Little King Story é difícil de ser taxado: muitos dizem que ele é um simulador, outros o classificam como um RPG estratégico. Mas a característica mais marcante dele é na verdade a premissa simples de história infantil: um menino encontra uma coroa que misteriosamente faz com que todos os habitantes de seu vilarejo passem a segui-lo e obedecer as suas ordens.
O jogo chama muita atenção pelo seu incrível sistema de Inteligência Artificial. Cada habitante possui sua rotina e costumes próprios e são influenciados de uma maneira diferente pela coroa. Outro sistema interessante é o que a produtora tem chamado de “memória artificial” que basicamente faz com que os habitantes do vilarejo lembrem das ordens dadas por você. Por exemplo: se você mandar ele fazer algo que considera injusto, ele sempre lembrará de você como uma pessoa má. Outro ponto de investimento está nas relações interpessoais: se por acaso algum parente de um habitante morre, ele poderá ficar zangado por você não ter protegido seu ente querido.
objetivos do game estão relacionados com ações de proteção da ordem e de construção. Derrotar dragões, construir pontes, defender seu vilarejo de povos inimigos e outros desafios do gênero são o ponto central do game. Todos os objetivos podem ser cumpridos recrutando habitantes que possuem profissões diferenciadas: alguns são carpinteiros, outros soldados, camponeses, caçadores e assim por diante.
Visualmente, o game não impressiona por sua construção poligonal ou pelos efeitos de última geração. Mas mesmo assim seu visual combina perfeitamente com a premissa de parecer um conto de fadas. As cenas que contam a história do game são muito bem realizadas e cheias de efeitos que dão a impressão de uma verdadeira fábula. A dublagem também é muito competente assim como sua trilha sonora bastante interessante (apesar de apenas algumas canções serem conhecidas).
Com lançamento previsto para amanhã nos Estados Unidos, Little King Story mostra que o Wii terá esse mês um de seus grandes títulos.