Vem aí

Prévia: Glory of Heracles (DS) é a estréia da série no ocidente

     Algumas atitudes da Nintendo são meio inexplicáveis. Ou como você justificaria o não lançamento no ocidente de uma série de sucesso no... (por Gustavo Assumpção em 24/12/2009, via Nintendo Blast)

glory-of-heracles-logo    
Algumas atitudes da Nintendo são meio inexplicáveis. Ou como você justificaria o não lançamento no ocidente de uma série de sucesso no Japão e que existe há mais de duas décadas? Pois bem, essa injustiça será corrigida no começo do próximo mês, quando a produtora lança Glory of Heracles, sexto game da série iniciada em 1987 no NES e o primeiro da série a chegar aos Estados Unidos

  • Mitologia e tradição


Você deve estar se perguntando o que esse game tem de tão especial e quais motivos um jogador de DS teria para comemorar. Talvez os mais exigentes não consigam ver um potencial carismático que a série sempre foi conhecida. Uma das razões é que a história segue a conhecida e explorada trajetória do herói Hércules. Isso inclui passagens na Grécia Antiga e a presença de vários personagens conhecidos da mitologia grega. É uma inspiração livre, o que significa que eles não terão necessariamente o mesmo papel que possuem nas histórias clássicas, mas dá pra reconhecer boa parte deles.
A história é simples e está inserida em um esquema bem tradicional. Hercules perdeu sua memória e precisa alcançar o Monte Olimpo para entender o que aconteceu. Apesar do clichê, a ideia aqui não é oferecer necessariamente um grande enredo e sim um daqueles RPGs simples e tradicionais – lembrando os grandes clássicos da década de 90.
Esse tradicionalismo também é visível no visual e na estrutura do game em si. Há a presença de selvas, florestas, cavernas, cidades e tudo mais que um game típico do gênero tem. Do mesmo modo, as batalhas são aleatórias e não parecem oferecer muitas novidades, já que o sistema é bem simples.
glory-of-heracles-02ss02_e3glory-of-heracles-02ss01_e3
Interessante observar que apesar da utilização de uma visão isométrica para a câmera, é possível ao jogador rotacioná-la da maneira como preferir, facilitando a jornada em dungeons mais complexas. Aliás, o visual não é uma característica marcante aqui – já que os gráficos não impressionam na comparação com games mais recentes.
O sistema de batalha prima pela estratégia. Combinar ações e escolher o momento certo de determinado ataque é a chave para o sucesso. Para dar ordens para os membros de seu grupo, basta tocar na tela de toque e escolher a ação desejada. O sistema não apresenta novidades em sua estrutura, mas os controles oferecem uma interação maior que o usual. Algumas magias, por exemplo, são realizadas na tela de toque.
glory-of-heracles-01ss02_e3glory-of-heracles-01ss01_e3
Glory of Heracles não vai passar desapercebido, pode ter certeza. O lançamento está marcado para o dia 18 de janeiro nos Estados Unidos.

Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. É uma pena que só esse episódio saia por aqui, e que não vimos os episódios lançados anteriormente. O mesmo acontece com Fire Emblem...

    Como fã de RPGs, curti muito esse jogo quando vi imagens dele, mas os gráficos não parecem ser bem feitos. Os sprites estão estranhos, parece que ficam se mexendo, mesmo o personagem ficando parado, isso fica visível quando há uma luta, quando a câmera se aproxima do personagem e no inimgo. Mas mesmo assim promete bastante!

    :D

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google