Developers: Hideki Kamiya

Hoje a coluna developers vai falar sobre Hideki Kamiya, o autor do grande título Okami. Nascido em 1º de janeiro de 1970, em Nagano, no Jap... (por Ricardo em 24/01/2010, via Nintendo Blast)

Hideki-Kamiya_BIOboxart_160w Hoje a coluna developers vai falar sobre Hideki Kamiya, o autor do grande título Okami. Nascido em 1º de janeiro de 1970, em Nagano, no Japão, Kamiya procurou trabalho em diversas developers de games assim que se formou na faculdade. Ele foi recusado pela Sega, mas teve uma leve aceitação na Namco. O problema era que a Namco queria que ele trabalhasse na parte artística, quando o seu desejo era ser designer de jogos. Kamiya então se uniu à Capcom como designer em 1994. Os seus primeiros projetos incluíram o planejamento da produção do Resident Evil original e a direção de Resident Evil 2. Posteriormente, ele também foi diretor de Devil May Cry e Viewtiful Joe. Foi então que, em 2006, Kamiya atuou como diretor para o aclamado game Okami, para o PlayStation 2, na extinta Clover Studio.

Até o final de março de 2007, a Clover Studio já tinha sido totalmente dissolvida. Mas isso não representava o fim. Kamiya e seus antigos colegas da Capcom, como Atsushi Inaba e Shinji Mikami, se uniram para fundar uma nova companhia, a Seeds Inc., com sede em Osaka, no Japão. Mais tarde, o nome da developer foi trocado para Platinum Games e um acordo com a Sega fora fechado para que a publisher distribuísse os seus jogos.

Numa entrevista para a 1UP, Kamiya revelou que The Legendo of Zelda: A Link to the Past fora o jogo que lhe causara o maior impacto desde sempre. Na Nintendo, o designer trabalhou principalmente com o GameCube, enquanto ainda estava na Clover Studio.

OkamiViewtifulViewtiful Joe e Okami, alguns dos principais trabalhos de Hideki Kamiya

O projeto mais recente de Hideki Kamiya foi Bayonetta, lançado em 5 de janeiro deste ano, para o Xbox 360 e PlayStation 3. O jogo, que atingiu a pontuação 86 no Metacritic, foi a primeira produção do designer na nova Platinum Games.

Projetos de Hideki Kamiya

  • Resident Evil (PSN, WII, DS, PC, SAT, PS1, GC) planejamento, 1996
  • Resident Evil 2 (PSN, PS1, PC, GC, GCOM, N64, DC) diretor, 1998
  • Devil May Cry (PS2) diretor, 2001
  • Resident Evil Zero (WII, GC) game designer, 2002
  • Viewtiful Joe (PS2, GC) diretor, 2003
  • Viewtiful Joe 2 (PS2, GC) enredo, 2004
  • Viewtiful Joe: Red Hot Rumble (GC, PSP) enredo, 2005
  • Viewtiful Joe: Double Trouble! (DS) game designer, 2005
  • Okami (PS2, WII) diretor, 2006
  • Bayonetta (PS3) diretor, 2009

Ricardo tem 19 anos, é estudante de Administração, mora em Curitiba e ama tanto música pop que decidiu dedicar o seu tempo livre para a criação de um blog só sobre o assunto! Vícios atuais: Ladyhawke, Ke$ha, Little Boots, La Roux, VV Brown, Frankmusik e Dan Black. Sua cor preferida é lilás e seu filme preferido é O Poderoso Chefão.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. puxa esse cara deve ser bom, da pra saber disso so olhando os jogo q ele produziu RE, RE2, RE0, Bayoneta e Devil May Cray.
    Nunca tinha visto essa coluna ela so fala de pessoas q trabalham com games?De qualquer geito ficou muito boa espero ver mais coluna developers.

    ResponderExcluir
  2. Sou fã desse cara,só participou de jogaço!Okami é uma obra de arte,Viewteful Joey é demais e Bayonetta,sem palavras.Mas realmente não sabia que ele tinha trabalhado nos residents evil também...
    Ele está certo em achar Okamiden pra DS algo errado por não ter ele na equipe,mas ainda assim espero muito pelo jogo.

    ResponderExcluir
  3. Bom saber quem era uns dos caras por tras da Serie Resident Evil, e so jogão o rapaz produziu , desejo muita inspiração e sorte para o rapaz.

    ResponderExcluir
  4. Boa coluna Ricardo é a primeira materia q li é ficou boa,
    tenho q dar parebens ao responsavel por alguns jogos marivilhosos como parte da série RE e OKAMI...

    ResponderExcluir
  5. Se ele trabalhou em jogos da série RE vou virar fã dele!!! :D

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google