Mario Bits

Mario Bits: O Senso Comum de Bowser

Enquanto Bowser tem mostrado intelecto e um toque sarcástico em muitos jogos, ele também foi mostrado como muito incompetente. Os RPG's ... (por Eduardo Jardim em 03/09/2009, via Nintendo Blast)

Enquanto Bowser tem mostrado intelecto e um toque sarcástico em muitos jogos, ele também foi mostrado como muito incompetente. Os RPG's do Mario são o palco primário onde sua falta de senso comum é mostrada. A altura do fato é mostrada quando ele cospe fogo num Superbombomb assim que nota que ele não explode em Paper Mario: The Thousand-Year Door. Em Super Paper Mario, Bowser não imaginava que ele não seria capaz de governar o mundo se ele fosse destruído até que Mario disse pra ele...

Mas, enquanto seu senso comum é mostrado como meio deficiente, Bowser em muitas ocasiões é retratado como um ser altamente inteligente. Em Mario Party Advance, Bowser até mesmo clama ter um QI de 9,800 (o que parece um tanto quanto improvável...). Muitos de seus planos incluem equipamento de alta tecnologia e maquinaria complicada que foram criadas pelo próprio tirano. Embora seus planos envolvam uma fase repetitiva de abdução da princesa, se tornou aparente que isso tem mais a ver com a atração que Bowser sente por Peach do que um passo real num plano maligno. Ele é, entretanto, inteligente o bastante pra se conformar de que Mario é um inimigo formidável e toma medidas pra combater o fato.

Um exemplo disso está em Paper Mario, onde Bowser rouba a Vara Estelar (Star Rod) pra usar contra seu nêmesis eterno. Isso resultou em sua primeira vitória e permitiu que temporariamente controlasse o Reino do Cogumelo, provando que ele é bem capaz de tal feito. Os planos de Bowser são algumas vezes complicados e envolvem numerosos crimes como abdução (sequestro), roubo, extorsão, terrorismo, facilitação de capangas, abuso, assédio, chantagem, incêndios, destruição, numerosas tentativas de assassinato em massa, abuso infantil, agressão, e até mesmo atos como fraude, roubo de identidade e conspiração, como evidente em Super Mario Sunshine.

Isso aí, caguem de medo do grande rei!

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Pobre Bowser... É até penalizante vê-lo fracassando tantas vezes...

    Acredito que, se um dia ele enfim derrotar o Mario e ficar com a Peach, ele irá pensar tristonho em seu castelo: "Ah, sinto falta dele..."
    :))
    GWAAAAARRRR!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, o senso de inteligencia do Bowser varia muito de jogo pra jogo... xD

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google