Retrospectiva 2009 Parte 4: Balanço geral dos lançamentos para DS, Wii, WiiWare e DsiWare

Nessa quarta e última parte da Retrospectiva Nintendo Blast você confere um balanço dos games mais importantes que foram lançados para Wi... (por Gustavo Assumpção em 02/01/2010, via Nintendo Blast)

Nessa quarta e última parte da Retrospectiva Nintendo Blast você confere um balanço dos games mais importantes que foram lançados para Wii, DS , WiiWare e DSiWare. Claro que muita coisa boa ficou de fora, mas confira e relembre com a gente!

  • Wii

miyamoto-4Em 2009, o Nintendo Wii passou pelo seu quarto Natal, e ao longo do ano importantes adições foram feitas à sua biblioteca. Apesar da ausência sentida de algumas séries importantes, o console fez um ano marcante – talvez o mais variado de sua história. Relembre agora os lançamentos mais importantes do ano.

Um dos gêneros que mais se destacaram esse ano foram os games de plataforma. Dois jogos do gênero (e com jogabilidade 2D) tiveram uma grande ênfase esse ano. Para começar, o aclamado remake do título do NES, A Boy And His Blob, que ganhou uma nova versão para o Wii, num mundo de fantasias e aventuras, onde um menino adota o Blob como amigo e juntos percorrem os mais diferentes lugares para libertar a Blobonia do seu atual imperador.

500x_i_20471Outro destaque do gênero, o aguardado New Super Mario Bros. Wii fechou o ano. O game traz uma versão melhorada do jogo para o DS, com os personagens e objetos 3D num mundo em 2D, resultando assim no efeito conhecido como 2,5D. Uma das sensações apontada durante a E3 deste ano foi possibilidade de um multiplayer de até quatro jogadores simultâneos.

Entre os games de ação, o surpreendente The House of the Dead: Overkill abriu o ano dos jogos de ação, sendo lançado em fevereiro. Usando o sensor do Wii Remote para as lutas corporais, o game traz novas opções de jogabilidade à clássica série, cujo primeiro jogo chegou aos arcades em 1996. Overkill teve uma recepção muito boa pela crítica, tornando-se obrigatório para qualquer jogador “harcore”.

Já o sanguinário MadWorld chegou ao Wii em abril, também pela Sega. No game, o personagem enfrenta um reality-show criado por terroristas, onde diversas tarefas violentas devem ser enfrentadas. Por conta disso, o jogo foi alvo de grande polêmica na Europa, e inclusive teve seu lançamento cancelado na Alemanha. Ainda assim, é inegável que MadWorld proporcione uma experiência única de jogo, tornado-se assim uns dos títulos mais importantes do ano.

A Ubisoft trouxe o tradicional Dawn of Discovery, game em que o jogador deve explorar as áreas e usar da estratégia para fazer expandir a sua civilização. A jogabilidade e o envolvimento exigidos foram muito elogiados pela crítica, apesar do fraco desempenho em vendas. O pacote Metroid Prime Trilogy lançado pela Nintendo em agosto traz, além do original Metroid Prime 3, os dois outros jogos que o antecedem, portados para o Nintendo Wii com os novos controles do console e a promessa de melhorias gráficas.

A Electronic Arts também presenteia os jogadores hardcore com Dead Space: Extraction, o survival horror que narra a luta contra uma infestação alienígena que transforma seres humanos em criaturas abomináveis. Além do clima de tensão e da excelente trilhassonora, o game foi muito elogiado pelo seu sistema de jogo, sendo escolhido, inclusive, como o game do ano para o Wii pelo GameSpot.

call_of_duty_modern_warfare_reflex_editionNo fim do ano, mais um bom game de ação. Os Rabbids estiveram de volta em um game próprio: Rabbids Go Home. Por uma estranha razão, os Rabbids decidem ir para a lua, e seu plano é juntar a maior pilha de lixo e entulho, para alcançá-la. O jogo consegue divertir e ser original, fugindo do que já foi visto nos games de Rayman Raving Rabbids. Outro destaque foi O elogiado Call of Duty: Modern Warfare finalmente recebeu uma versão para o Wii, com suporte ao modo multiplayer, para acompanhar o lançamento de Modern Warfare 2 nas outras plataformas.

A Capcom trouxe um novo Resident Evill, com jogabilidade em trilhos. Resident Evil: The Darkside Chronicles, sequência de Umbrella Chronicles, narra diversos eventos que já aconteceram durante a série. O jogo naturalmente suporta o periférico Wii Zapper, e recebeu pesadas críticas de alguns sites e revistas especializados, que não se contentaram com a física do game.

Finalmente, o ano terminou com Silent Hill: Shattered Memories, o psicológico game de terror que conta a busca de Harry Mason por sua filha. O jogo, remake do original lançado em 1999, é mais um survival horror que não deve faltar na biblioteca dos jogadres hardcore.

Os amantes de futebol receberam em abril o jogo Pro Evolution Soccer 2009, da Konami, com alguns dos melhores clubes do futebol mundiais. A Nintendo trouxe de volta o clássico game de boxe Punch-Out!!, que teve sua última aparição no SNES. Little Mac e diversos outros personagens como o Super Macho Man e Mr. Sandman se enfrentam nos ringues da Nintendo com muito estilo, surpreendendo meio mundo.

Em maio, a Electronic Arts lançou o seu jogo de exercícios: EA Sports Active. Com suporte ao Wii Balance Board, o game permitiu que o jogador fosse supervisionado por um personal trainer virtual, que lhe elencará atividades para serem realizadas durante os 20 minutos diários de jogo. O sucesso de vendas e crítica do jogo foi tal que uma sequência com novas atividades foi lançada em novembro, EA Sports Active: More Workouts.

E é claro que os tradicionais games esportivos da Electronic Arts não podem ser esquecidos. O grande estaque deste ano vai para Tiger Woods PGA Tour 10 que, com suporte ao Wii MotionPlus, trouxe uma realidade física impressionante, fazendo desta uma das mais autênticas versões de games de golfe já criadas. A developer também lançou o seu primeiro game de tênis para o console: Grand Slam Tennis, também com suporte ao Wii MotionPlus.

Mas o grande destaque no gênero foi o jogo da Nintendo  que acompanhou o Wii MotionPlus: Wii Sports Resort, foi o mais vendido do ano, e trouxe diversas modalidades como jet ski, ciclismo e arco e flecha, na paradisíaca ilha Wuhu. O MotionPlus, que promete melhorar a captação e precisão de movimentos, torna a resposta do sensor em tempo real, proporcionando uma experiência muito mais realista (1:1).

Já entre os games musicais, muitos destaques. Entrementes, The Beatles: Rock Band é lançado na fatídica data de 09/09/09, e conta a trajetória do quarteto musical mais importante da história da música. Com músicas de todos os álbuns da banda, o jogo traz suporte a periféricos como guitarra e baixo, bateria e microfone.

Para competir com o game musical da Harmonix, a Activision traz o seu novo Guitar Hero 5, que além de uma tracklist com 85 músicas, também apresenta um novo modo de jogo que permite ao jogador trocar de instrumento durante a música. Outra novidade é DJ Hero, que simula a manipulação do som pelo turntable, criando assim novas músicas. Dessa forma, o jogo traz um periférico que se assemelha ao turntable usado pelos DJs, e por meio dele o jogador segue os mixs da tracklist.

O ano foi fraco para os games de RPG no console. Mesmo assim houve um grande destaque: Little King’s Story. O game conta a história de um garoto que encontra uma coroa encantada e passa a ter o poder de fazer com que as pessoas obedeçam as suas ordens. Assim, o jogador deve expandir a vila e fazer seus moradores felizes, com o garoto como rei do vilarejo. O enredo e o sistema de jogabilidade foram muito elogiados, e diversos sites não hesitam ao afirmar que este é um título único, de grande importância para o ano de 2009.

01 Outro destaque é o híbrido Muramasa: The Demon Blade, outro título da Marvelous indispensável para os amantes do Action/RPG. O jogo narra a história de Kisuke, um rapaz que perdeu a memória, inclusive as do crime pelo qual foi culpado, e Momohime, uma mulher possuída por um espírito maligno. Alternando entre os dois personagens, o jogador pode passar pelas diversas fases com diferentes níveis de dificuldade, na busca para desvendar os mistérios que envolvem os protagonistas.

Os New Play Control

A Nintendo traz ao Ocidente a série New Play Control!, em que jogos de GameCube passam a ser lançados com a jogabilidade do Wii Remote. Pikmin e Mario Power Tennis são os primeiros títulos do GC a serem portados para o Wii. Lançados em março, Mario Tennis teve uma grande recepção de vendas, ao passo que a crítica mostrou preferência pelo Pikmin. A sequência do game, Pikmin 2, chega em abril. Já em maio, é a vez de Donkey Kong Jungle Beat ganhar uma versão com o sensor do Wii Remote.

Enquanto isso, no Japão…

Diversos jogos lançados no Japão esse ano deverão figurar no Ocidente apenas no ano que vem. Para começar, Fragile: Farewell Ruins of the Moon, é um sólido RPG produzido pela Namco e que será lançado nas Américas pela Xseed Games. Em abril, os japoneses puderam conferir o port Monster Hunter G, da Capcom, como um aquecimento para o grande lançamento de Monster Hunter Tri, um action/RPG ambientado num universo onde os jogadores devem encontrar ou capturar monstros nos mais diferentes cenários.

197504[4]Outro RPG lançado no Japão é Arc Rise Fantasia, da Marvelous com a imagepoch, que pela primeira vez desenvolve um jogo para um console de mesa (e não portátil). As aventuras no fundo do mar chegaram mais cedo no Japão. Em setembro, Endless Ocean 2, permitiu aos japoneses navegar por novos cenários e descobrir os segredos do mar entre tubarões, crocodilos e outras criaturas da vida marinha. O ano fecha com dois lançamentos exclusivos: o hack and slash Samurai Warriors 3 e o aguardado RPG da Namco Tales of Graces.

WiiWare: um ano de evolução

O ano de 2009 foi um ano complicado para os serviços de download da Nintendo. Adotando uma estratégia simplista, a Big N não investiu em grandes novidades ou upgrandes. Mesmo com a estréia da DsiWare, o desempenho ficou abaixo do esperado. Faltaram títulos de impacto, principalmente lançados pela própria Nintendo.

a_med_1.jpg O grande destaque do serviço de downloads do Wii acabou sendo Lost Winds Winter of Melodias, segundo game da série, desenvolvido pelo estúdio Frontier. Oferecendo uma jogabilidade rica e um visual muito acima da média, o game acabou muito elogiado pela crítica mundial. Alguns games da própria Nintendo – como o puzzle Me and the Cubes e o game de escalada Rock'n Roll Climber conseguiram um certo sucesso. Outros destaques foram o estratégico Swords and Soldiers e a série  Tales of Monkey Island – essa última entre os mais baixados do ano. Outro destaque foi a série Bit Trip. desenvolvida pela Gaijin Games – uma bela homenagem aos games 2D.

A Konami foi um destaque a parte. Com dois remakes exclusivos para o WiiWare (Contra Rebirth e Castlevania The Adventures Rebirth) a produtora ajudou a contribuir para o lineup do serviço esse ano.

No último trimestre, uma novidade bem vinda foi a adição das demos para download. Além de permitirem aos jogadores testarem os títulos antes de comprarem, ainda deram um up no serviço que andava meio capenga. A verdade é que faltou uma maior ousadia por parte da produtora, principalmente em investimentos no aumento da capacidade dos games. Devido a limitação de tamanho o console vem perdendo games que estão disponíveis para a X-box Live e para a Playstation Network, um problema que precisa ser superado o quanto antes.

  • DS

large_20081002-nintendo-dsi-dslite-inside-comparison 2009 foi um ano muito interessante para o DS. A verdade é que o console conseguiu dominar os charts de vendas pelo mundo – fato que se tornou ainda mais fácil com o lançamento do Dsi. A versão melhorada do portátil se tornou um enorme sucesso graças a presença de suas câmeras e da DsiWare – que pode não ter sido um grande sucesso, mas conseguiu estabelecer uma funcionalidade a mais aos donos do console.

Entre os games, muitos destaques. O console conseguiu oferecer boas opções de praticamente todos os gêneros. Nossos destaques começam com os FPS Moon e Medal of Honor Mobilized. O primeiro, lançado logo no começo do ano mostrou visuais nunca antes vistos no portátil aliados a uma jogabilidade bastante sólida. Já Mobilized conseguiu superar os games anteriores da série no console de uma forma inesperada.

Entre os games de ação, não teve como ser diferente: Grand Theft Auto Chinatown Wars foi o grande game do gênero para o DS. Oferecendo uma jornada longa e desafiadora, a Rockstar conseguiu o que parecia impossível: transferir a mesma jogabilidade variada e aberta dos consoles para um portátil.

Outro destaque bastante positivo foi o segundo game da série Professor Layton a chegar até o ocidente. Diabolical Box fez sucesso e ficou entre os mais vendidos no continente europeu nesse ano. O console ainda ganhou a localização de The Legendary Starfy, game para DS que é de uma série que até então só era conhecida no oriente. A jogabilidade simples e o visual fofinho agradaram.

Outros bons destaques foram o surpreendente Scribblenauts – que mostrou uma jogabilidade variada nunca vista no portátil , o game mais vendido do console no ano Pokémon Platinum e o inovador Rhythm Heaven – que criou mais uma série de impacto para o mercado americano e mais uma franquia rentável para a Big N.

61arytv1z6ls1368Entre os RPGs, muita coisa foi bem recebida. Começando pelo remake Dragon Quest V Hand of the Heavenly King, passando pelo tradicional Nostalgia e pelo divertido Suikoden Tierkreis, cada vez é mais visível que o console está conseguindo se tornar o número 1 no gênero atualmente.

Mas talvez os games mais festejados desse ano no gênero tenham sido o ótimo Shin Megami Tensei Devil Survivor – e sua trama adulta e complexa aliada a uma jogabilidade variada e complexa – e Kingdom Hearts 358/2 Days, que apesar de repetitivo e um pouco travado, ofereceu uma ponte interessante para quem quer entender toda a trama da série.

No fim do ano, o console ainda ganhou o petardo The Legend of Zelda Spirit Tracks, que não só conseguiu superar Phantom Hourglass como se tornou um dos melhores games que já apareceram no console. A história densa e a jogabilidade fabulosa conseguiram conquistar de vez os fãs.

Dsi Ware

20090812-flipnote_studio_00O lançamento da DsiWare, juntamente com o lançamento do próprio Dsi, mostrou que a Nintendo parecia querer ampliar a experiência oferecida aos donos de seu portátil – uma decisão muito bem vinda, diga-se de passagem. Mas o fato é que ainda falta muito para o serviço decolar. As adições foram muitas, mas a quantidade de games interessantes é bem pequena.

O destaque absoluto fica com Flipnote Studio, o aplicativo que permite as mais doidas funcionalidades do serviço. Foi o game mais baixado ao longo do ano, muito a frente dos outros. Algumas outras adições também foram elogiadas como o divertido Mario vs Donkey Kong Mini March Again e o ótimo Might Flip Champs! Outro destaque foi o spin-off Dragon Quest Wars que ofereceu uma experiência mais profunda que muitos games lançados em cartucho.

A Nintendo ainda disponibilizou uma variedade enorme grande de games da série Art Style (com destaque para o inovador PiCTOBiTS e o divertido AQUIA). A DsiWare ainda recebeu games muito esperados como versões de WarioWare (Snapped!) e Brain Age (Math) mas nenhum deles alcançou o sucesso e a qualidade esperados.

A realidade é que o serviço teve lá uma boa estréia, mas deixou muito a desejar. O principal motivo mais uma vez é a falta de games que realmente sejam motivos para os jogadores se tornarem adeptos da funcionalidade. Com um pouco de empenho da Nintendo, a DsiWare tem tudo para decolar em 2010.

Enquanto isso no Japão

é 2009 foi um ano onde dois games do DS dominaram as vendas anuais de software por lá. O maior deles é com certeza o best seller mais óbvio desse ano: Dragon Quest IX que se tornou o game mais vendido de toda a franquia com mais de 4 milhões de unidades. O outro recordista do ano foram os remakes Pokémon Heart Gold & Soul Silver que ultrapassam as 3,3 milhões de unidades - mostrando que a série anda muito bem das pernas, obrigado

Outro sucesso inesperado foi o simulador Tomodachi Collection, que é um dos games que mais vezes esteve nos charts japoneses ao longo de 2009. Alguns outros games também fizeram um certo sucesso por lá, como o ótimo Wario Ware DIY (que chega ao ocidente em março), mas o fato é que foi um ano onde muita coisa boa saiu e acabou obtendo números bem abaixo do esperado.

2009 foi um ano inesquecível para a Nintendo. E também para o Nintendo Blast. Conquistamos muita coisa, o respeito de muita gente e consolidamos um trabalho calcado em uma equipe forte e que tem prazer em oferecer conteúdo de qualidade pra você. Espero que em 2010 vocês estejam novamente com a gente por aqui. E lógico: com muitos games bons para os nossos consoles!


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


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