Blast from the Past

Blast from the Past: Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest (SNES)

em 26/02/2010

Donkey Kong raptado? Diddy e sua nova, linda e rebelde namorada Dixie precisam resgata-lo das garras do famigerado Kaptain K. Rool, que p... (por Nivaldo Wesley em 26/02/2010, via Nintendo Blast)

dk2000Donkey Kong raptado? Diddy e sua nova, linda e rebelde namorada Dixie precisam resgata-lo das garras do famigerado Kaptain K. Rool, que pede como pagamento de resgate toda a reserva de bananas da familia Kong. Nosso amado gorilão está em cativeiro na inóspita Crocodile Isle, o lar dos temidos Kremlings. Conseguirão nossos herois cumprir esta árdua tarefa sem se perder enquanto comem bananas pelo caminho? Descubra por que essa pérola do Super NES é considerada por muitos um dos melhores, senão o melhor, jogo dos macacos já concebido.

  • O Império da Banana Contra Ataca!

dk2002O segundo capitulo da saga dos macacos mais amados da Nintendo  surgiu em 1995, no inicio do fim da era Super NES. Aproveitando os sucessos de Donkey Kong Country e Donkey Kong Land, Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest trazia, além de gráficos inovadores pra época, uma jogabilidade alucinante, potencializada pelo modo de parceria muito bem aproveitado, onde dois jogadores seguiam a mesma jornada quase de forma simultânea, somado à uma trilha sonora que grudava como chiclete nos seus ouvidos enquanto você desbravava os oito mundos do jogo.

Desenvolvido pela consagrada Rare, a aguardada continuação de Donkey Kong Country contava ainda com os conhecidos itens de fases, como as letras do nome de “Kong”, que quando recolhidas lhe rendiam um balão de vida extra. Existiam, além desses, itens exclusivos não vistos no jogo anterior, tais como as gigantescas moedas DK, que contribuíam na porcentagem final da conclusão do jogo. Além disso existiam as Kremkoins, moedas especiais cunhadas com a face do Kaptain K. Rool, que quando recolhidas em certo número “compravam” uma fase extra no Lost World; e  claro, as Banana Coins, a moeda corrente entre os membros da familia Kong encontrados durante o jogo.

  • Amigo, coisa pra se guardar em um barrildk2001

Como Donkey Kong Country não seria a mesma coisa sem seus parceiros animais e suas habilidades únicas, esse jogo surpreendeu pela capacidade de se transformar em outros animais e sentir na pele o potencial, não só de velhos conhecidos, como novos e exóticos amigos. Confira abaixo uma lista com os nomes e habilidades de quem aparece pra te dar uma força:

  • Rambi: Nosso camarada está de volta e com o mesmo ponto forte, o chifre. Contando também com um novíssimo ataque especial, Rambi arrasa com qualquer Kremlings que esteja em seu caminho, além de destruir portas secretas e passagens subterrâneas encontradas durante as fases.dk2010
  • Enguarde: O peixe-espada também dá as caras. Enguarde só é encontrados em fases de água. Seu ataque especial lembra muito o de Rambi.Esse é o único parceiro do jogo que conta com ataques  de reflexo, isso é, se você se aproxima demais de algum inimigo, ele ataca sem necessidade do seu comando.
  • Rattle: Nosso novo parceiro animal veio pra substituir o sapinho. A cobra com corpo de mola possui a habilidade do super pulo, muito útil diga-se de passagem.
  • Squitter: Essa aranha que usa tênis All Star também é um companheiro novo. Possui duas habilidades, uma ofensiva e outra defensiva. Suas teias podem acabar com os inimigos a distância ou virar plataformas para se alcançar lugares altos.
  • Clapper: A foca possui as habilidades ddk2011e congelar a água ou transformar lava fervente em água fresca com seu hálito gelado. Não é um parceiro na ação, você não joga com ela, mas quebra muitos galhos durante a jornada.
  • Squawks: Outro antigo conhecido, nosso papagaio ajudou bastante sendo responsável pela iluminação nas fases escuras  enquanto ainda era um filhote. Veio para substituir de uma vez por todas aquele avestruz que planava, além de ter a habilidade de atirar pinhas em nossos inimigos.
  • Glimmer: Nosso último novo amigo, Glimmer é um peixe Absal que utiliza sua “lanterninha” para guiar nosso macaquinhos nas fases aquáticas escuras. O mais interessante desse peixe, e algo que foi cortado no port de GBA, é o reflexo de flash que sua luz faz.
  • As inovações não param por ai

A família Kong também cresceu, confira uma lista da árvore Kong deste jogo:dk2008

  • Cranky Kong: Nosso Donkey Kong original está no Museu do Macaco. Nesse local ele leva a risca a frase  “Se conselho fosse bom eu vendia!” e te vende conselhos sobre o jogo!
  • Wrinkly Kong: A  esposa de Cranky é a diretora do Colégio Kong. Está substituindo a  namorada de Donkey Kong, Candy. Com ela você salva seu progresso, mas também custa uma graninha.
  • Funky Kong: O mesmo Funky de sempre. Com seu planador ele pode te levar pra dar uma volta pelos locais que você já completou do jogo. Depois de pagar uma vez pelo serviço, ele passa a ser gratuito.
  • Swanky Kong: Levante a mão quem não lembra do Silvio Santos quando vê o sorriso desse Kong! Dono de um lucrativo Talk Show  em que você só não ganha dinheiro, mas rende muitas vidas extras.dk2009

Para guardar cada uma das oito diferentes áreas do jogo, contamos com os  seguintes chefes:

  • Krow: Chefe da área Gangplank Galleon, que faz ligação entre este jogo com o anterior, o corvo gigante fez seu ninho no mastro mais alto do navio de Kaptain K. Rool.
  • Kleever: Esta espada gigante é o chefe de Crocodile Cauldron, uma área infernal, com bastante lava pra queimar nossos herois.
  • Kudgel: Um Kremling musculoso que anda com uma clava, é encontrado no final da área pantanosa de Krem Quay.
  • King Zing: O viúvo da rainha abelha vencida no jogo anterior quer vingança. Invadiu a área Krazy Kremland que costumava ser um parque de diversões.
  • Kreepy Krow: O fantasma de Krow voltou para assombrar a área de Gloomy Gulch, uma floresta com uma antiga e mal assombrada biblioteca. dk2007
  • Kaptain K. Rool: Algum tipo de parente do King K. Rool, ou o próprio recuperado, esse capitão pirata é o algoz da vez de Donkey Kong. Mandou e seu exército pirata sitiar as outras áreas enquanto ele próprio ficou na  The Flying Krock, sua fortaleza voadora. Após derrotado ele tenta escapar por Lost World, mas seus planos são frustrados pelos nossos macaquinhos.

Estranhamente, a única área que não possui chefe é K. Rool's Keep, covardemente abandonada por K. Rool, essa área é o elo de ligação entre Crocodile Isle e the Flying Krock.

  • A jornada além da jornada 

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Além de contar com uma extensa lista de amigos animais diferentes, inimigos e chefes mais complicados e criativos, áreas repletas de desafios que arrancavam lágrimas quando vencidos e bônus escondidos dentro dessas áreas, esse jogo introduzia um novo e alternativo final,  visível apenas para aquele que completasse o Lost World e conseguisse nada menos do que as 40 moedas DK do jogo.  

Sendo absurdamente maior, melhor e mais difícil do que seu antecessor, Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest é presença absoluta na biblioteca de games de qualquer um que possuiu o saudoso Super NES. Tantas novidades assim renderam um port em 2004 para GBA, fruto de muitas críticas, devido as suas alterações e queda de qualidade gráfica, já que a versão de GBA não contava com o fabuloso chip SuperFX. Mas seja como for, ele é um senhor game!


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