O Oceano Azul da Nintendo: jogos casuais não nasceram em consoles Nintendo

em 22/07/2009

Por KolnDoln Jogos Casuais não nasceram nos consoles Nintendo Eu não lembro de ter escutado isso na minha época em que comp... (por Nintendo Blast em 22/07/2009, via Nintendo Blast)

Por KolnDoln
  • Jogos Casuais não nasceram nos consoles Nintendo

Eu não lembro de ter escutado isso na minha época em que comprava revistas de games, isso lá nos anos 90. É curioso, mas não haviam matérias de jogos casuais ou matérias de jogos hardcores (talvez não como agora). Parece que foi algo que surgiu com nascimento de duas plataformas Nintendo: o DS e o Wii. Mas isso está longe de ser verdade.

A verdade é que a indústria, mesmo nos anos 90, sempre foi hardcore. Eles produziam jogos ditos hoje como hardcore. Fizeram sequências atrás de sequências e geraram seus lucros. E hoje vemos aqueles que auto denominam-se "jogadores hardcores".

Mas nunca ouvimos tanto essa expressão "casual e harcore" desde os videogames Nintendo (principalmente Wii e DS). Inclusive, empresas como Sony e Microsoft já sabiam da existência desse mercado, que hoje deu a liderança a Nintendo. Sim, eles já sabiam, mas nenhuma outra empresa quis apostar seriamente nesse mercado, a Nintendo jogou a toalha e se deu bem!

A verdade mesmo, é que a indústria de jogos eletrônicos ignorou este fato. Que fato?
O fato de que havia um mercado de consumidores casuais maior que o mercado de jogadores hardcore. E ela, a indústria, ignorou esse fato durante muito tempo, mas sempre soube da existência deste mercado.

Alguém teria o direito de dizer que não acredita que esse mercado já estava ai antes da Nintendo com seus dois consoles (DS e Wii) entrar para fisgar estes jogadores. Eu compreendo, e também poderia ser eu a dizer estas mesmas palavras.

Mas aqui estão as provas:

  • 2006 (o ano do Wii é 2007)

“Enquanto os jogos de PC vendidos em caixa sofrem uma queda íngreme - 38 milhões de jogos vendidos nos Estados Unidos em 2005, comparados com 47 milhões vendidos em 2004, de acordo com a consultoria de marketing de varejo, NPD Group - jogos casuais são aproveitados por cerca de 100 milhões de usuários de PC, de acordo com a comScore Media Metrix.” CNN

Aqui podemos conferir como a CNN fazia reportagens sobre jogos casuais, o que não era uma surpresa exatamente. Mas uma surpresa é lembrar que a indústria de jogos eletrônicos dizia a mais ou menos 2 anos atrás, quando o Wii foi lançado, ou mesmo até 2008, antes da E3 2009, onde parece que a concorrência decidiu jogar a toalha, assim como a Nintendo fez. Ah! O que eles diziam, eles diziam que o Wii era uma piada e que o futuro eram os gráficos em alta definição (a verdadeira nova geração de consoles eram os consoles HD).

E como disse, empresas como Sony e Microsoft já sabiam da forte existência desse mercado:

  • 2005

Jogos “casuais” têm tido alguma atenção séria ultimamente. Já na semana passada, a International Game Developers Association (IGDA) - uma larga e independente organização sem fins lucrativos de desenvolvedores de jogos - anunciou a formação do Grupo Especial de Interesse em Jogos Casuais, em resposta as novas oportunidades desse setor. Durante as próximas semanas, a Game Initiative - produtora líder em eventos da indústria dos jogos - acomodará duas convenções separadas sobre o mercado de jogos casuais. A Microsoft Casual Games Group será a principal patrocinadora dessas duas conferências?

Como podemos ver, em 2005, não havia o Wii no mercado, apenas o X360, mas a Microsoft já estava de olho nesse crescente mercado de jogadores casuais. Porém em 2008, a Microsoft diz que foi pega de surpresa pela “explosão casual” com o sucesso do Wii, mas sabemos que isso está longe de ser verdade. A Microsoft sempre soube da “explosão” dos jogos casuais.

Alguns podem estar dizendo agora que 2006 e 2005 são dois anos muito recentes, que o DS já estava em cena. Mas mesmo antes do DS entrar em cena, já havia essa "explosão"!

  • 2004

“Lyon e Richards estão entre milhões - a maioria mulheres de 35 a 54 anos - que jogam games casuais online. É um mercado cinza de que as companhias obtém 450 milhões anualmente, muito em parte via propaganda (menos de 2% dos jogadores atualmente pagam para se cadastrar). Esse número irá triplicar em 2007, de acordo com a firma de pesquisa em tecnologia IDC. Por falar em mania: os jogadores de Pogo gastaram cerca de 24.8 milhões de horas no site todo mês, de acordo com a Nielsen/Net Ratings. “Checkers” é uma grande ação casual? diz Frentzel. E há um cara que nos escreve milhares de vezes, pedindo para atualizarmos as estatísticas de “Copas.” Os jogos casuais estão mexendo com a audiência americana média, como alguns servidores na web fazem.” Diz Eric Hachenburg, vice presidente sênior de distribuição global da EA. Sua companhia está presa em uma luta dura com a Microsoft e Yahoo, para servirem esse mercado. As três estão aumentando suas equipes de design, convidando produtoras terceirizadas e lançando centenas de títulos. Mas todos eles sabem que há apenas um modo certo para vencer. Como produtor do game Pogo, Todd Kerpelman, acrescenta: “façam o novo Tetris.” -David Kushner, “The Wrinkled Future of Online Games”

Como podemos ver, em 2004 já existiam diversas reportagens sobre a explosão casual. O que sabemos é que em 2004, nem DS e muito menos Wii estavam no mercado. E quanto mais se pesquisar, pode-se encontrar que até antes de 2004 já se falava, e muito, nesse fenômeno. A pergunta é: cinco ou seis anos antes dos consoles Nintendo entrarem de cabeça nesse universo de jogos casuais, como pode a indústria de jogos eletrônicos para consoles caseiros e portáteis terem demorado tanto tempo para avistar este enorme potencial?

  • Opinião

Na minha opinião particular, muitos nessa indústria de jogos eletrônicos não gostaram de ver que justamente a Nintendo tenha conseguido fisgar um mercado de uma maneira tão eficiente. E por isso o que vemos é a própria indústria, não somente a tercerizada (vimos que Microsoft já sabia da existência deste mercado e todo o seu potencial) zombar dos jogos casuais, zombar do Nintendo Wii, e torceram e ainda torcem para o seu fracasso (exceto os que já se renderam a ele também).

Quando olho para essa nova investida de Sony e Microsoft de entrarem na disputa por jogos com movimento, vejo o verdadeiro desespero de quem perdeu o barco, mas não um barco qualquer, mas aquele que todos sabiam que o tesouro estava lá. É... quem diria, quem poderia imaginar no começo dessa nova geração, com rivais tão distintos e tecnologicamente superiores, veriamos tais empresas (em 2009) fazerem basicamente o mesmo discurso que a Nitendo fez em 2004 e 2005 e quem vem fazendo até os dias de hoje?

A razão pela qual empresas como Microsoft negarem isso hoje é para escapar da culpa de suas decisões erradas do passado (de não terem apostado nesse mercado junto aos consoles caseiros, achando que ele só poderia funcionar nos computadores). Eles falam sobre os jogos casuais como se fosse uma “nova tendência”, apesar de sempre terem existido junto ao crescimento dos PCs.

Uma curiosidade é lembrar que a Nintendo falava, na época em que o Wii ainda era chamado de "Revolução", que queria atrair novos jogadores e não-jogadores. Jogadores casuais não são nenhum desses dois. E tenho visto não-jogadores, novos jogadores, e jogadores casuais jogarem os jogos Nintendo, como Mario Kart DS/Wii, Nintendogs, Animal Crossing e até Super Mario Galaxy. O que me faz imaginar que talvez a revolução do controle fosse apenas uma isca.


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