Uma informação alarmante: a Computer Entertainment Supplier's Association (CESA), uma associação de comerciantes de games do Japão, acaba de divulgar o resultado de uma pesquisa que durou cinco anos e avaliou os 20 títulos de portáteis mais pirateados em sites na Internet. O ranking se baseou apenas nos jogos para DS e PSP e foram monitorados 114 portais de download.
Dissidia: Final Fantasy, de 2007, está no topo da lista, com 5.281.223 downloads ilegais. Entre os games para DS o mais pirateado seria Pokemon Platinum, com 2.071.006 downloads. A CESA calculou um total de 19.347.668 downloads entre essa lista de jogos mais pirateados, com um prejuízo total estimado em 941 milhões de dólares. A pesquisa da CESA ainda informa que os três países que mais adotaram essa prática foram os EUA, o Japão e a China.
Outro fato interessante é que os games mais baixados ilegalmente não condizem com aqueles mais vendidos nas lojas. A própria Nintendo adotou medidas para tentar reduzir a pirataria, como o programa Nintendo Anti-Piracy, que incentiva a denúncia contra o compartilhamento ilegal de produtos. A empresa também tem tido sucesso em ações judiciais contra os falsificadores. O fato é que, para que esse problema possa ser combatido com eficiência, ainda há muito o que se discutir entre produtoras, distribuidoras, comerciantes e consumidores.
via CVG