Developers: Keiji Inafune

A Coluna Developers que estréia hoje no Nintendo Blast pretende contar um pouco da biografia dos grandes designers que construíram a im... (por Gustavo Assumpção em 05/08/2009, via Nintendo Blast)

355923-inafune_large

A Coluna Developers que estréia hoje no Nintendo Blast pretende contar um pouco da biografia dos grandes designers que construíram a importância que os games possuem hoje

Nascido em 08 de maio de 1965, o japonês Keiji Inafune é um dos profissionais da indústria mais influentes e reconhecidos. Trabalha desde 1987 na Capcom, empresa onde construiu toda a sua carreira e acabou se tornando o grande responsável pela criação dos maiores ícones da empresa.

O primeiro trabalho do ainda jovem Keiji Inafune, então com 22 anos, foi a criação gráfica de personagens e cenários no primeiro Street Fighter. Mas o golpe de mestre do designer aconteceu pouco tempo depois, quando ele coordenou o projeto para a criação de um novo personagem. De sua orientação e chefia, foi criado Rockman (rebatizado de Megaman no ocidente).

Além do visual de Megaman, Inafune realizou o trabalho de criação de 53 outros personagens para o game, do logotipo, da boxart e de toda a pmegamanropaganda visual do projeto. Foi ele que carregou nas costas um ousado, e desacreditado game de ação. O resultado todo mundo já sabe: Megaman não só se tornou um grande sucesso como o grande ícone da Capcom.

Mas engana-se quem pensa que o designer se contentou em ser o pai de Megaman. Em 2001, lançou para Playstation 2 um dos seus mais ambiciosos projetos: Onimusha, um game de ação ambientado no Japão Feudal que teve forte repercussão e recepção do público.

Em 2006 foi o produtor e idealizador de Dead Rising, um semi-clone de Resident Evil também bem recebido pelos jogadores. Ao longo de mais de duas década, ainda foi character designer de games da série Breath of Fire e produziu um dos games da série Zelda, Minish Cap, lançado em 2005 para o Game Boy Advance.

Keiji_InafuneAno passado, Inafune lançou um de seus projetos mais pessoais: Megaman 9. “Nós sempre tivemos o desejo de fazer um novo Mega Man, e especificamente de criar o mundo simples e divertido da primeira franquia que cativou os fãs de Mega Man. Isso nos fez pensar que nós devíamos criar um novo game do Mega Man como “o mais novo jogo de NES.” A estrutura do WiiWare pode nos ajudar a realizar essa idéia, e entusiastas de Mega Man irão definitivamente ficar felizes com o produto. O DS era uma possibilidade, mas os consoles pareciam muito mais apropriados para o mais novo game de NES”. Disse ele sobre o projeto.

Hoje, o designer trabalha na produção de um filme baseado em Onimusha e em projetos ainda não divulgados. Abaixo você pode conferir uma lista com os projetos com participação do mago da Capcom:

Original Rockman/Mega Man series

  • Mega Man -- Character designer
  • Mega Man 2 and Mega Man 3 -- Character designer
  • Mega Man 3 -- Planejador
  • Mega Man 4 -- Planejador
  • Mega Man 5 – Designer de objetos
  • Mega Man 6 and Mega Man 7 –Designer de objetos
  • Mega Man 8 and Mega Man & Bass -- Produtor
  • Mega Man Soccer -- Ilustrador
  • Mega Man 2: The Power Fighters – Agradecimentos especiais
  • Mega Man Powered Up – Produtor Executivo
  • Mega Man 9 - Producer, Character designer

Rockman X/Mega Man X

  • Mega Man X, Mega Man X2 and Mega Man X3 -- Character designer, ilustrador
  • Mega Man X4 -- Produtor
  • Mega Man X5, Mega Man X7, Mega Man X8, Mega Man Xtreme and Mega Man Xtreme 2 – Agradecimentos Especiais
  • Mega Man Maverick Hunter X – Produtor Executivo

Outros games da série Rockman

  • Rockman Zero/Mega Man Zero - Produtor
  • Rockman DASH/Mega Man Legends - Produtor
  • Rockman.EXE/MegaMan Battle Network – Produtor
  • Mega Man ZX - Produtor
  • Mega Man Star Force - Produtor

Outros games Mega Man

  • The Misadventures of Tron Bonne -- Produtor
  • Mega Man Battle & Chase -- Produtor

Biohazard/Resident Evil

  • Resident Evil 2 – Promotor promocional
  • Resident Evil 4 – Produtor Executivo (versão PS2)
  • Resident Evil 5 – Produtor Executivo

Onimusha

  • 1CEC4F_1Onimusha: Warlords and Onimusha 2: Samurai's Destiny -- Produtor
  • Onimusha Blade Warriors, Onimusha 3: Demon Siege and Onimusha: Dawn of Dreams – Produtor Executivo

Outros games

  • Street Fighter -- Graphic designer
  • Pro Yakyuu? Satsujin Jiken! (Professional Baseball Murder Mystery) -- Graphic designer
  • Chip 'n Dale Rescue Rangers -- Graphic designer
  • DuckTales -- Graphic designer
  • Capcom Barcelona '92 -- Graphic designer
  • Breath of Fire -- Character design, Ilustrações
  • Capcom Fighting Evolution, Shadow of Rome and Black Cat – Produtor Executivo
  • Legend of Zelda: Minish Cap -- Produtor
  • Final Fight: Streetwise – Agradecimentos Especiais
  • Lost Planet: Extreme Condition – Produtor, Roteirista
  • Dead Rising -- Produtor
  • Dead Rising 2 -- Produtor
  • Bionic Commando – Produtor Ececutivo    

Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Que foda esse post *-* Serve como base de pesquisa pra muitos profissionais, fãs e curiosos! Bom trabalho ;]

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse post. Gostei bastante.
    Continue com essa coluna, é muito bom para quem quer informação dos "bastidores" do game.

    ResponderExcluir
  3. Ah sim, um pequeno erro aqui:
    Bionic Commando – Produtor Ececutivo.
    Não seria executivo?

    ResponderExcluir
  4. Po cara, ele realmente é foda, considero os megamans (principalmente o 2 e o 3) uns dos melhores jogos do NES hahaha e com certeza ele é um ótimo personagem, pena que capcom abusou um pouquinho nesses network/star forces da vida.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google