, jogando enlouquecidamente em detrimento de suas relações sociais. O termo "nerd" enquanto insulto, vem disso.

    Hoje, gamer é um cara COOL que tem uma máquina de ultra geração e promove festas legais com seus amigos em torno de um game popular. É comum ver alguem sacar um DS numa fila de banco sem parecer uma pessoa sem vida que carrega o videogame pra todo canto.

    A imagem do gamer mudou COMPLETAMENTE sim.

    ResponderExcluir
  9. Felipe Teobado

    Concordo com você. Antes, os gamers eram reconhecidos como viciados, nerds, sem vida cultural, apenas ligados ao videogame. Hoje isto mudou completamente. É como você disse, o gamer de hoje é um cara cool.
    Alias bela materia, aquele que vaga.

    ResponderExcluir
  10. Hum, bom visões diferentes, para mim o nerd e não veio disso ai que vc disse, mas já que sim, talvez seja. Porem não é bem o que vejo, ao menos na minha cidade e em mais outras duas que viajei recentemente nessas férias.

    O que acho é apenas que continua tendo sim, alguns vamos colocar assim, aquela visão antiga, a que você descreveu. Ainda vejo muito isso, não dá pra dizer que foi dizimado (talvez tenha mais sentido falar assim).

    Mas é claro que o que disse também é verdade e é possivel notar, mas o vi como algo ainda timido (e que não colocaria como completamente, uma vez que a visão anterior ainda é possivel ser notada).

    Mas é isso, espero sim que com mais e mais tempo eu possa ver mais as pessoas olharem assim como você disse COOL (talvez eu esteja andando nas festas erradas rs sr).

    Agradecimentos aos que gostaram do post

    ResponderExcluir
  11. Esses dias eu tava lendo que a Nintendo lancou o nintendinho como um centro de divertimento pra familia para atrair o mercado dos EUA e tinha aquela arma que vinha junto tb. Talvez a mesma estratégia do wii, ou seja, jogar a isca pra atrair novos jogadores. sei lá

    ResponderExcluir
  12. Blz, mas acho melhor colocar a sua fonte de pesquisa da próxima vez. No caso, A Falácia Casual e os Homens Pássaros, do Sean Malstrom.

    ResponderExcluir
  13. A sony so foi tao longe pq no inicio da decada de noventa desenvolveu em conjunto com a nintendo o prototipo do playstation e depois pegou todo o projeto e deixou a BIG N na mao.
    Ai tivemos a decepçao do N64 graças a essa sabotagem.
    Mas a dinamica nintendo alem de tudo que ja fez neste mercado desde sua criaçao, tem um feeling
    muito mais apurado que qualquer outra, tanto e que mandou a sega pras cucuia e ainda obtem sucesso com os segalovers mais exigentes.
    Eu que participei como gamemaniac ( de nao sair de dentro do quarto mesmo ) e agora como jogador casual, vejo isso que esta acontecendo com bastante naturalidade.
    Nao podemos confundir consoles que simplesmente sao computadores na caixinha ou ideias roubadas com outros inovadores e pioneiros.

    Diogo Marchioro

    ResponderExcluir
  14. Diogo Marchioro,

    Existe alguns equívocos no seu comentário. A Sony não deu o Calote na Big N e roubou seu projeto. A nintendo não o aceitou por achar que não faria sucesso. Então a Sony terminou o investimento e lançou o Ps1, que foi um projeto que a Nintendo descartou.

    E o N64 não foi uma decepção, apenas não teve um vendagem alta devido o fato de usar tecnologia de armazenamento obsoleta, enquanto que o Ps1 usava uma mídia que armazenava quase 10 vezes mais "conteúdo". Devido a esse tecnologia obsoleta, que diversas produtoras "desistiram" do console da Nintendo e migraram para a Sony

    ResponderExcluir
  15. Nasceram na máquina de fazer dinheiro das trids, e essas maquinas são meio enferrujadas fabricam com gráficos porcos etc etc, precisa falar algo mais?

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google