Link: O maior Herói de todos os tempos?

Essa semana o site da Revista Oficial da Nintendo no Reino Unido está fazendo um especial sobre a série Zelda e o tema da vez é uma breve... (por Giuliano Mazzeo em 08/12/2009, via Nintendo Blast)

Essa semana o site da Revista Oficial da Nintendo no Reino Unido está fazendo um especial sobre a série Zelda e o tema da vez é uma breve análise sobre o personagem principal da história, Link. Acompanhe este artigo e veja se você está de acordo com a afirmação de que ele merece um lugar de destaque entre os grandes heróis da história dos vídeo games, ou se ele simplesmente ainda precisa crescer um pouco mais para fazer frente a outros gigantes como Mario e Samus Aran.

O que é preciso para se tornar um verdadeiro herói? Coragem? Força? Uma roupa de lycra da moda? Bem, de todas as características que você esscreenshot_26129peraria encontrar em alguém que sai em uma jornada para salvar o mundo, o fato de ser um adolescente sem nenhuma habilidade com qualquer tipo de arma ou quase nenhum conhecimento sobre o mal que assombra o mundo não é exatamente uma delas, não é mesmo? Mas mesmo assim, é exatamente isso o que o protagonista dos jogos de Legend of Zelda representa: um jovem que é lançado em uma luta que não compreende, fadado a se defender sozinho e de algum jeito ainda salvar o mundo pelo meio do caminho. Um pouco injusto talvez, não acham? Mas calma, porque ainda não estamos nem na metade…

O fato é que Link é um dos personagens mais conhecidos da Nintendo atualmente, e curiosamente alguns jogadores preferem chamá-lo por qualquer outro nome que possam escolher, e isso se repete desde sua primeira aparição na série Legend of Zelda, mas talvez isso seja apenas uma tentativa de aproximação que os jogadores encontraram para se identificarem cada vez mais com o papel de verdadeiro “Herói” da história. Sendo que, de fato, até agora somente o jogo “The Adventure of Link” faz uma referência direta ao nome original do protagonista.

Um Herói para todas as Épocas

E chegamos ao fato de que Link não é apenas uma pessoa, mas sim uma geração inteira de heróis que mudam de acordo com o passar do tempo, e com a série Zelda se expandindo cada vez mais para novos mundos e eras, não é nenhuma surpresa que não haja somente um herói para viver tantas aventuras, na verdade, somos apresentados a várias figuras iguais, personagens semelhantes ao conceito original de Link e que até mesmo usam o mesmo estilo de túnica e o mesmo tipo de chapéu, que já podem até ser considerados como uma marca registrada desse personagem. Na verdade, são pessoas diferentes, desde o reino condenado de Hyrule e os mundos distantes de Holodrum, Labrynna e Termina, vivendo uma vida acima do Great Sea, a lenda do herói permanece viva através de seus descendentes.

Um Homem, e não um Meninoscreenshot_26130

Deixando os aspectos semânticos de lado, não há dúvidas de que Link é um herói impressionante, apesar das aparentes desvantagens em começar a maioria de suas aventuras como uma simples criança. Escolhido pela Triforce para ser o portador da Triforce of Courage, ele sempre demonstra bravura, mesmo lutando contra os mais diversos tipos de perigo, seja enfrentando Ganondorf logo no ínicio de Ocarina of Time, ou indo contra a maioria de seus inimigos não uma, mas várias vezes antes de estar devidamente preparado, nos mostrando que sua determinação em fazer o bem quase sempre rompe com os nossos padrões de bravura ou mesmo sabedoria.

Legend of Zelda

 screenshot_26146

De fato, a habilidade de poder usar armas e itens sem nenhum tipo de preparo ou treinamento já salvou nosso herói diversas vezes de uma morte prematura, e apesar de ter aparecido de formas diferentes com o passar dos anos, não há como se cansar das aventuras de um garoto que se tornou um dos ícones mais populares da história dos games, sendo capaz até de provocar altos níveis de ansiedade em seus fãs assim que cada novo jogo da série Zelda fosse anunciado. The Hero of Time - O Herói do Tempo; the Hero of Winds – O Herói dos Ventos… seja lá qual for o nome pelo qual você prefira chamá-lo, temos que admitir que o gênero ação – aventura seria muito pior sem ele.

Fonte: OfficialNintendoMagazine


Um Ser puramente inquieto e em constante trasnformação, Graças a Deus!


  1. Link é sem duvida a definição de herói classico. O bravo herói espadachim vai salvar a princesa das garras do rei do mal, isso é a formula para um classico do genero "conto de fadas".

    ResponderExcluir
  2. Link rulez!!!!!!!!!! Não vejo a hora de jogar o novo Zelda Wii... Chega logo E3 2010!!!!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google