EA Sports: "O Wii tem sido uma decepção"

(por Eduardo Jardim em 14/09/2010, via Nintendo Blast)

Em entrevista ao site EuroGamer, o presidente da EA Sports, Peter Moore, não evitou dizer o quanto ficou desapontado com o baixíssimo sucesso comercial que Tiger Woods PGA Tour 11 para Nintendo Wii. Ao ser questionado sobre a satisfação com relação às vendas dos títulos anteriores da série, o executivo afirmou:
"Comercialmente, os números dizem por si mesmos. Não é onde nós gostaríamos de estar numa base anual. [As vendas] têm sido decepcionantes, em particular, no Wii. Não há do que se esconder, porque os resultados estão ali. O Wii tem sido uma decepção."
O comentário não foi lá muito justo. Sabemos que a Electronic Arts está especialmente empolgada com o novíssimo PlayStation Move, mas não justifica o fato de que mais de 10 milhões de seus jogos foram vendidos no Wii.

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.


  1. Jogo ruim é ruim, não tem jeito.

    ResponderExcluir
  2. Por que ele está decepcionado com o Wii? Que culpa ele tem?
    Ele não é só um aparelho eletrônico?

    Eu, pelo menos, não consigo ficar decepcionado com um ser sem vida.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que eles estão certos, em parte. As versões do Wii para as franquias mais famosas da EA são bem piores do que as dos concorrentes diretos, algumas chegam a ser sofríveis, como o FIFA World Cup 2010.

    ResponderExcluir
  4. Não sei, talvez o problema seja mesmo o Tiger Woods. Sabe como é, depois de todos os problemas dele e tal, talvez isso tenha negativado a aparência que ele tinha. O problema pode não ser somente no Wii, oras. Mas também, quem é que compra jogo de golf pra um console da última geração? Oras, EA, faça-me um favor!

    ResponderExcluir
  5. roger messias14/09/2010, 20:31

    eles melhorem as qualidades de seus jogos como a nintendo faz com as suas franquias.
    desculpa para incompetencia todo mundo tem.

    ResponderExcluir
  6. Pq fez para o console intão...

    ResponderExcluir
  7. Usuários Nintendo: "EA Sports são uma decepção ! 15 anos das mesmas franquias, todo santo ano, sem P$#%^@ nenhuma de inovação"

    ResponderExcluir
  8. Talvez se ela saísse da mesmisse a coisa fosse diferente né??? Até porque, se for pra jogar golf no videogame, eu prefiro Mario Golf!!!

    ResponderExcluir
  9. eu acho q o grande problema do wii é o nivel da pirataria, que é muito maior que os dos seus concorrentes

    ResponderExcluir
  10. [eu acho q o grande problema do wii é o nivel da pirataria, que é muito maior que os dos seus concorrentes]...

    Acho que seu comentário não está muito correto amigo. O título de "Console de sétima geração com maior número de usuários de jogos alternativos" é do console da Microsoft o "Xbox360". Até fora do brasil ele é bem desbloqueado.

    ResponderExcluir
  11. Reclamando a toa esse peter mala.
    As vendas do mesmo jogo nos outros aparelhos "hardcores", não foram lá tão melhores que no Wii.
    Wii = 90 mil
    360= 230 mil
    Ps3 = 220 mil
    (os numeros são aproximados)

    Venderam mais, mas ainda assim estão longe de serem um sucesso.
    Agora...senta a lenha nos outros consoles também titio moore.

    ResponderExcluir
  12. ESSE CARA VAI SOFRER COM OS NOVOS CONTROLES DA CONCORRENCIA!!!

    ResponderExcluir
  13. huph...TAMBÉM LANCAR O MESMO JOGO TODO SANTO ANO NÃO HÁ CONSOLE QUE VENDE

    ResponderExcluir
  14. @Emissario
    o segundo menor número, que é o de PS3, vendeu no mínimo 100% mais do que a versão do Wii, isso significa o dobro dos lucros. Dobro de um valor financeiro é bastante coisa.

    A EA tem direito de estar decepcionado com o console sim, eles fazem sempre os mesmos jogos? Talvez, mas os "mesmos jogos" vendem para outras plataformas, mas única e exclusivamente porque tais jogos são "desenhados" (leia-se design) para estas plataformas, e não para o Wii, que geralmente recebe versões inferiores.
    Inferiores devido a limitação técnica que o Wii possui.
    A decepção da EA é plausível e aceitável, mas eles não podem CULPAR o Wii. Porque se eles já soubessem que seria um fracasso de vendas, eles nem fariam a versão do jogo.
    O problema na verdade é da EA, por ter feito pesquisas e análises furadas o suficiente para achar que seus jogos seriam bem vendidos na plataforma da Nintendo.

    Decepção? Tudo bem, eles esperavam vender mais. Mas a culpa é toda deles de não terem previsto isso.

    É isso.

    ResponderExcluir
  15. absurda essa declaração, pois se essa pessoa considerar as vendas das versões 10 e 09 verá que o Wii foi o grande responsável pelo sucesso do jogo, mas daí nessa época ninguém vem comentar o quanto ficaram decepcionados com os outros consoles. Mas jogo meu golf com Wii sports que além de não decepcionar, diverte muito mais usando os Miis!

    ResponderExcluir
  16. todos sabem que o Wii deixa a desejar na parte gráfica mais não podemos colocar a culpa na capacidade do console mais sim na mesmice deste jogo que por sinal é um lixo.....
    este é um dos piores jogos já lançados nos últimos tempos.

    ResponderExcluir
  17. @Entusiasta: Com certeza, venderam o dobro (ou como eu havia dito venderam mais que o wii). Mas ainda assim podem ambos serem considerados decepcões, pois 200 ou mesmo 300 mil unidades de um jogo famoso como Tiger Woods é sinonimo de Fracasso na certa.

    Mas o sujeito não perdeu tempo em criticar duramente o Wii, sem sequer mencionar que os outros foram igualmente fracos em vendas.
    Agora, Golf não é futebol. Futebol a cada ano sai a mesma merda de jogo, mas continua vendendo rios. Golf não tem esse "publico" todo, e do 11 para o 10 não mudou muita coisa que fizesse valer a pena gastar mais 49 doletas no Game. E ainda tem a imagem queimada do Tiger Woods, que com certeza deve ter espantado alguns compradores (tanto é verdade, que a propria EA sabia disso,pois fez questão de, pela primeira vez na vida, colocar outro golfista junto com Tiger Woods na capa do jogo).

    ResponderExcluir
  18. foda-se!odeio golfe!quero other m e ponto final!
    \o/
    os usarios de wii não querem esse tipo de jogo!não queremos golfe e sim games que abusem da criatividade dos desnvolvedores!o novo zelda,other m,muramasa,guilty gear,smah bros.,mario galaxy...no more heroes...enfim,a lista é maior...isso que não entrei nos games de ds que são inumeros!
    peter moore sempre foi chato!ele que se dane!

    ResponderExcluir
  19. eu acho q algumas empresas relaxam quando fazem os jogos do wii e se esforça pra fazer um jogo bem melhor pra xbox e ps3 oq leva a pensar q o wii é um lixo


    um exemplo :alone in the dark tem muita muita diferencia coisas q nem ñ mostra os ferimentos do cara no wii e falam q por causa do console são um bando de filhos das *****

    ResponderExcluir
  20. EA Sports nunca fez nada que prestasse.

    ResponderExcluir
  21. A unica coisa que presta na EA é futebol,que no wii é uma bosta
    Esse cara reclama do console send que os jogos deles sao uma porcaria pra wii

    ResponderExcluir
  22. Decepcionada com o Wii? Por que eles não se empenham em fazer jogos melhores ao invés de falar de um console ou outro. Só falta eles fazerem versões melhores pro IMITATION MUVI e ficarem falando "mais uma vez estamos decepcionados com o Wii". Vai tomar banho cara!

    ResponderExcluir
  23. Calma povão!!
    Não descontem no jogo a vossas iras contra o Peter Moore.
    Tiger Woods é jogão. Um dos jogos de esportes mais completos a sair no wii.
    Desafidor, muito bem feito, excelente uso do WM-plus, boa conexão on-line e principalmente divertidissimo de jogar com os amigos.

    ResponderExcluir
  24. Não é o que as vendas dizem...

    ResponderExcluir
  25. "Não é o que as vendas dizem..."

    Nunca julgue a qualidade de um jogo, pelas vendas do mesmo.

    ResponderExcluir
  26. Eu acho golf um esport muito chatooo!!! Eu acho q é por isso q nao vende.

    ResponderExcluir
  27. Realmente a jogabilidade desse do Tiger Woods é muito ruim. Peguei ele pq é dos poucos jogos que utilizam o Wii Motion Plus...

    ResponderExcluir
  28. Um dos únicos jogos da EA que prestam no Wii é o Gran Slam Tennis, e ele vendeu quase 1 milhão de cópias. Lançam qualquer porcaria e ainda querem reclamar de vendas... Aquele Need for Speed Nitro por exemplo, é ridículo...

    ResponderExcluir
  29. O cara não tem nada pra fazer e fica criticando o wii...
    manda ele fazer o jogo pro copystation ¬¬

    ResponderExcluir
  30. Nao entendo muito de programaçao, mas é engraçado os jogos da propria Nintendo abusam de graficos ricos em detalhes e jogos de beleza insuperavel.
    Seria mesmo problema de hardware fraco ou de má vontade destes gringos porcos que buscam um custo barato em versões mediucres de seus jogos de "linha de produção".

    Diogo Marchioro - Caxias do Sul RS

    ResponderExcluir
  31. Ou a culpa é do Wii ou a culpa é da EA. Falta saber quem tem culpa disso. E não vai falar que é a EA só porque você é Nintendista.

    ResponderExcluir
  32. concordo com o Diogo Marchioro.

    A gente pega um jogo como Mário, Zelda ou Metroid e os gráficos são simples porém com uma riqueza impressionante e muito muito caprichados. A jogabilidade é pra fazer qq um não conseguir largar os controles.
    Por isso, acho que o problema não está no Wii mas sim que as desenvolvedoras não estãos sabendo lidar com ele da maneira que a Nintendo consegue.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google