Little King Story é difícil de ser taxado: muitos dizem que ele é um simulador, outros o classificam como um RPG estratégico. Mas a característica mais marcante dele é na verdade a premissa simples de história infantil: um menino encontra uma coroa que misteriosamente faz com que todos os habitantes de seu vilarejo passem a segui-lo e obedecer as suas ordens.
O jogo chama muita atenção pelo seu incrível sistema de Inteligência Artificial. Cada habitante possui sua rotina e costumes próprios e são influenciados de uma maneira diferente pela coroa. Outro sistema interessante é o que a produtora tem chamado de “memória artificial” que basicamente faz com que os habitantes do vilarejo lembrem das ordens dadas por você. Por exemplo: se você mandar ele fazer algo que considera injusto, ele sempre lembrará de você como uma pessoa má. Outro ponto de investimento está nas relações interpessoais: se por acaso algum parente de um habitante morre, ele poderá ficar zangado por você não ter protegido seu ente querido.objetivos do game estão relacionados com ações de proteção da ordem e de construção. Derrotar dragões, construir pontes, defender seu vilarejo de povos inimigos e outros desafios do gênero são o ponto central do game. Todos os objetivos podem ser cumpridos recrutando habitantes que possuem profissões diferenciadas: alguns são carpinteiros, outros soldados, camponeses, caçadores e assim por diante.
Visualmente, o game não impressiona por sua construção poligonal ou pelos efeitos de última geração. Mas mesmo assim seu visual combina perfeitamente com a premissa de parecer um conto de fadas. As cenas que contam a história do game são muito bem realizadas e cheias de efeitos que dão a impressão de uma verdadeira fábula. A dublagem também é muito competente assim como sua trilha sonora bastante interessante (apesar de apenas algumas canções serem conhecidas).Com lançamento previsto para amanhã nos Estados Unidos, Little King Story mostra que o Wii terá esse mês um de seus grandes títulos.

