Spiegel Online: Analistas indicam que as vendas do Wii não são tão boas porque não reproduzem imagens em alta definição. Agora, os controles por movimentos, o que diferenciava o Wii em relação ao Playsation 3 e Xbox 360, estão presentes no PS Move e Kinect. Não está na hora de pensar em um sucessor para o Wii?
Miyamoto: Muitas pessoas ainda tem diversão com o Wii, ainda tem muitos jogos bons para ele (e para lançar). Mas nós sempre pensamos em um sucessor quando lançamos um console. Nós monitoramos de perto o mercado. Quando sentirmos que está na hora, iremos anunciar o novo console, e isso não será tão cedo.
Spiegel Online: Vai ser um 3D Wii?
Miyamoto: Eu não acho que o próximo passo será nosso. O Wii certamente é bem-sucedido, porque muitas pessoas não têm equipamentos de HDTV e podem apreciar o que o Wii oferece. No Nintendo 3DS é possível porque é um portátil e você não precisará de óculos para jogá-lo.
Spiegel Online: Mario apareceu há 30 anos, Link, Zelda "já são muito antigos e muitos jogos apresentados na E3 de Los Angeles são baseados em personagens antigos". Não está na hora de personagens novos?
Miyamoto: Nós estamos sempre pensando em novos personagens e nós já lançamos muito deles. Pikmin por exemplo, ou os Miis no Wii. Eles são baseados nos jogadores, mas são claramente identificáveis como personagens da Nintendo e os usamos em títulos como "Wii Party". Quanto ao Mario: Ele é tão grande porque ele é como uma tela em branco. Algumas pessoas o comparam com o Mickey Mouse, mas isso não combina. Mickey é um personagem totalmente definido, Mario não. Nós não sabemos o que ele (Mickey) gosta de comer, ou qual sua cor preferida. Para jogos ele (Mario) é ótimo, porque ele só pode fazer tudo. Nós o vamos manter, porque para fazer jogos com o Mario é ótimo.
Você pode conferir a entrevista completa com Shigeru Miyamoto clicando aqui.
Via GoNintendo