Blast from the Past

Blast from the Past: Ice Climber (NES)

Originalmente lançado em 1984, Ice Climber traz as aventuras de Popo e Nana escalando 32 montanhas de gelo. O objetivo destes pequenos e... (por Fabiano Naspolini em 01/04/2010, via Nintendo Blast)

iceclimbercaixa Originalmente lançado em 1984, Ice Climber traz as aventuras de Popo e Nana escalando 32 montanhas de gelo. O objetivo destes pequenos esquimós é recuperar legumes roubados por um condor gigante. Eles terão que enfrentar barreiras, focas, pássaros dentre outros desafios que tentarão os impedir de atingir o seu objetivo. Será esta escalada emocionamente do NES que iremos desbravar e conhecer agora no Blast from the Past!

  • Escalando as montanhas de gelo

Ice Climber opening Ice Climber (JE)-6 Ice Climber (JE)-4

Ice Climber (JE)-1 Ice Climber é um jogo de plataforma com movimentos de tela verticais. O objetivo é chegar ao topo da montanha em cada nível, recolhendo os legumes e vencendo os inimigos e barreiras pelo caminho. Foi lançado pela Nintendo ao NES, porém esteve em outras plataformas da empresa como o Gameboy Advance. Atualmente se encontra no Virtual Console também.

O primeiro jogador tem como personagem Popo (esquimó azul) enquanto que o segundo controla Nana (esquimó rosa). No início do jogo, pode se escolher qual montanha deseja começar a escalada. São 32 montanhas disponíveis no jogo, cada uma delas com 8 andares e um nível extra de bônus.

Ice Climber (JE)-0 Neste nível extra, deve-se recolher os legumes (diferente em cada nível) e escalar até o topo da montanha em 40 segundos. Caso não consiga, fica sem pontos de bônus. Ao final do jogo, são somados todos os pontos obtidos. Isto se consegue completando bônus, matando inimigos, quebrando blocos de gelo e estalactites, além de coletar legumes.

A arma disponível para o esquimó é um martelo onde é possível atacar os inimigos, além de quebrar blocos de gelo. Pular em cima deles também está valendo.

  • Desafios e inimigos em cada andar

ice_climber1Gosto bastante do design dos níveis do jogo, pois a montagem das paredes sempre são diversificadas quanto à sua forma. Também possuem plataformas móveis, o que exige pulos precisos do jogador, além de algumas paredes que são inquebráveis. As estalactites também incomodam bastante, caso o esquimó seja atingido por uma delas.

Os inimigos tem funções importantes no game. O pássaro ataca enquanto a foca, além de ataque, traz cubos de gelo para tampar os buracos feitos pelos esquimós. Isto traz elementos dinâmicos que dificultam ainda mais a vida do jogador. Existem outros adversários e acho bem positivo trabalhar este tipo de dificuldade.

ice_multiplayer Ice Climber permite aos jogadores o modo multiplayer. Popo é o player 1 enquanto Nana é o player 2. Existem dois modos de jogo: corrida até o topo da montanha ou cooperativo nos níveis. Isto traz modos de jogo interessantes e que fogem do tradicional proposto ao single player. A corrida acho bem interessante. Remete bastante ao modo de duelos que tinha do Super Mario Bros.

Ice_Climbers Ice Climber é um jogo simples e que, ao longo dos níveis, traz novidades e desafios ainda maiores. O modo cooperativo é muito divertido, além dos bônus que permitem um desafio a mais ao jogador. Realmente não é por acaso que os dois personagens deste jogo se tornaram lutadores em Super Smash Bros. Conheçam a origem deles. Recomendo bastante!


Fabiano Naspolini de Oliveira possui formação em Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (UDESC), escritor, empresário e game designer da "Céu Games" ( http://www.ceugames.com ). Apaixonado por escrita e jogos eletrônicos desde novo, acompanha a indústria de games e tem como preferência a Nintendo. Jogou nos videogames NES, SNES, N64, Game Cube, Wii, Gameboy Color e Nintendo DS (atual que possui). Gosta muito de RPG, mas acompanha/joga outros gêneros também.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. gosto muito desse jogo. Acho que deviam fazer um remake dele pra DS ou Wii

    ResponderExcluir
  2. jogo simples mais viciante!:D

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google