Crise no Mushroom Kingdom: os números

A Nintendo reportou os danos em seus lucros para o primeiro trismestre finaceiro de 2009, que terminou dia 30 de junho. Os lucros caíram em ... (por Felipe Teobaldo em 07/08/2009, via Nintendo Blast)



A Nintendo reportou os danos em seus lucros para o primeiro trismestre finaceiro de 2009, que terminou dia 30 de junho. Os lucros caíram em 60%, dos 107 bilhões de yens (£678m/$1.12b) para 42.3 bilhões de yens (£270.8m/$445m).

No que diz respeito aos consoles o Wii vendeu 2.2 milhões de unidades, 3 milhões a menos que o mesmo período do ano passado, enquanto o DS vendeu em terno de 6 milhões, apenas 1 milhão a menos que ano passado. No todo a Nintendo vendeu 52.62 milhões de Wiis e 107.74 milhões de NDSs

Jogos não foram tão bem como de costume tambem, so do Wii caíram para 31.07 unidades dos 41.41 milhões vendidos em 2008. No Ds caíram de 36.59 para 29.09 milhões.

Como a NintendoBlast já havia reportado, a Nintendo vem sistematicamente culpando a crise econômica somada ao line-up fraco de jogos para esse período do ano (em comparação ao ano passado), mas continua firme com seu plano de negócios de vender 26 milhões de Wii's e 30 milhões de unidades de DS para esse ano fiscal que deve acabar em março de 2010. A Nintendo prevê queda de 12% na arrecadação total, o que significa uma arrecadação de 490 billion yen (£3.14b/$5.15b).

Mas como tudo muda do dia pra noite do mundo dos jogos, Monster Hunter 3 acaba de fazer TRIPLICAR a venda dos Wiis depois de receber um SCORE 40 da Famitsu. A nota mais alta da revista de jogos repercurtiu ao ponto da equipe responsável pelo novo jogo de Zelda dizer que vai precisar retrabalhar a arte para ultrapassar a qualidade gráfica de MH3.

Eu vou apostando que a crise não é tão apocalíptica, e que o lançamento de Pokemon/Dragon Quest e MH vão dar o fôlego que a empresa precisa. A bump nas vendas que os softwares promovem somados à uma iminente queda de preço dos consoles da Nintendo prevista para os próximos meses podem reverter a situação e acabar por fechar o ano fiscal no positivo. Alguem duvida?


Urban Pop-Culture Enthusiast.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Esses números já haviam sido publicados aqui. Mas nem são tão ruins se for levado em consideração que Sony e Microsoft foram ainda mais decepcionantes.

    ResponderExcluir
  2. Caiu bastante, mas entre as três empresas foi a que mais se manteu. A Sony e a M$ tiveram uma queda mais de duas vezes maior.

    ResponderExcluir
  3. Isso, e como eu completei alí, temos a noticia recente do sucesso de Dragon Quest, Pokemon e MH dando o BUMP nas vendas. A Nintendo não tá mal, ela só não tá imune as conjunturas economicas, né?

    (:

    ResponderExcluir
  4. Seu título foi sensacionalista :)) :))

    ResponderExcluir
  5. @gustavo

    Meu diploma em publicidade serve pra alguma coisa!

    ResponderExcluir
  6. Hahahhahahaha

    Fazer o que, tem que se chamar a atenção! Tem um teórico da comunicação latino que diz que o sensacionalismo só deve ser aceito por aqui. Então vamos seguir Jesus Marín-Barbero e fazer uso!

    ResponderExcluir
  7. Olha, se eu perdesse um milhão eu com certeza me consideraria em crise. hahahaha imagina a Nintendo que perdeu umas dúzias.

    ResponderExcluir
  8. Na verdade não perdeu, deixou de ganhar, afinal não foi um prejuízo e sim uma queda de arrecadação...

    ResponderExcluir
  9. queda na projeção de lucro, verdade!

    ResponderExcluir
  10. E além do Monster Hunter 3, Final Fantasy XII tbm ganhou a nota 40/40 da Famitsu (o que discordo, em partes, mas quem sou eu pra discutir isso?). CHOQUEI.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google