Será que finalmente a Nintendo está vencendo a pirataria?

De todas as first parties, talvez a Nintendo sempre tenha sido a que mais sofreu com a pirataria. Isso vem lá da década de 80, da época do ... (por Gustavo Assumpção em 20/02/2010, via Nintendo Blast)

image_thumb[6] De todas as first parties, talvez a Nintendo sempre tenha sido a que mais sofreu com a pirataria. Isso vem lá da década de 80, da época do NES, quando as “fitas” alternativas se proliferaram com uma velocidade assombrosa. Se pensarmos no Super Nintendo e no GameBoy, a situação foi ainda mais grave.

Depois de períodos mais calmos no Nintendo 64 e no GameCube, a Nintendo volta a enfrentar sérios problemas na geração atual. Mesmo que no Wii o número de games jogados ilegalmente seja gigantesca, é no DS que a situação é próxima do caos, graças a proliferação dos flash cards.

O impacto desse pequeno acessório (simbolizado pela linha R4) é tão grande, que a grande maioria de games para o DS não consegue alcançar sequer números razoáveis em vendas – e a situação só tem piorado.

Fáceis de se encontrar, práticos de se usar e baratos, os flash cards ganharam espaço, parecendo até serem parte do próprio Nintendo DS. Aqui no Brasil principalmente, parece ser essencial a quem adquire o portátil adquirir também o R4 (ou suas dezenas de cópias).

Preocupada com esse cenário, a Nintendo começou a investir pesado em mecanismos de defesa de sua propriedade. No fim do ano passado inaugurou o Nintendo Anti-Piracy, um site que possibilita a divulgação dessas ações e a denúncia, que pode ser feita pelos próprios usuários. No site também há dicas aos consumidores de como reconhecer um produto Nintendo falsificado.

Por meio de ações conjuntas usando os dispositivos legais competentes, a Big N já venceu ações contra piratas em boa parte dos países onde possui representação oficial: França, Itália, Japão, Reino Unido, EUA, Austrália e Coréia do Sul.

Na última delas, a Nintendo processou a distribuidora australiana SJ IT Solutions, que vendeu o R4 através de um site. A empresa acabou multada em quase 500 mil dólares. A ação serve como uma espécie de alerta aos sites que vendem indiscriminadamente o acessório, já que a partir de agora ações do tipo devem se tornar bem frequentes.

É lógico que é apenas um começo e somente medidas contínuas em grande quantidade vão conseguir limitar o problema a longo prazo. Mas pelo menos agora parece que a Nintendo está se mexendo com mais empenho.

Se a Big N vencer essa guerra, pode ter certeza que todos nós venceremos!


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Só vão conseguir mesmo acabar com a pirataria na hora que fizerem um hardware que seja realmente difícil de hackear, ou que tenha consições impraticáveis para tanto (como o Blu Ray Disc, por exemplo: quem vai baixar 40Gb de jogo pra gravar numa mídia que custa tipo U$100 num gravador que chega a U$2000?)

    (e, por favor, deixem a gente comentar com outros perfis ou mesmo anônimo. Google profile sux)

    ResponderExcluir
  2. lol mais um rafaelluik

    muito boa a materia gustavo li tudo e acho q ela em certa parte faz certo, mas tb acho q os R4 ajudam quem não tem condições de pagar um jogo verdadeiro

    a nintendo podia começar a verder flash cards e vender os seus jogos via internet.

    ResponderExcluir
  3. Pirataria aqui no Brasil é um mal necessário, é repugnante pagar mais de R$200,00 em um jogo ou até mais que R$300,00. Um absurdo, por isso que eu digo use a pirataria mas não deixe ele te dominar.
    Sempre que possível compre um game original pelo menos uma duas a cinco vezes por ano.
    Pirataria é a nossa unica forma de protesto contra os altos impostos, todos querem original, mas aqui no Brasil só sendo "rico", muitos tem que gastar dinheiro em coisas mais importantes além de games.

    Além disso os R4 tem como jogar homebrews, alguêm já experimentou COLLOR.... simplesmente incrível. Ele não serve apenas para piratiar.

    ResponderExcluir
  4. Pirataria é errado, por isso apoio a Nintendo, assim como outras empresas que tentam acabar com ela.
    Eu tenho um DSTT, mas uso porque não posso pagar 200 reais em cada jogo que eu queira. Eu sei que isso não é certo, mas não posso fazer nada.
    Por isso apoio iniciativas como essa da Big N, assim como apoio quando as empresas tentam lançar jogos de DS com mecanismos anti-pirataria.
    Espero que um dia alguma empresa consiga criar um método que não possa ser quebrado. Isso pode "ser ruim" para os pirateiros (incluindo a mim), mas creio que se o jogo tiver esse mecanismo e for realmente bom, mesmo os usuários de flashcards irão comprar original.
    Eu não me orgulho de usar pirata, mas enquanto não inventarem uma "segurança inquebrável", em continuarei pirateando, mesmo que isso não seja certo.
    Aliás, um ponto que eu acho positivo em Flashcards é que a pessoa pode testar o jogo antes. Eu mesmo iria fazre a pré-compra de Scribblenauts, mas acabei testando e acabei desistindo pois não gostei do jogo. Era um jogo que eu iria gastar uma fortuna mas que não ia me divertir.
    Preferi guardar para comprar o SoulSilver, e nesse caso tenho certeza que será um bom gasto.

    @64dio64

    Os flashcards inicialmente foram criados com esse objetivo, o de rodar homebrews, mas depois acabaram tomando os rumos que vemos agora.

    Desculpem o mini-post,mas é o que precisei para expressar a minha opinião.

    ResponderExcluir
  5. eu nao gosto de flashcards eu sei q os impostos sao muitos altos mais sempre procuro economizar pra comprar original e a nintendo esta diminuindo isso com simples atos como aquele acessorio q vem com o heart gold/soul silver so funciona com game original e muitas pessoas irao comprar original so pra ter o acessorio. Torço pra que a nintendo vença a pirataria.

    ResponderExcluir
  6. Olha sinceramente so acho que vencera a pirataria quando eles fizerem um hardwar que possua um midia exclusiva ou seja um Blu ray assim como o PS3 fez porem , acho queso assim conseguem para a pirataria , por que comprar midias a 80 conto e gravador a 800 nem vira so para fazer pirtaria de games , é um custo muito alto que não compensa para quem pirateia as midias.


    Anyway deixem do jeito que esta o sistema de comentarios , rafael se quizer que faça um conta google e se cadastre aqui , se quizer , ninguem é obrogado a mudar as regras so por causa de 6 duzia de nego que enche o saco pelos foruns por ai.

    ResponderExcluir
  7. Queria morar no japão, pagar aproximadamente 9 reais em jogos originais. La tudo que envolve tecnologia é barato, minha tia explicou que lá, os aparelhos tecnologicos tem pouco tempo de vida, por exemplo: se você compra um mp4 daqui a 1 ou 2 semanas ja sai um mp5, entende? Então eles tentam vender o mp4 o mais rapido possivel antes que o mp5 saia, para isso eles vendem com preços mais baixos possiveis.
    No brasil a tecnologia sai caro, por isso a pirataria no Brasil é tão grande, se a nintendo quer baixar a merda desses preços altos então faz um apelo para nosso governo, não vai adiantar processar uma empresa, daqui a pouco ja vai ter outra fazendo a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  8. O caso é que a Nintendo trabalha exclusivamente com o mundo dos games. Não tem outros ganha-pães como a Sony ( que produz diversos eletro-eletronicos) e a Microsoft ( que tem o windows ), e tambem, sempre teve a participação fluente da Nintendo na produção de jogos para seus consoles. E esses e outros fatores nunca serviram para aumentar a fama de seus consoles diante da pirataria como aconteceu com o PlayStation.

    Eu realmente admiro aqueles que passam meses juntando dinheiro para comprar jogos ( se bem que tambem já fiz isso, senão compro do mercado de produtos usados:D), porque, PRA QUEM TEM DINHEIRO, É FÁCIL FALAR MAL DE PIRATARIA!

    Comprar consoles é uma coisa. Manter ele com jogos originais é algo BEM diferente! O mundo dos games chegou num ponto que não é mais todos que tem condições para acompanha-lo. E tambem não posso me esquecer de citar que PRECOS ALTOS TAMBEM É ROUBO!( tá certo que tem os impostos daqui di Brasil, mas mesmo assim deviam baixar mais os preços dos jogos. )

    Por isso eu não sou contra a pirataria. Se as coisas continuarem assim ( mesmo com o mal que ela faz ) ela tem que continuar!

    Qurm não gostou do que eu disse, não posso fazer nada, pois é minha opinião. Mas se querem ver o fim da piratasria ( ou pelo menos ela não ser tão forte ), mostre uma oferta melhor do que a dela!

    ResponderExcluir
  9. A pirataria em si está sendo vencida sim,tanto que até hoje não dá para rodar um NSMBW pirata 100% em um console destravado.
    Mas existem e sempre existirão outros meios de se ultrapassar isso.Os jogos publicados na internet são um exemplo disso.Não é crime:Quem publicou comprou seu jogo original e dividiu com outros usuários.Mas é um baita desincentivo à indústria de jogos,que acaba vendendo mal...

    ResponderExcluir
  10. @ Limão

    Dá pra rodar o NSMBW sim com o novo NEOGAMMA... Essa barreira já foi...

    @ Mark

    Falou pouco e falou tudo!!! Concordo totalmente!!! Afinal estamos no País dos Impostos e dos "Panetones"!!!

    ResponderExcluir
  11. A pirataria é um mal, mas mesmo assim é uma das únicas formas de conseguir jogar os jogos novos.

    Eu admito, já usei muito pirataria mas pensando bem, não era a única saída. Raramente você acha jogos novos por mais de 200 ou até 300 reais, com uma boa pesquisa, é possível achar lançamentos por menos de 200 reais! E esperar um pouco pra poder comprar não é algo impossível, é triste, mas não é.

    A Sony fez uma ótima escolha em oferecer um console com uma proteção tão grande. A proteção do console dela é forte até hoje, mesmo com os 4 anos de console. Sobre os portáteis, só agora a Sony está se mexendo mais, alguns lançamentos do PSP sendo impossíveis de se jogar pelo MS.

    A Nintendo começou a se mexer também, e os resultados disso aparecerão em breve. O que a MS fez com a onda de ban na live é algo incrível, quem se ferrou, aprende a lição (na maioria das vezes).

    Depois de me fu*** com a pirataria, parei pra pensar o que um jogo comprado de maneira oficial pode ser benéfico para a empresa fabricante do jogo, pro país aonde você compra, e até pra você. Esse papo de ficar pirateando por "protestoo" aos altos impostos é a maior furada de todas, é praticamente dizer :"Ei Nintendo, não invista no Brasil". Comprar pirata só piora a situação.

    ResponderExcluir
  12. Bom, não se pode negar q a Nintendo deu bandeira nessa geração!!!

    No Wii, ela decidiu usar o DVD, uma mídia q foi pirateada ao limite graças a popularidade do PS2 e aos aparelhos de DVD baratos!!!

    No DS ela decidiu usar aqueles cartuchos numa época q mídias semelhates a eles jah eram relativamente populares...

    Axo q todos jah perceberam q a pirataria só ataca com todas as suas forças os videogames q fazem MUITO sucesso!!!

    As vezes fico fica dificil saber se o console vende bem por caudsa da pirataria ou se a pirataria é alta porque os pirateadores, de olho no sucesso dos consoles, dedicam + tempo pesquisando meios de piratear!!!

    Quem teve N64 sabe q nenhum jogo pirata dele funcionava 100%!!!

    O GC passou anos livre da pirataria!!! Só conseguiram desbloqueá-lo muito tempo depois do seu lançamento... Mas será q isso aconteceu pq os consoles não faziam muito sucesso ou pq os pirateadores não se dedicavam muito a eles???

    Na luta entre a Nintendo e a Pirataria, eu estou do lado da Nintendo!!!

    ResponderExcluir
  13. "Axo q todos jah perceberam q a pirataria só ataca com todas as suas forças os videogames q fazem MUITO sucesso!!!"

    Pirataria não tem a ver com o console que vende mais. É só uma coincidência com os consoles que vendem mais, terem proteções falhas. O PS3 faz sucesso e nem por isso foi pirateado.

    Sobre o GC, vai ver que ele tinha uma proteção boa, e com uma mídica pouco comum (mini dvd).

    ResponderExcluir
  14. o cara lá do 1ª coment tá errado, uma mídia blue ray já custa 14 reais no mercado livre da marca Sony, um gravadador de BD já custa na faixa de 300 reais e com uma net de 10 MB já dá pra baixar 25 GB tranquilo, a pirataria nao vai acabar, enquanto tem uma centena de gênios trabalhando pra nintendo, microsoft e sony existem milhares de outros gênios hackers e crackers pelo mundo afora destinados a burlar toda e qualquer proteção. Nao sou a favor da pirataria, mas enquanto no Brasil um jogo custa r$ 229,00 eu compro pirata ou baixo.

    ResponderExcluir
  15. Tô sabendo Rafael, se tivesse lido tudo o q escrevi teria entendido o q eu quis dizer...

    Mas é inegável q os consoles + populares tbm foram os q + sofreram com a pirataria, em contrapartida, os consoles q ficavam por último na "console wars" sofriam menos com ela!!!

    E o PS3 não é um "sucesso", comparado com seus antecessores, ele é um grande fiasco!!!

    ResponderExcluir
  16. Suicune, sucesso significa só vendas para você? Pelo o que eu sei, 360 é um fiasco no Japão mas faz muito sucesso. Sério, fiasco não é não, sem trollagem plz.

    ResponderExcluir
  17. Fato, quanto mais impostos absurdos, mais o preço fica também absurdo e mais a pirataria come solta. Acho que nego dizer que pirateia é bobagem, a real é essa: todo mundo pirateia por necessidade. Não há outra saída. Ah, claro, eu posso gastar 200 paus num jogo que eu posso vir a não gostar. Falou! Eu sou desses usuários de flashcard e em inúmeras vezes eu baixo um jogo desconhecido, mas que fui com a cara, e, na hora de jogar, me decepciona. Imagina se eu tivesse comprado o original, que desgosto que seria!

    Tá tudo errado.

    Quem sabe num futuro não muito distante, as empresas poderiam investir em versões demo dos jogos, versões essas a serem baixadas. Baixou, jogou, gostou? Compra! Mas por favor, não no preço a qual somos submetidos hoje. Sei lá, o público gamer brasileiro é consideravelmente grande, aqui há sim um bom nicho. Só que ninguém colabora, ninguém percebe isso e, mais do que tudo, todos acham video-game coisa irrelevante.

    ResponderExcluir
  18. Não só pra mim como para toda a indústria de games!!! Se um console não vende ele não é um sucesso e isso é fato!!!

    Lembrando q não estou falando QUALIDADE, mas de SUCESSO!!! O DC era um excelente VG, mas não vendeu bem e se tornou um fiasco!!!

    O GC tbm era excelente (não troco o meu por nada), teve excelentes jogos, mas ficou em último na console wars vendendo menos até q o seu antecssor... Ou seja, um fiasco!!!

    E eu não estou com trollagem!!! ¬¬'

    ResponderExcluir
  19. preciso de saber o codigo para conseguir utilizar outros

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google