Developers: Masahiro Sakurai

Quem que nunca jogou Super Smash Bros., ou até mesmo algum título da série Kirby, que atire a primeira bola de fogo. São duas franquias monu... (por Filipe Gatti em 26/06/2010, via Nintendo Blast)

Masahiro Sakurai 02Quem que nunca jogou Super Smash Bros., ou até mesmo algum título da série Kirby, que atire a primeira bola de fogo. São duas franquias monumentais da Nintendo, e na coluna Developers de hoje, falaremos sobre a mente criativa por trás delas.

Masahiro Sakurai nasceu em 1970, em Tóquio, e iniciou cedo na indústria dos games com a HAL Laboratory, onde aos 19 anos criou o personagem Kirby. Pouco tempo depois houve o lançamento do primeiro jogo com seu personagem, Kirby’s Dream Land. O desenvolvimento do seu primeiro Super Smash Bros. iniciou anos depois, em conjunto do atual presidente da Nintendo, Satoru Iwata. Lançado em 1999 para o N64, o jogo que originalmente teve o nome de Dragon King: The Fighting Game se tornou referência na vida de Sakurai.

Depois de muito tempo trabalhando no desenvolvimento de pelo menos nove títulos pela HAL, Sakurai se demitiu em Agosto de 2003, fazendo muitos acreditarem que suas duas séries de grande sucesso, Kirby e Super Smash Bros. não receberiam sequências.

Sua demissão foi consequência de uma insatisfação com a própria estrutura da desenvolvedora e, por incrível que pareça, por estar cansado de criar sequências para as duas franquias que criou. Não muito tempo depois, ainda no mesmo ano, Sakurai se juntou com Tetsuya Mizuguchi, criador de Rez, na Q Entertainment, onde criou o puzzle Meteos para o Nintendo DS.

Apesar da quebra de laços com a HAL, Sakurai trabalhou como diretor e game designer de Super Smash Bros. Brawl lançado em 2008, onde também participou fazendo a voz do personagem King Dedede.

Em Setembro de 2005, Sakurai fundou sua própria desenvolvedora chamada Sora, onde trabalha até hoje, que em conjunto com a Nintendo, revelaram na E3 2010 o desenvolvimento de Kid Icarus para o Nintendo 3DS.

Curiosidades

Masahiro Sakurai 01Apesar de ser reconhecido pelo lançamento de Kirby’s Dream Land, o primeiro jogo em que Sakurai trabalhou foi Arcana, um RPG de Super Nintendo no qual seu nome aparece durante os agradecimentos especiais.

O nome original de Kirby era PoPoPo, e a decisão sobre sua cor foi muito debatida. Contrariando a sugestão do próprio Shigeru Miyamoto, que disse que ele deveria ser amarelo, Sakurai decidiu que ele seria rosa. Devido a uma confusão na América do Norte sobre a decisão da cor, ele aparece na capa do jogo simplesmente como branco.

O nome de Sakurai também aparece nos créditos de Kirby 64 na parte como um dos dubladores de personagens.

Games em que Masahiro Sakurai trabalhou:

  • Arcana
  • Kirby’s Dream Land
  • Kirby’s Adventure
  • Kirby’s Pinball Land
  • Kirby’s Block Ball
  • Kirby Super Star
  • Super Smash Bros.
  • Super Smash Bros. Melee
  • Kirby: Nightmare in Dream Land
  • Kirby Air Ride
  • Kirby & The Amazing Mirror
  • Meteos
  • Meteos: Disney Magic
  • Kouchuu Ouja: MushiKing – Greatest Champion e no Michi
  • Super Smash Bros. Brawl
  • Kirby’s Epic Yarn
  • Kid Icarus Uprising

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Ainda bem que a cor do Kiby ficou rosa mesmo, pois uma bola amarela comedora de monstros seria muito parecida com o Pac-man!

    Agora mudandoum pouco de assunto...

    Sakurai é o kra!!!!^^ [2]

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google