Desenvolvimento dos jogos de Wii em declínio: bom ou ruim?

em 20/02/2010

Quando o Nintendo Wii foi lançado, várias piadinhas começaram a surgir com o seu nome, isso sem falar dos que afirmavam que o WiiMote seria... (por Filipe Gatti em 20/02/2010, via Nintendo Blast)

chart down Quando o Nintendo Wii foi lançado, várias piadinhas começaram a surgir com o seu nome, isso sem falar dos que afirmavam que o WiiMote seria um fracasso e a Nintendo estava prestes a ser devastada da Indústria de Vídeo Games. Eles não podiam estar mais errados, não é mesmo? O Wii conseguiu um apelo demográfico imenso, sendo o console mais vendido em todas as regiões do mundo, e agora tanto a Sony quanto a Microsoft estão “criando” suas tecnologias – que a Nintendo tem faz tempo – para tentar alcançar a mesma marca. Mas isso tudo estamos cansados de saber.

Só que dessa vez parece que a lua de mel está acabando, já que é possível observar uma migração dos jogadores para outros gêneros de jogos, exatamente para os gêneros que empresas como Capcom e Sega já disseram que pararão de produzir para o Wii. A Ubisoft também falou que focará no desenvolvimento de jogos para as outras plataformas, então acredito que não seja novidade o fato de que o desenvolvimento de jogos para o Wii está em declínio.

Isso de acordo com a Pesquisa de Desenvolvimento de Jogos, que mostra que 41% dos que responderam disseram que participaram da produção de jogos para consoles, com apenas 30% destes participando nos de Wii. Isso é 12% a menos em relação ao ano anterior.

Enquanto isso, 69% dos desenvolvedores para console afirmaram estar trabalhando em jogos para o Xbox 360, 61% para o PlayStation 3 e a maioria de 70% em jogos para PC. Outro número interessante é o crescimento do desenvolvimento para iPhone que subiu de 12% para 15%, talvez por estarem tomando uma linha semelhante a que a Nintendo tomou anteriormente.

Mas isso não precisa necessariamente ser uma má notícia. Há quem pense que com a redução de desenvolvimento de jogos, o console presenciará uma fase com menos jogos, porém com mais qualidade. Com menos desenvolvedores, podemos apenas esperar que esses façam bons trabalhos para o Wii para que possamos comemorar jogos ótimos novamente.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.