Mario Bits

Mario Bits: Dimensões Paralelas

Dimensões são universos separados que coexistem paralelos uns aos outros. Embora sejam mantidas distintas. As dimensões paralelas são interc... (por Eduardo Jardim em 14/01/2010, via Nintendo Blast)

Dimensões são universos separados que coexistem paralelos uns aos outros. Embora sejam mantidas distintas. As dimensões paralelas são interconectadas e viajar entre elas é possível em certas cisrcunstâncias. No mundo do Mario, já existem muitas dimensões; e é disso que vou falar neste Mario Bits!

Universo do Cogumelo
O Universo do Cogumelo (Mushroom Universe) é o nome do universo onde Mario vive. Especificamente, é a dimensão do planeta natal de Mario, o Mundo do Cogumelo (assim como sua galáxia natal, Grand Finale Galaxy). Rosalina, também do Mundo do Cogumelo, observa e protege o universo inteiro.

Terra
A Terra (também referida como Mundo Real) é um planeta expansivo que caracteriza um grande número de pessoas, culturas e ecossistemas, e é onde nós vivemos. Por ser paralelo ao Universo do Cogumelo, a viagem entre os dois universos é possível através de Warp Pipes (canos de transporte).

Shake Dimension
A Dimensão do Agito (Shake Dimension) é aquela que aparece em Wario Land: Shake It!, também conhecida no Japão como Yuretopia ("Yure" significa agito, sacudidela, balanço, assim como "shake"). Esta dimensão é escondida dentro de um globo antigo que estava à mostra num museu. Nesta dimensão você encontra o tesouro lendário conhecido como o "Saco Sem Fundo de Moedas". A paz da dimensão do Agito é ameaçada pelo maligno Shake King, que sequestrou a Rainha Merelda e seu povo (os Merfles). Capitã Syrup, a pirata, observa esta dimensão através do Mundo Real.

Este Mundo
Não confunda: "este mundo" é como se referem ao mundo da série Super Smash Bros. Este Mundo é o mundo primário do modo Subspace Emissary de Super Smash Bros. Brawl. Aqui, troféus de personagens de video game lutam uns contra os outros por esporte, embora não seja claro se esses troféus são os personagens de verdade. Aqui é a dimensão da porrada. Ninguém faz nada além de sentar o cacete no companheiro, então se seu amigo olhar torto pra sua namorada, já sabe onde vai ser o próximo passeio...

Super Mario Bros. 2

Subcon
Subcon é uma dimensão praticamente influenciada por sonhos. Já foi um lugar pacífico, até ter sido tomado pelo tirânico Wart, que capturou e escravizou as fadas de Subcon e os protetores do reino. Pra salvar seu universo, os Subcons mandam uma mensagem a Mario através de seus sonhos, pra que, quando acordasse, os libertassem de seu ditador. É sempre importante saber a verdadeira história de Super Mario Bros. 2.

Subespaço
O Subespaço (Subspace) é uma dimensão alternativa a Subcon, que transforma tudo em negro, e reverte a direção. É uma versão obscura e espelhada que pode ser acessada através de Poções Mágicas, que criam portas de acesso.

Super Mario RPG
Vanda
Lembra de um inimigo secreto encontrado naquela porta de Monstro Town, em Super Mario RPG? Pois é, o chefão que você encontra lá pode ser mais difícil de derrotar do que o próprio Smithy. Culex, baseado na série de jogos Final Fantasy, é o Cavaleiro Negro de uma dimensão alternativa chamada Vanda; a batalha acontece num portal interdimensional que conecta o Universo do Cogumelo a Vanda.

Fábrica
Também conhecida como Fábrica de Smithy (Smithy's Factory), este lugar estranho é a dimensão onde Smithy e seus comparsas se instalavam em Super Mario RPG. A fábrica inteira era formada por máquinas de guerra e esteiras que as carregavam. Embora a Terra, o Mundo do Cogumelo ou Subcon tenham um toque de maravilhas, a Fábrica parece mais um vazio obscuro semelhante a um pesadelo, preenchido com criaturas mecânicas, bizarras e sinistras.

Super Paper Mario
Se tem um jogo que deu origem a uma renca de dimensões diferentes, foi Super Paper Mario. Confira uma lista rápida das dimensões que aparecem no jogo:
• A dimensão de Lineland.
• A dimensão de Gloam Valley.
• A dimensão de The Bitlands.
• A dimensão do Planet Blobule e da galáxia circundante, Outer Space (Espaço Sideral).
• A dimensão da Terra dos Cragnons.
• A dimensão do Reino dos Sammers.
• The Overthere/The Underwhere.
• A dimensão de Conde Bleck (embora aparentemente seja localizada no centro do Vazio, também conhecido como "The Void").
• A Dimensão D (um reino pequenino e verde criado por Dimentio).
• Flipside e Flopside, que são descritas como estarem em dimensões conjuntas.
Se você não sabia sobre essas curiosidades sobre o mundo do nosso baixinho bigodudo preferido, ou se sabia e gostou da análise, nos deixe sabendo nos comentários abaixo! See you next time!

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. mto massa, eu nao sabia que mario tinha essa penca de dimensoes... otima materia jardim, ainda nao joguei super mario RPG, quando jogar pretendo ver essas dimensoes que tem nele...

    ResponderExcluir
  2. Nuss, não sabia q haviam tantos "universos" no universo Mario!!!

    ResponderExcluir
  3. nem eu pra mim so tinha a terra e o reino dos cogumelos


    materia muito bem escrita e deve ter dado trabalho pra escreve.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google