Developers: Yoot Saito

Antes de você perguntar Yoot quem? vamos direto ao ponto: Yoot Saito (nascido em 1962) é um dos desenvolvedores mais inovadores e estranhos... (por Gustavo Assumpção em 11/08/2009, via Nintendo Blast)

247144-portrait_largeAntes de você perguntar Yoot quem? vamos direto ao ponto: Yoot Saito (nascido em 1962) é um dos desenvolvedores mais inovadores e estranhos de todos os tempos. Primeiro porque em mais de 15 anos de carreira, assinou apenas seis games diferentes (sendo que em dois, apenas colaborou). Segundo porque todos os seus games fogem do usual.

O primeiro deles, o sucesso SimTower foi lançado em 1995 quando ele ainda era funcionário de uma pequena empresa, conhecida como Openbook. O game acabou sendo lançado pela Maxis para os PCs da época e alcançou um sucesso razoável.

Em 1996, Saito consegue realizar um de seus sonhos: fundar seu próprio estúdio. Cria o Vivarium, que coloca no mercado três anos depois o estranho Yoot Tower, uma versão ampliada de SimTower. Infelizmente o game é pouquíssimo conhecido e acabou no ostracismo.

seamanUm ano depois, Yoot encerra seu projeto mais ambicioso: o simulador de criação Seaman, lançado com exclusividade pra o Dreamcast. Sua grande novidade foi investir no uso de um microfone, usado para dar comandos de voz ao seu bicho virtual com cara de gente. Muitos consideravam o game muito bizarro, mas é inegável que foi inovador e completamente diferente do que costumeiramente se via.

odamaEstranhismo que foi ainda maior em seu mais recente game: Odama, uma mistura de pinball com puzzle que chegou ao GameCube em 2006, depois de muitos atrasos. Esse é o considerado um dos games mais bizarros de todos os tempos, já que mistura gêneros muito diferentes de uma forma nada convencional.

Atualmente o designer não está trabalhando em nenhum game (pelo menos pelo que foi anunciado). Mas se quiser ficar por dentro do que se passa pela mente dele, basta acessar o blog que ele mantém (em japonês).

Abaixo, lista de todos os games nos quais ele trabalhou:

  • Odama (2006), Nintendo of Europe
  • Seaman 2 (2005) Sony (como colaborador)
  • D-2 (1999), SEGA Enterprises Ltd. (como colaborador)
  • Seaman (1999), VIVARIUM
  • Yoot Tower (1999), SEGA of America, Inc.
  • SimTower: The Vertical Empire (1995), Maxis Software Inc.

Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Nunca ouvi falar desse desenvolvedor e muito menos dos seus jogos...

    ResponderExcluir
  2. Não cheguei a jogar Odama, mas achei a idéia legal e quis o jogo, mas pra GC é carinho xD

    Ele até recebeu notas boas, né, tanto que veio pro ocidente (só não sei se vendeu bem aqui no ocidente)

    ResponderExcluir
  3. Excelente Gustavo. É sempre bom conhecer a galera que está por trás das cortinas fazendo aquilo que jogamos. Estou gostando muito dessa nova coluna.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google