Enquanto isso: PS3 paga o preço do ego da Sony

O mercado de jogos passa por uma crise, pelo quarto mês consecultivo as vendas declinam e junho fecha muito abaixo do esperado. Michael Pa... (por Felipe Teobaldo em 21/07/2009, via Nintendo Blast)



O mercado de jogos passa por uma crise, pelo quarto mês consecultivo as vendas declinam e junho fecha muito abaixo do esperado. Michael Patcher, analista da Wedbush Morgan abriu a boca. Ele disse que apesar das comparações com o ano passado terem sido duras por causa do lançamento de Metal Gear Solid 4 pro PS3 e Rock Band no Wii ano passado, o estado da economia global, os hábitos de compra cada vez mais casuais do público do Wii e a necessidade de se baixar o preço dos hardwares são agravantes da situação.
"Aparentemente os resultados fracos de março até junho representam uma tendência fraca que pode se prolongar por até mais um mês. É possível atribuir os resultados decepcionantes à falta de bons títulos desde abril, ou a comparação com a excepcional fase que vivíamos ano passado. Somado a isso, temos questões econômicas e o fato de que a demanda de Wii foi normalizada (ele se refere ao fato de que ano passado faltavam Wiis nas lojas) e os consumidores sentem menos necessidade de correr até as lojas agora, o que nos dá um público mais casual e sasonal nas compras de softwares. É interessante perceber tambem que apesar do imenso sucesso do DSi com seus 1.7 milhões de unidades vendidas, a queda na arrecadação de softwares do DS não foi amaciada, chegando a -28% em junho."

Pausa aqui para frisar algo importante - o sucesso do DSi não conseguir dar fôlego ao montante de venda dos softwares do DS é um dado interessante, mas não surpreendente. Em geral são os softwares que aumentam a venda dos hardwares já no mercado, e não uma atualização de modelo do próprio. Eis que Patcher põe o dedo na ferida:
" Estamos mais preocupados com a queda na arrecadação dos três grandes consoles. As vendas caíram mais de 30% em comparação ao ano passado no todo. Consoles caíram 41% enquanto portáteis cerca de 17%. Nós não achamos que a falta de títulos fortes no mercado explica essa queda e só podemos concluir que os consumidores não estão interessados o suficiente nos consoles ao ponto de elevar as vendas. Atribuídos essa falta de interesse à estagnação do preço dos hardwares. O Wii já é recordista histórico na manutenção de preço, enquanto o PS3 está a 18 meses sem uma alteração. A queda de mercado deverá continuar por mais um mês, por que nenhum reajuste foi anunciado até o momento."

O preço ainda que intocado do Wii é extremamente competitivo, enquanto os 400$ do PS3 continuam assustando Espera-se a algum tempo a queda de preço do PS3 e agora a situação é relativamente simples. A Activition - maior third party do mundo - avisou que pretende desistir do console se não acontecer essa queda de preço.

Já sabemos que a Sony se auto-proclama a líder de mercado e que não considera a Nintendo uma concorrente, sabemos que nem a Sony sabe qual o mercado o PS3 atua, ao ponto de precisar explicar que o foco do PS3 são jogos... Sabemos que para cada PS3 feito, a Sony perde dinheiro e claro, que grandes desenvolvedoras estão dispostas a cair fora do barco do PS3. Toda a crítica feita ao console recebe a mesma resposta mágica sobre um suposto ciclo de 10 anos desenvolvido como estratégia de marketing. É realmente preciso passar pelos outros 7 anos (ignorando o crescimento e investimento da concorrência, que são imprevisíveis), para a Sony perceber a péssima estratégia de mercado que vem usando ou será que o ego da empresa é mais resistente do que imaginamos?

Ver o PS3, uma obra prima de tecnologia, pagar o preço das péssimas escolhas da Sony é muito triste. Os dados estão cada vez mais claros, ou o PS3 coloca seu orgulho de lado e começa a reconhecer a força dos seus concorrentes, ou estamos prestes a presenciar um dos maiores vexames da história da indústria dos consoles.

Urban Pop-Culture Enthusiast.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Tanto o Ps3 em si, quanto o "pacote" que se tem que pagar para produzir um jogo para o mesmo, são relativamente caros em relação as concorrentes.
    Por isso, grandes empresas estão ameaçando não produzir mais para o PS3. O lucor recebido é baixo, seja pelo baixo número de jogos vendidos em relação à outros consoles, ou seja pelo preço que se paga para produzir pelo Ps3.
    Infelizmente a Sony está andando pelo caminho contrário que as outras empresas, e apenas está "fechando-se" para o mercado global.

    ResponderExcluir
  2. "PS3, uma obra prima de tecnologia"

    Não para mim. O CELL é uma CPU fantástica, mas não foi projetada para jogos, sendo subutilizada. A memória segmentada dificulta a vida dos desenvolvedores, e a M$ desde o Xbox 1 mostrou que memória unificada era uma melhor opção. O bluray foi colocado goela abaixo dos gamers por causa da briga no mercado de filmes, e a latência do drive que a Sony usou no PS3 é tão alta que os programadores precisam colocar a mesma informação várias vezes no mesmo disco pra conseguir uma performance boa (o que quase invalida a maior capacidade). São falhas demais pra que eu considere uma "obra-prima".

    Pra mim a última "obra-prima" em hardware para sua época foi o Neo Geo. Sua única falha era ser caro...

    ResponderExcluir
  3. eu só coloquei aquilo pra diminuir o flamming dos sonystas. #MUITOFRANCO.

    ResponderExcluir
  4. ...
    crise tempo de pirataria por isso que diminui as vendas da sony....




    pq ela é fraca hahahahaha =))

    ResponderExcluir
  5. =))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))=))

    ResponderExcluir
  6. Concordo. Logo, a Sony, pelo menos no mercado de games, vai se f&*%#

    ResponderExcluir
  7. Não vou dar uma de analista, para que depois eu não venha queimar a lingua. Se a microsoft cair, como sabemos que com o xbox ela apanhou bastante, vejo que com x360 ela aprendeu muito mesmo, ou pelo menos o bastante. A sony é mesmo uma gigante e tem muito dinheiro para perder, acho que ela sente e sabe dizer, nao lucrar com o ps3 apos 3 anos, não deve ser problema para ela.

    Acho que está sim fazendo uma pessima jogada, afinal mesmo que o ps3 dure 10 anos, a concorrencia e´imprevisivel e pode ser cruel (assim como acho que o wii está sendo na geração atual para seus concorrentes, cruel, é quase como ver um console de geração passada dando surra nos atuais).

    Ela caindo nessa geração não garante sua saida no mercado (e isso é bom, pois talvez na proxima ela reconheça seus erros).

    ResponderExcluir
  8. haahahahahahaahah
    Eu to rindo muito com esta noticia, sem comentarios

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google