Miyamoto se posiciona contra a distribuição digital de jogos

Uma das questões mais polêmicas atualmente é uma tendência que vem crescendo continuamente na indústria: a distribuição de games de forma co... (por Gustavo Assumpção em 03/08/2009, via Nintendo Blast)

miyamoto-candyjpg-560x420Uma das questões mais polêmicas atualmente é uma tendência que vem crescendo continuamente na indústria: a distribuição de games de forma completamente digital. Para muitos, essa não é uma boa alternativa. Outros já consideram que esse é o futuro da indústria.

Ontem foi a vez de ninguém mais ninguém menos que Shigeru Miyamoto meter o bedelho no assunto. "Pessoalmente, eu sou um desses caras que, mesmo se tiver todas as músicas do iTunes, vou querer o CD também. Eu me sinto mais confortável com a mídia física. O entretenimento é algo que não vai se tornar digital. Se eu olhar pro Wii MotionPlus, é algo que não poderia ser feito via distribuição digital. O que acontece é que nós não vemos o futuro dos videogames confinados à distribuição digital ou movendo alguns ou até mesmo uma grande parte de produtos dessa maneira".

Hummm… Se o mestre disse, então está dito. Mas que ele pode estar equivocado, isso pode!

Via: Go Nintendo


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.


  1. A Nintendo sempre vai ter um pé atrás com relação à essas coisas mais digitais xD

    Mas tá NA CARA que esse é o futuro, WiiWare e DsiWare tão aí de prova.

    Quando eu penso nisso já de cara eu lembro que a não-produção e distribuição física dos jogos já ajuda pra carai o meio ambiente e diminui custos... e isso me agrada \o/

    ResponderExcluir
  2. Pode ser o futuro, mas esse futuro está muito distante.
    Podemos concordar que o Wiiware e DSiWare são duas coisas geniais, o problema vem quando você tenta fazer isso com coisas de maior porte, tipo um jogo mais requintado para Wii. Como assim? Digamos que simplesmente resolvessem vender um jogo na rede, e todos sabemos que ele tem gigas de tamanho, acontece que, até pra lá pra fora é desconfortavel baixar mais de 3 GB de dados (exceto japão onde tem a internet mais rapida), mas como eles pensam em todo o mundo, o Brasil iria sofrer com isso, certo? A mesma coisa seria com o PS3, imagina o tempo que levaria para transferir um jogo para o HD do PS3?

    O que eu quero dizer é: É o futuro? É! Mas também não é assim como todos pensam. E outra coisa também é gosto, versatilidade e experiência. Aposto como alguém gosta de fazer uma coisa X, que apesar de antiga, ultrapassada ou qualqer outra coisa, ela lhe proporciona uma ótima experiência e você se sente satisfeito com isso(é o caso do Miyamoto dizer que ainda gosta de CDs).
    Distribuição digital é ótima, mas eu gosto das caixinhas dos jogos para guardar :P (mas sou completamente a favor dela).

    ResponderExcluir
  3. ..."Se eu olhar pro Wii MotionPlus, é algo que não poderia ser feito via distribuição digital"... o que ele quis dizer com isso ????

    ResponderExcluir
  4. A distribuiçao digital é p futuro, não tem jeito, mas embora ela seja o futuro isso não quer dizer que é o melhor caminho as ser seguido. Mas é como se diz, opinião é opiniao, não podemos ignorar a dos outros em prol somente da nossa.

    ResponderExcluir
  5. Ele disse "CONFINADOS à distribuição digital". Concordo plenamente.

    No próximo console da Nintendo creio que teremos muito mais espaço e opções, além do que já temos no Wii com Virtual Console e Wii Ware. Mas, com certeza, não será o fim (longe disso) da mídia física.

    ResponderExcluir
  6. Por enquanto não dá para descartar a mídia física.
    Muita gente tem uma vasta biblioteca de jogos e até um HD de 120GB (que foi o que eu vi no X360 Elite, não sei se aumentou) é pouco para guardar vários jogos dentro do HD. A leitura é sem dúvida mais rápida, mas a mídia fisíca faz um bom papel nisso, tá certo que há jogos para os concorrentes que precisam copiar arquivos para o HD, mas a história é outra.

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda arrisco dizer que a Nintendo, não só ainda permanecerá com a mídia física, como também retornará aos "cartuchos".

    -- KolnDoln

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google