Importador de cartões R4 é preso no Reino Unido

Isso é um sinal para não brincarem com a Nintendo. O residente britânico Yun Can Meng não tinha percebido isso quando estava ocupado importa... (por Filipe Gatti em 19/01/2010, via Nintendo Blast)

Isso é um sinal para não brincarem com a Nintendo. O residente britânico Yun Can Meng não tinha percebido isso quando estava ocupado importando aproximadamente 26.500 cartões R4. GamesPolitics diz que Meng foi sentenciado a 12 meses de prisão.

Cartões R4, como a grande maioria sabe, são usados para rodar jogos de DS que foram baixados de forma ilegal. Também podem ser usados para rodar os chamados homebrews que, além de serem ilegais (em sua maioria), podem acabar danificando o console.

Michael Rawlinson, diretor da ELSPA – associação responsável pelos interesses de publicadores de softwares para lazer e entretenimento – comentou sobre a sentença:

“Nosso departamento criminal está satisfeito com o desfecho desse julgamento e também em ver que o julgamento sobre direitos autorais do Tribunal de Recursos está sendo reforçado nesse assunto. Roubo de propriedade Intelectual (IP) é um fator importantíssimo na indústria dos vídeogames – assim como é protegê-lo.”

Gol da indústria dos vídeogames.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. 1 - o R4 não é inglês?
    2 - comercializar um produto que PODE ser usado pra algo ilegal não é ilegal. Tipo, vc pode vender armas, isto não significa que vão ser usadas pra matar alguém. O R4 pode ser usado pra ver imagens nos homebrews, pra tocar mp3, pra ler e-books.

    Que horrível isso!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, o cara só tava querendo garantir o leite ninho das crianças no fim do mês :P

    ResponderExcluir
  3. Onde esta escrito que homebrews é ilegal. Baixar jogos e roda-los pelo R4 tudo bem é ilegal. Agora homebrews... então quer dizer se eu desenvolver um fostware para o Ds e usar o cartão R4 eu não posso? Acho que homebrew não é ilegal.

    Eu não vou mais desenvolver para PC e distrinuir a aplicação pq não foi a M$ quem fez então é ilegal.

    ResponderExcluir
  4. Homebrew não é pirataria. O R4 em si não é algo ilegal, e sim as ROMs de jogos colocados nele.

    ResponderExcluir
  5. rafalemos disse:

    "Homebrew não é pirataria. O R4 em si não é algo ilegal, e sim as ROMs de jogos colocados nele."

    Positivado.

    O pessoal é tão contra piratari, o que não esta errado... que acaba fando mer...

    ResponderExcluir
  6. Desculpe, mas se não me engano, a Nintendo pela sua política anti-pirataria considera homebrews como crime, pq eles fazem uso de um hardware patenteado sem os direitos e trâmites legais.

    ResponderExcluir
  7. Mas o que Nintendo considera não vale legalmente. A unica coisa que ela pode, deve e faz e a perda total da garantia do console.

    Judicialmente ela não pode fazer nada.

    ResponderExcluir
  8. Mais um post BOMZÃO pelo maravilhoso Filipe! Não sei nem como vocês(a Nintendo Blast inteira) não revisa os posts antes de postar, sempre tem detalhes que.. acababam mudando o sentido da noticia inteira. Aceite isso =)

    ResponderExcluir
  9. Apesar de usar um flash card(R4), eu nunca deixei de comprar games originais, uso ele para testar jogos e se não fosse ele seria o emulador e jogar jogos em português, já que aqui é um lugar esquecido das softhouses, e vivemos de traduções só de fans. Fora que é maravilhoso o mundo homebrew com aplicativos que tornam o DS mais completo, podemos ver filmes, escutar musicas, visualizar fotos, jogar jogos caseiros.

    ResponderExcluir
  10. "rodar os chamados homebrews que, além de serem ilegais (em sua maioria)" Em sua maioria, home brew nehum é pirataria.

    Se a Nintendo não gosta até entendo, mas não é só por causa disso que é ilegal ou pirataria.

    Tenho direito por lei de fazer backups dos meus softwares, dvd´s e cd´s...

    E homebrews como alguns loaders que existem me possibilitam isso, mas tem que ser backups de originais. A distribuição desses backups sem autorizações dos seus criadores que é ilegal.

    ResponderExcluir
  11. Homebrews não são roms comerciais. A Nintendo tem patente do formato do cartucho do DS, mas não tem patente dos softwares de desenvolvimento. Pra ter esta patente, no futuro, ela teria que liverar o código depois da patente vencida. O que vai totalmente contra a política de limitar informações da Nintendo, que nem especificções técnicas de consoles costuma liberar. A verdade é que homebrews preenchem buracos muito grandes no Nintendo DS, como a falta de um centro multimídia.

    ResponderExcluir
  12. r4 num é ilegal a forma q é usado é,e roms tb num são ilegais, ele é ilegal se tiver + 24h de download e se vc num tiver o jogo original...

    ResponderExcluir
  13. R4 é ilegal sim por que foi feito para rodar roms. Ele foi programado para isso, entenderam?

    ResponderExcluir
  14. Homebrew são ilegais? Poxa, pesquisa antes de falar. http://blopa.werules.com/?p=1726

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google