Mario Bits

Mario Bits: Invenções do Professor E. Gadd

Howdy! Todos nós conhecemos o famosíssimo professor, homem da ciência, Elvin Gadd. Sabemos também que ele foi o responsável pela invenção de... (por Eduardo Jardim em 11/02/2010, via Nintendo Blast)

Howdy! Todos nós conhecemos o famosíssimo professor, homem da ciência, Elvin Gadd. Sabemos também que ele foi o responsável pela invenção de aparatos revolucionários, tais como o F.L.U.D.D. ou o Poltergust 3000. Mas o que poucos não sabem, é que não foi só isso. Confira uma lista completa das invenções do Professor E. Gadd.

• Orbe de Vácuo (Vacuum Orb)
Um globo de Mario Party 7 usado por Wario e Waluigi. Seu efeito, quando usado por um jogador, é sugar certo número de moedas (determinado pela roleta) de seus oponentes. Possui as mesmas cores de F.L.U.D.D. e carrega o logo da companhia Gadd Science, Inc.

• Radar de Tempo DS (DS Time Radar)
Um aparelho portátil que lembra bastante um Nintendo DS e é brevemente usado pelo bom professor pra encontrar a Princesa Peach em Mario & Luigi: Partners in Time. O Radar de Tempo DS tem a habilidade de apontar o período no tempo onde alguém está preso. Um dos Toads acredita que ele tenha feito o aparelho na hora.

• Máquina de Batalha (E. Gadd Battle Machine)
Partes especiais que podem ser compradas no modo Super Duel de Mario Party 5. Isso inclui um jato, uma arma, e outros aparatos tecnológicos.

• Garagem de E. Gadd (E. Gadd's Garage)
Trata-se de uma garagem possuída por E. Gadd é um tabuleiro de Mario Party 6. Todas as máquinas funcionais aqui dentro foram criadas pelo gênio, visto que todas possuem o logo da Gadd Science, Inc. nelas (tais como os esguichos que lembram o F.L.U.D.D.). Também, na garagem, parece haver um Nintendo GameCube, se olharmos ao canto inferior esquerdo do tabuleiro.

F.L.U.D.D.
O Flash Liquidizer Ultra-Dousing Device, ou F.L.U.D.D., é um aparato usado por Mario em Super Mario Sunshine. Ele possui vários aplicativos de esguicho, que podem ser coletados quebrando caixas com o logo de E. Gadd. F.L.U.D.D. possui também, principalmente, uma notável inteligência artificial para se comunicar com voz. De certos modos, as funções de F.L.U.D.D. são parecidas com as de Navi em The Legend of Zelda: Ocarina of Time.

• Gaddgets
Gaddgets, mistura de "gadgets" ("aplicativos") e "Gadd", apareceram em Mario Party Advance pra GBA. Haviam 80 deles no total, e eram muito similares aos brinquedos da série WarioWare.

• Gaddlight
Uma mistura entre "Gadd" e "flashlight", que significa "lanterna", e é exatamente o que é: uma lanterna repelente de fantasmas. Em Mario Party 4, quando um oponente manda um Boo roubar moedas ou uma Estrela de outro jogador que estiver em posse da Gaddlight, ele/ela automaticamente o usará pra afastar o pilantra, o assustando.

• Game Boy Horror
Um aparelho portátil de Luigi's Mansion que traz uma semelhança enorme com o Game Boy Color, contendo até mesmo uma câmera embutida, a qual E. Gadd usa pra assistir toda a ação de uma distância segura (em seu laboratório) e contatar Luigi. Ele também armazena dados, incluindo um mapa e qualquer coisa que Luigi tenha coletado. Também contém um radar especial chamado Boo Radar, utilizado pra encontrar objetos esféricos escondidos.

• Game Boy Horror SP
Uma versão atualizada do Game Boy Horror, dada a Mario pelo professor E. Gadd em Mario & Luigi: Superstar Saga. É mais um aparelho portátil, paródia do Game Boy Advance SP. Ele aumenta a chance de ganhar ítens raros na batalha.

• Roupão de Fantasmas (Ghost Gown)
Durante os eventos de Mario & Luigi: Superstar Saga, E. Gadd criou um traje especial azul claro que transforma quem usá-lo num "fantasma" parcialmente visível. E. Gadd apresentou a invenção em Starbeans Café, onde Luigi ficou tão assustado que sugou E. Gadd com o Poltergust 3000....

Retratificacionizador de Fantasmas (Ghost Portrificationizer)
Uma grande máquina que trabalha em conjunto com o Poltergust 3000. Certos fantasmas capturados podem ser presos em retratos e expostos na galeria de E. Gadd. A máquina também trabalha invertidamente, o modo como foi utilizada pra liberar Mario do retrato no qual tinha sido preso pelo Rei Boo. E. Gadd também mencionou que ele levou vinte anos pra construí-lo.

Hidrojato 4000 (Hydrogush 4000)
Uma enorme máquina amarela criada em Mario & Luigi: Partners in Time que se parece muito com F.L.U.D.D. Apesar de não ser portátil, é extremamente potente. Com o poder de liberar grandes quantidades de água, Gadd usou o aparato pra impedir com que o Volcano Thwomp entrasse em erupção, causando destruição massiva.

• Pincel Mágico (Magic Paintbrush)
Usado por Bowser Jr. (como Shadow Mario) em Super Mario Sunshine, é um grande pincel com a capacidade de pintar cores distintas e até mesmo dar vida a inúmeros inimigos. Não se sabe sobre o porquê do pincel ter sido feito ou se ele foi dado a Bowser Jr. ou roubado por ele, embora alguns acreditem que E. Gadd foi enganado por Bowser Jr., que usava seu uniforme de Mario. Em Mario Power Tennis, Mario Hoops 3 on 3 e Mario Super Sluggers, Bowser Jr. usa seu Pincel Mágico pra realizar movimentos especiais.

• Poltergust 3000
O Poltergust 3000 é um aspirador de pó modificado, projetado pra aprisionar fantasmas. Também possui uma função de sopro que permite que ele libere elementos que ele suga, como fogo, água e gelo. O equipamento, que já salvou muitas vezes a pele de Luigi do ataque de fantasmas, retorna em Mario Power Tennis, onde Luigi o usa como uma Power Shot defensiva: com seu poder de sucção, ele consegue retornar a direção da bola e salvar a jogada.

• Super Poltergust 3001
Uma versão muito mais avançada do Poltergust 3000; ela possui as mesmas funções, mas é muito maior, permitindo com que o usuário a utilize como um veículo. Quando dirigido, o Super Poltergust 3001 se move suspenso sobre o chão e pode alcançar velocidades extremas. Foi uma ideia que apareceu em Mario & Luigi: Superstar Saga, mas se fizerem um Luigi's Mansion 2, queremos o Super Poltergust 3001 nele. Imagina percorrer corredores infinitos com essa belezoca!

• Poltergust 4000
Um dos veículos usados por Luigi em Mario Kart DS. É similar ao Super Poltergust 3001, mas não flutua. O "barril" do carro é onde fica o assento de Luigi, e o bocal aponta para o chão. Os emblemas ficam nas laterais do carro.

• Starbeans Café
Uma paródia do famoso Starbucks Café, a cafeteria fundada pelo professor E. Gadd fica localizada no Reino de Beanbean. A certo ponto de Mario & Luigi: Superstar Saga, E. Gadd disponibiliza um retrato gigante de si mesmo. Cada vez que Mario e Luigi preparam um novo drinque, o bom professor visita o local.

• Stuffwell
Uma mala inteligente usado pelos Irmãos Mario em sua missão de Mario & Luigi: Partners in Time. Seu propósito é administrar o inventório dos irmãos e disponibilzar seus status. Ele também os ajuda ativando os Shroob Saucers que você usa no jogo, e eventualmente, próximo ao fim do jogo, ele desenvolve a habilidade de retornar ao passado antes que você resgate a Princesa Peach. Ele usa uma gramática muito vasta e palavras feitas de forma supercomplexa. Seu nome é um trocadilho com "stuff well", que significa "guarde bem".

• Vara Surpresa (Surprise Wand)
Uma vara mágica de Mario Part 7, com o logo de E. Gadd. É exclusiva ao Boo e ao Dry Bones. Ela foi usada pra deixar os personagens invisíveis, fazendo com que eles fujam de armadilhas e dobrem suas rodadas.

• Máquina do Tempo (E. Gadd's Time Machine)
Usao pela Princesa Peach pra visitar o passado no começo de Mario & Luigi: Partners in Time, a Máquina do Tempo, que funciona graças à Estrela de Cobalto, é parte fundamental da aventura. Ela sofre danos no começo, mas é consertada após a derrota dos Shroobs.
E essas são as criações de um gênio da ciência, o brilhante Professor E. Gadd, até hoje. Esperamos que a Gadd Science, Inc. ainda continue firme e forte nos aparatos inventivos por muito tempo. Quando estiver jogando Super Mario Sunshine, Luigi's Mansion, algum Mario Party ou Mario & Luigi e observar o logo de E. Gadd, nunca se esqueça do personagem que nunca pára de nos levar ao novo.

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. q legal nao sabia de nenhum deles.
    Essa coluna e demais adoro ele a queria saber onde vcs arranjam tudo isso.

    ResponderExcluir
  2. Eu ja conhecia a maioria muito boa a materia Eduardo Jardim

    gosto muito de ficar sabendo do universo do mario :D

    ResponderExcluir
  3. Mas um boa matéria, e eu q pensei q conhecia o doutor...

    ResponderExcluir
  4. Não sabia q ele tinha tantos inventos!!! Eu msm só conhecia os inventos q apareceram em Luigi's Mansion e Super Mario Sunshine!!!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google