Jogamos

Análise: The Sky Crawlers Innocent Aces (Wii)

Simuladores e Wii. Apesar dessa dupla parecer ter nascido para conviver bem, a maioria das produtoras sequer investiu no gênero no conso... (por Gustavo Assumpção em 16/02/2010, via Nintendo Blast)

tskiawii[3] Simuladores e Wii. Apesar dessa dupla parecer ter nascido para conviver bem, a maioria das produtoras sequer investiu no gênero no console da Nintendo. Nem mesmo a própria Big N lançou simuladores bem produzidos que conseguissem cativar os jogadores. É meio inexplicável que somente agora o console tenha recebido um grande game do estilo.

Desenvolvido pelos mesmo time responsável pela série Ace Combat, The Sky Crawlers Innocent Aces pode ser considerado um dos melhores games já lançados para o Wii. E isso não é demagogia não. O nível de produção e o esmero com cada pequeno detalhe transformou o título em um dos mais interessantes a aparecer no console da Nintendo.

  • Um anime interativo

2009-06-19_17-03-00 pub0613_m03_04

Innocent Aces é baseado em um longa metragem em anime de muito sucesso, do mestre japonês Hiroshi Mori. A história chegou a virar um mangá também de sucesso e só agora chega aos games. O enredo parece básico, mas aos poucos consegue se desenrolar de forma convincente e é muito bem contado e representado nas cenas em anime e nos diálogos.

131911O roteiro segue os passos de Lynx, membro novato dos grupo chamado Sky Crawlers. A trama acaba seguindo a jornada do jovem para conseguir superar seus medos e alcançar o respeito dos demais membros do time. Há um grande mistério utilizado como fio condutor: o desaparecimento de um grupo de pilotos então ditos como imortais. Em nenhum momento você se sentirá surpreendido pela história contada, mas não dá pra dizer que ela seja fraca ou decepcionante.

Visualmente, as influências dos traços japoneses são bem evidentes. Apesar de nos combates os gráficos adotarem um estilo mais realista e sério, nos menus e nos trechos antes dos confrontos o estilo anime predomina.

Nos combates, o visual é bem próximo do ideal. Os aviões são contruídos com muitos detalhes e realismo. Os cenários e a vista do alto das cidades nos vôos rasantes são bem convincentes. Mas o grande destaque é que foi criada uma atmosfera de tensão constante, ampliada pelo requinte da parte sonora.

São horas de diálogos muito bem dublados, canções que criam um clima todo especial e muitos efeitos sonoros – de um realismo que chega a surpreender. O cuidado com a criação de um clima tenso e dramático é louvável.

  • Controles simples, pouco desafio

sk_1 the-sky-crawlers-wii-03-sm

O grande desafio e a grande dúvida de Sky Crawlers era como a jogabilidade se comportaria na combinação Wiimote + Nunchuk. Depois de jogar os primeiros momentos, os controles parecem ser muito funcionais e sem grandes novidades com relação ao esquema dos simuladores tradicionais. O Nunchuk adquire a função de manche, sendo através dele que são feitas todas as manobras com as aeronaves. Já o Remote fica com a função de promover a aceleração e regular a pressão das turbinas.

Apesar de simples e fáceis, os controles se tornam uma dor de cabeça em missões mais adiantadas. Algumas vezes vai ser necessário trocar o posicionamento dos botões para facilitar a vitória em uma determinada missão. São 18 ao todo, em nível crescente de dificuldade. Nas primeiras, basta alguma intimidade com os controles para se sair vitorioso, depois será preciso muito empenho para conseguir um bom resultado.

Sky Crawlers tem em sua jogabilidade um quê de autonomia que é bem interessante. Ao entrar em uma missão, o jogador terá – obviamente seguindo as determinações visualizadas na tela – que se movimentar ao longo do campo de batalha para se aproximar dos inimigos. Ao chegar a determinado ponto, a câmera se altera e a mira de tiro se torna disponível. É aí que você terá a oportunidade de derrotar as aeronaves inimigas.

O game não é muito longo, mas oferece vários elementos que ampliam sua longevidade. Além de um modo para dois jogadores, há vários itens destraváveis e customização para as aeronaves. Infelizmente não há qualquer tipo de jogo online, o que realmente é uma pena.

Sky Crawlers:Innocent Aces é um game bem acima da média. Fornece uma experiência muito rica e interessante, uma jogabilidade bem trabalhada e principalmente um cuidado com os detalhes que não é muito comum no Wii. Se você procurava um bom simulador, é uma grande oportunidade pra dar uma chance.

Sky Crawlers Innocent Aces – Nota Final: 8,5

Gráficos: 8,0 Som: 9,0 Jogabilidade: 8,5 Diversão: 8,5


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Esse jogo parece mesmo muito interessante! Não tenho ele, mas deu vontade de jogar, já que sou fã de jogos como Star Fox, com certeza eu iria gostar muito dele.

    Otima analise, como todas as outras que lí!

    ResponderExcluir
  2. eu vi um video explicando a jogabilidade e eu gostei muito, concerteza vou comprarpq tambem adoro esses games de simulaçao de avioes.

    ResponderExcluir
  3. O jogo é bonito, mas o gênero não me agrada!!!

    ResponderExcluir
  4. Hun.. este game eu irei experimentar , faz tempo que não jogo um simulador decente de aviões.

    ResponderExcluir
  5. Tenho esse game, comecei a jogar e vi que é bem complicado o controle, simulador mesmo... mas vou dar uma chance e jogar mais outra hora.

    ResponderExcluir
  6. eu gosto genero desse jogo e pelo visto parece ser um otimo simulador

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google